Projetos › 5ª a 8ª série

 

Projeto  "Alimentação"
Ensino Fundamental – 7ª série

Duração:

09 aulas.

Softwares:

Microsoft PowerPoint 97.

Recursos e softwares de apoio:

Scanner, para digitalizar as fotos dos estudantes.

Atividades de impressão:

Foram impressos os gráficos de alimentação dos alunos, totalizando 50 cópias.


Objetivos:

  • Trabalhar com tabelas e gráficos, analisando-os e discutindo seus tipos e funções.
  • Fazer com que o estudante reflita sobre a própria alimentação, considerando suas funções biológicas, sua relação com o metabolismo do corpo e o aspecto sócio-econômico que está vinculado a uma alimentação "balanceada".

Descrição do projeto:

Através de um trabalho interdisciplinar entre Ciências, Matemática e Informática nossos estudantes pesquisaram e analisaram sua própria alimentação, através de gráficos. Decidimos realizar o trabalho no software Microsoft PowerPoint 97, produzindo apresentações que, depois, seriam mostradas às classes e aos pais.
Como os estudantes já conheciam o software, o professor apenas recordou alguns comandos e ensinou como inserir gráficos no programa.
Os estudantes, em grupos, receberam uma descrição do projeto e controlaram por uma semana os alimentos que ingeriram, anotando as porções nas tabelas anexas à descrição. Os dados foram passados para o PowerPoint, onde cada estudante preparou uma tela contendo seu nome, foto e o gráfico (gerado a partir dos dados coletados).
Assim que todos os componentes do grupos terminaram seus gráficos, calculamos a média de cada grupo e os estudantes criaram uma tela contendo o respectivo gráfico. Assim também aconteceu para a média da classe.
Enquanto os gráficos eram produzidos no computador, a professora de Ciências orientava os alunos em sala de aula e o professor de Matemática trabalhava a criação e a interpretação de gráficos, explicando os diversos tipos de gráficos existentes e suas aplicações. Os estudantes fizeram diversos gráficos manuais, usando papel milimetrado; dessa forma, ao criarem seus gráficos no computador eles já tinham os conceitos fixados.
O professor de Informática entrou em contato com duas escolas estaduais, tentando trabalhar em conjunto com os professores da rede pública, oferecendo todo o material do projeto e disponibilizando o laboratório de Informática do colégio para que os alunos dessas escolas criassem seus gráficos. A intenção era mostrar aos alunos das escolas que a questão da alimentação "balanceada", "saudável" tem também um viés econômico. Não era intenção discriminar uma ou outra "classe social" (já que as escolas contatadas provinham de bairros mais pobres da cidade), mas sim, conscientizar os estudantes sobre a questão social que permeia todas as nossas ações, mesmo aquelas consideradas mais de ordem "biológica". Infelizmente, após contato inicial com sucesso, as escolas desistiram de abarcar o projeto, alegando falta de tempo e desinteresse por parte dos alunos...
Acabamos também não mostrando os gráficos aos pais, "exigência" dos alunos, que foram unânimes em não querer tal apresentação. Os gráficos foram impressos e colocados nas pastas de avaliação dos alunos, de forma a que o pai tomasse conhecimento da pesquisa sobre a alimentação de seu filho. Na reunião de pais, o professor explanou aos pais as diversas etapas do projeto, mostrando ao final os gráficos das médias das classes, analisando-os em conjunto com os pais presentes.
Como avaliação do projeto o professor considerou os gráficos gerados e aplicou uma avaliação, em que os estudantes tiveram de gerar gráficos extraindo dados a partir de uma reportagem sobre a proliferação da AIDS entre os adolescentes (aproveitando-se do fato de que, nessa época, a professora de Ciências estava trabalhando a sexualidade com os estudantes).

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Avaliação
  • Avaliação do projeto:

PROJETO "ALIMENTAÇÃO"

OBJETIVOS

  • Controlar a própria alimentação, anotando os tipos de alimentos ingeridos durante uma semana, conforme tabelas anexas à descrição do projeto, que cada estudante recebeu.
  • A partir dos dados coletados, gerar gráficos da alimentação de cada estudante, da média do grupo e da média da classe. Os gráficos deverão ser gerados no programa Microsoft PowerPoint 97, aprendido durante as aulas de informática, para que sejam apresentados posteriormente a toda a classe, utilizando o DataShow.
  • Através dos gráficos gerados, refletir sobre a própria alimentação, tendo como parâmetros a alimentação dos outros colegas, do grupo e da classe.
  • Perceber como os vários tipos de nutrientes envolvidos na alimentação atuam nas funções metabólicas do organismo e identificar os problemas de saúde mais comuns que podem ter origem na alimentação.
  • Gerar e interpretar os vários tipos de gráficos, adequando-os a cada situação específica.
  • Trabalhar em equipe, de forma que todos participem ativamente dos trabalhos propostos.
  • Avaliação técnica:

AVALIAÇÃO - INFORMÁTICA

NOME:
Nº:
SÉRIE
DATA:
PROF.:
CONCEITO:

OBJETIVOS

  • Avaliar conceitos e ferramentas sobre o software Microsoft Excel 97, aprendido durante as aulas de Informática do Projeto Alimentação.
  • Criação de tabelas.
  • Geração de gráficos.
  • Reconhecer a importância dos gráficos na análise e interpretação de dados.

Leia com atenção o texto abaixo:
"AIDS ENTRE ADOLESCENTES PREOCUPA GOVERNO
A disseminação da AIDS no país avança entre as mulheres, em especial as adolescentes. Se, no início dos anos 80, a proporção de mulheres infectadas era de 1 para cada 40 homens, em quinze meses findos em maio chegou de 1 para cada 2 homens. Na faixa dos 15 a 19 anos, porém, no mesmo período, o número de novos casos entre homens e mulheres já é equivalente. (...)
Desde 1980, foram notificados 135, 2 mil casos, sendo 29,7 mil deles (22%) relativos à mulheres. De março de 1997 a maio, o número total no período ficou em 6.814, embora um quarto disso corresponda a notificações tardias, ou seja, casos identificados em anos anteriores que só agora chegaram ao conhecimento do ministério.
A transmissão do HIV por via sexual é responsável por quase metade das contaminações (49,6%). As relações heterossexuais respondem por 60% dos casos.(...)
O boletim relacionou a incidência de contaminação à escolaridade na população acima de 13 anos: 61% (57,7 mil) do total de portadores do HIV cursaram só o ensino fundamental, enquanto 13% (12,4 mil) passaram pela universidade. A interiorização da epidemia também foi verificada. De 1980 a 1986, 78% dos casos concentravam-se em cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Após 1992, essa proporção caiu para 52%.."
(O Estado de S. Paulo, 17/08/98)

1. Com base no texto acima, gere dois gráficos, usando o Microsoft Excel 97:
a) Um gráfico comparativo dos casos de AIDS em cidades com mais de 1 milhão de habitantes nos dois períodos citados (use o tipo de gráfico adequado).
b) Um gráfico de setor ("pizza") sobre o nível de escolaridade na população contaminada pela AIDS acima de 13 anos. Não se esqueça dos títulos, rótulos e legendas se necessário. Faça um gráfico simples, de fácil visualização e entendimento.
c) Salve o arquivo na pasta da série, com o nome de "Gráficos - AIDS".
d) Configure a impressão para rápida de baixa qualidade e imprima seu gráfico, colando-o no verso desta folha de avaliação.

 

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