Duração:
01
aula (mais o tempo de preparação das atividades, cerca
de uma semana).
Softwares:
Diversos
(Microsoft Word, Excel e PowerPoint, enciclopédias eletrônicas,
Internet etc.).
Recursos
e softwares de apoio:
Prêmios
para as equipes, conseguidos através de patrocínio.
Atividades
de impressão:
Imprimimos
cartazes das olimpíadas, bem como as fichas de inscrição
das equipes.
Objetivos:
- Estimular
o trabalho de modo multidisciplinar na escola, através
da Informática.
Descrição
do projeto:
Fizemos uma Olimpíada de Informática entre os estudantes
de 5ª a 8ª série, com atividades envolvendo todas
as disciplinas. As competições aconteceram na semana
da criança, em outubro, durante o período normal de
aula, já que nessa época muitos estudantes viajam
e as aulas ficam prejudicadas.
Formamos equipes mistas, com participantes da 5ª, 6ª,
7ª e 8ª séries. A participação nas
olimpíadas era facultativa e providenciamos uma ficha de
inscrição para que os próprios estudantes se
organizassem e inscrevessem as equipes. Essa ficha está disponível
para download na seção 'Material de Apoio'.
As atividades das olimpíadas foram elaboradas pelos professores
das disciplinas, com o auxílio do professor de Informática,
que verificava a possibilidade técnica da execução
da atividade. Para que os professores aderissem às olimpíadas,
providenciamos um plano de atividade, que foi entregue antecipadamente
para os professores, os quais tinham de entregá-lo em tempo
hábil para a preparação das atividades no computador,
pelo professor de Informática.
A adesão foi muito grande. Houve atividades de quase todas
as áreas:
-
Ciências: produzir slides com esquema de cadeia e teia alimentar;
produzir um cartaz multimídia sobre um grande cientista
(utilizando enciclopédias eletrônicas e a Internet,
para colher os dados e fotos);
- Matemática:
desafios matemáticos (problemas instigantes e jogos matemáticos);
- Língua
Portuguesa: análise e produção de propagandas;
adivinhas;
- Inglês:
tradução de história contada em CD-ROM.
O
professor de Informática encarregou-se da criação
das atividades no micro e organizou os ambintes das competições.
Assim, foram dispostos vários microcomputadores no laboratório
de informática, no anfiteatro do colégio e em algumas
salas. Cada ambiente apresentava diferentes atividades, com graus
de dificuldade variáveis.
Antes de iniciarmos as competições, reunimos todas
as equipe e orientaremos todos os estudantes sobre as regras, as
atividades e o material que seria utilizado. Nesse momento solicitamos
a participação de todos os professores, para auxiliar
na organização.
Iniciadas as atividades, os estudantes tinham um tempo pré-estabelecido
pela "organização da olimpíada" para
terminar a atividade proposta.
Ao final de todas as atividades, computamos os pontos das equipes.
Os professores das disciplinas avaliavam as atividades, verificando
sua conclusão ou não.
Providenciamos prêmios simbólicos para as equipes,
com o patrocínio de algumas casas comerciais, cujas propagandas
foram expostas nos ambientes das competições.
|