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Projeto "Alimentação"
Ensino Fundamental – 7ª série
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Duração:
09
aulas.
Softwares:
Microsoft
PowerPoint 97.
Recursos
e softwares de apoio:
Scanner,
para digitalizar as fotos dos estudantes.
Atividades
de impressão:
Foram
impressos os gráficos de alimentação dos alunos,
totalizando 50 cópias.
Objetivos:
- Trabalhar
com tabelas e gráficos, analisando-os e discutindo seus
tipos e funções.
- Fazer
com que o estudante reflita sobre a própria alimentação,
considerando suas funções biológicas, sua
relação com o metabolismo do corpo e o aspecto sócio-econômico
que está vinculado a uma alimentação "balanceada".
Descrição
do projeto:
Através
de um trabalho interdisciplinar entre Ciências, Matemática
e Informática nossos estudantes pesquisaram e analisaram
sua própria alimentação, através de
gráficos. Decidimos realizar o trabalho no software Microsoft
PowerPoint 97, produzindo apresentações que, depois,
seriam mostradas às classes e aos pais.
Como os estudantes já conheciam o software, o professor
apenas recordou alguns comandos e ensinou como inserir gráficos
no programa.
Os estudantes, em grupos, receberam uma descrição
do projeto e controlaram por uma semana os alimentos que ingeriram,
anotando as porções nas tabelas anexas à descrição.
Os dados foram passados para o PowerPoint, onde cada estudante preparou
uma tela contendo seu nome, foto e o gráfico (gerado a partir
dos dados coletados).
Assim que todos os componentes do grupos terminaram seus gráficos,
calculamos a média de cada grupo e os estudantes criaram
uma tela contendo o respectivo gráfico. Assim também
aconteceu para a média da classe.
Enquanto os gráficos eram produzidos no computador, a professora
de Ciências orientava os alunos em sala de aula e o professor
de Matemática trabalhava a criação e a interpretação
de gráficos, explicando os diversos tipos de gráficos
existentes e suas aplicações. Os estudantes fizeram
diversos gráficos manuais, usando papel milimetrado; dessa
forma, ao criarem seus gráficos no computador eles já
tinham os conceitos fixados.
O professor de Informática entrou em contato com duas escolas
estaduais, tentando trabalhar em conjunto com os professores da
rede pública, oferecendo todo o material do projeto e disponibilizando
o laboratório de Informática do colégio para
que os alunos dessas escolas criassem seus gráficos. A intenção
era mostrar aos alunos das escolas que a questão da alimentação
"balanceada", "saudável" tem também
um viés econômico. Não era intenção
discriminar uma ou outra "classe social" (já que
as escolas contatadas provinham de bairros mais pobres da cidade),
mas sim, conscientizar os estudantes sobre a questão social
que permeia todas as nossas ações, mesmo aquelas consideradas
mais de ordem "biológica". Infelizmente, após
contato inicial com sucesso, as escolas desistiram de abarcar o
projeto, alegando falta de tempo e desinteresse por parte dos alunos...
Acabamos também não mostrando os gráficos aos
pais, "exigência" dos alunos, que foram unânimes
em não querer tal apresentação. Os gráficos
foram impressos e colocados nas pastas de avaliação
dos alunos, de forma a que o pai tomasse conhecimento da pesquisa
sobre a alimentação de seu filho. Na reunião
de pais, o professor explanou aos pais as diversas etapas do projeto,
mostrando ao final os gráficos das médias das classes,
analisando-os em conjunto com os pais presentes.
Como avaliação do projeto o professor considerou
os gráficos gerados e aplicou uma avaliação,
em que os estudantes tiveram de gerar gráficos extraindo
dados a partir de uma reportagem sobre a proliferação
da AIDS entre os adolescentes (aproveitando-se do fato de que, nessa
época, a professora de Ciências estava trabalhando
a sexualidade com os estudantes).
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Avaliação
PROJETO
"ALIMENTAÇÃO"
OBJETIVOS
-
Controlar a própria alimentação, anotando
os tipos de alimentos ingeridos durante uma semana, conforme
tabelas anexas à descrição do projeto,
que cada estudante recebeu.
- A
partir dos dados coletados, gerar gráficos da alimentação
de cada estudante, da média do grupo e da média
da classe. Os gráficos deverão ser gerados
no programa Microsoft PowerPoint 97, aprendido durante as
aulas de informática, para que sejam apresentados
posteriormente a toda a classe, utilizando o DataShow.
- Através
dos gráficos gerados, refletir sobre a própria
alimentação, tendo como parâmetros a
alimentação dos outros colegas, do grupo e
da classe.
- Perceber
como os vários tipos de nutrientes envolvidos na
alimentação atuam nas funções
metabólicas do organismo e identificar os problemas
de saúde mais comuns que podem ter origem na alimentação.
- Gerar
e interpretar os vários tipos de gráficos,
adequando-os a cada situação específica.
- Trabalhar
em equipe, de forma que todos participem ativamente dos
trabalhos propostos.
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AVALIAÇÃO
- INFORMÁTICA
NOME:
Nº:
SÉRIE
DATA:
PROF.:
CONCEITO:
OBJETIVOS
- Avaliar
conceitos e ferramentas sobre o software Microsoft Excel
97, aprendido durante as aulas de Informática do
Projeto Alimentação.
-
Criação de tabelas.
- Geração
de gráficos.
- Reconhecer
a importância dos gráficos na análise
e interpretação de dados.
Leia
com atenção o texto abaixo:
"AIDS ENTRE ADOLESCENTES PREOCUPA GOVERNO
A disseminação da AIDS no país avança
entre as mulheres, em especial as adolescentes. Se, no início
dos anos 80, a proporção de mulheres infectadas
era de 1 para cada 40 homens, em quinze meses findos em
maio chegou de 1 para cada 2 homens. Na faixa dos 15 a 19
anos, porém, no mesmo período, o número
de novos casos entre homens e mulheres já é
equivalente. (...)
Desde 1980, foram notificados 135, 2 mil casos, sendo 29,7
mil deles (22%) relativos à mulheres. De março
de 1997 a maio, o número total no período
ficou em 6.814, embora um quarto disso corresponda a notificações
tardias, ou seja, casos identificados em anos anteriores
que só agora chegaram ao conhecimento do ministério.
A transmissão do HIV por via sexual é responsável
por quase metade das contaminações (49,6%).
As relações heterossexuais respondem por 60%
dos casos.(...)
O boletim relacionou a incidência de contaminação
à escolaridade na população acima de
13 anos: 61% (57,7 mil) do total de portadores do HIV cursaram
só o ensino fundamental, enquanto 13% (12,4 mil)
passaram pela universidade. A interiorização
da epidemia também foi verificada. De 1980 a 1986,
78% dos casos concentravam-se em cidades com mais de 1 milhão
de habitantes. Após 1992, essa proporção
caiu para 52%.."
(O Estado de S. Paulo, 17/08/98)
1.
Com base no texto acima, gere dois gráficos, usando
o Microsoft Excel 97:
a) Um gráfico comparativo dos casos de AIDS em cidades
com mais de 1 milhão de habitantes nos dois períodos
citados (use o tipo de gráfico adequado).
b) Um gráfico de setor ("pizza") sobre
o nível de escolaridade na população
contaminada pela AIDS acima de 13 anos. Não se esqueça
dos títulos, rótulos e legendas se necessário.
Faça um gráfico simples, de fácil visualização
e entendimento.
c) Salve o arquivo na pasta da série, com o nome
de "Gráficos - AIDS".
d) Configure a impressão para rápida de baixa
qualidade e imprima seu gráfico, colando-o no verso
desta folha de avaliação.
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