Projetos › 5ª a 8ª série
 
» Jornal
» Ecossistemas
» Alimentação
» Emprego e desemprego
» Olimpíadas de informática
» Anos 60

• Avaliação
• Produções
• Material de apoio

 

 

 

Projeto  "Olimpíadas de Informática"
Ensino Fundamental – 5ª a 8ª série

Duração:

01 aula (mais o tempo de preparação das atividades, cerca de uma semana).

Softwares:

Diversos (Microsoft Word, Excel e PowerPoint, enciclopédias eletrônicas, Internet etc.).

Recursos e softwares de apoio:

Prêmios para as equipes, conseguidos através de patrocínio.

Atividades de impressão:

Imprimimos cartazes das olimpíadas, bem como as fichas de inscrição das equipes.


Objetivos:

  • Estimular o trabalho de modo multidisciplinar na escola, através da Informática.

Descrição do projeto:

Fizemos uma Olimpíada de Informática entre os estudantes de 5ª a 8ª série, com atividades envolvendo todas as disciplinas. As competições aconteceram na semana da criança, em outubro, durante o período normal de aula, já que nessa época muitos estudantes viajam e as aulas ficam prejudicadas.
Formamos equipes mistas, com participantes da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries. A participação nas olimpíadas era facultativa e providenciamos uma ficha de inscrição para que os próprios estudantes se organizassem e inscrevessem as equipes. Essa ficha está disponível para download na seção 'Material de Apoio'.
As atividades das olimpíadas foram elaboradas pelos professores das disciplinas, com o auxílio do professor de Informática, que verificava a possibilidade técnica da execução da atividade. Para que os professores aderissem às olimpíadas, providenciamos um plano de atividade, que foi entregue antecipadamente para os professores, os quais tinham de entregá-lo em tempo hábil para a preparação das atividades no computador, pelo professor de Informática.
A adesão foi muito grande. Houve atividades de quase todas as áreas:

  • Ciências: produzir slides com esquema de cadeia e teia alimentar; produzir um cartaz multimídia sobre um grande cientista (utilizando enciclopédias eletrônicas e a Internet, para colher os dados e fotos);
  • Matemática: desafios matemáticos (problemas instigantes e jogos matemáticos);
  • Língua Portuguesa: análise e produção de propagandas; adivinhas;
  • Inglês: tradução de história contada em CD-ROM.

O professor de Informática encarregou-se da criação das atividades no micro e organizou os ambintes das competições. Assim, foram dispostos vários microcomputadores no laboratório de informática, no anfiteatro do colégio e em algumas salas. Cada ambiente apresentava diferentes atividades, com graus de dificuldade variáveis.
Antes de iniciarmos as competições, reunimos todas as equipe e orientaremos todos os estudantes sobre as regras, as atividades e o material que seria utilizado. Nesse momento solicitamos a participação de todos os professores, para auxiliar na organização.
Iniciadas as atividades, os estudantes tinham um tempo pré-estabelecido pela "organização da olimpíada" para terminar a atividade proposta.
Ao final de todas as atividades, computamos os pontos das equipes. Os professores das disciplinas avaliavam as atividades, verificando sua conclusão ou não.
Providenciamos prêmios simbólicos para as equipes, com o patrocínio de algumas casas comerciais, cujas propagandas foram expostas nos ambientes das competições.

Topo
Avaliação

A avaliação constitui-se de uma "roda da conversa" com todos os estudantes, ao final das atividades, quando todos puderam dar o parecer sobre as atividades. Além disso, os professores das disciplinas também comentaram a atuação das equipes.

 

Topo

Produções

  • Exemplo de um desafio matemático:
  • Exemplo de uma atividade de Ciências:
 

 

Topo

Material de apoio

 

Google
Web www.miniweb.com.br