Duração:
08
aulas.
Softwares:
Microsoft
PowerPoint.
Recursos
e softwares de apoio:
Scanner,
Internet, CD's de música, enciclopédias eletrônicas.
Atividades
de impressão:
Não
houve impressões.
Objetivos:
- Estudar
os anos 60, no Brasil e no mundo, fazendo com que o jovem de hoje
tome contato com seu passado político, social e cultural.
- Produzir
apresentações multimídia sobre a época
estudada.
Descrição
do projeto:
Orientados
pelas professoras de Língua Portuguesa e de Inglês
e pelo professor de Informática, os estudantes prepararam
um espetáculo sobre os anos 60, apresentando números
teatrais, musicais e apresentações multimídia
em telão.
Através
do texto do espetáculo, redigido pela turma, nas aulas de
Língua Portuguesa, os estudantes se dividiram em grupos para
criarem as apresentações multimídia usando
o Microsoft PowerPoint, software já conhecido dos estudantes.
Cada grupo ficou incumbido de um tema:
- a
ditadura militar (panorama político do Brasil);
- os
Beatles;
- os
Rolling Stones;
- Jimmy
Hendrix;
- Festival
de Woodstock;
- Guerra
do Vietnã;
- os
hippies;
- as
copas do mundo;
- a
conquista da "Palma de Ouro" no festival de cinema de
Cannes - França;
- a
música popular brasileira.
Inicialmente,
os estudantes pesquisaram sobre o tema em CD-ROM's, livros, jornais,
revistas etc. Eles anotaram as informações relevantes
sobre o tema e o professor de Informáticadigitalizava as
imagens encontradas. As duplas, então, começaram a
criar as apresentações. Utilizamos também a
Internet para pesquisar sobre os temas; como só havia um
micro conectado à Internet, as duplas tinham de revezar na
pesquisa.
Devido
à dificuldade de se encontrar imagens/informações
sobre alguns temas nas fontes já pesquisadas e, sendo a Internet
um gigantesco banco de informações, agendamos uma
aula no Colégio Terras de Itu, que tinha um laboratório
com 20 micros ligados à rede mundial. Cada dupla levou um
disquete para salvar as informações/imagens encontradas.
Enquanto
as apresentações eram criadas, o professor de Informática
orientou as duplas quanto ao formato e ao conteúdo dos slides.
Além disso, foram relembrados alguns recursos do software:
inserir vídeos e sons, efeitos de animação
etc. Várias duplas utilizaram vídeos conseguidos em
enciclopédias eletrônicas e/ou gravaram músicas
de CD's (por exemplo, as duplas do tema "Beatles").
Os
resultados foram excelentes, com apresentações muito
atraentes e informativas. O professor de Informática uniu
os slides, selecionando alguns e descartando outros, de acordo com
o roteiro do espetáculo musico-teatral.
Fechamos
o projeto com a apresentação do espetáculo,
com direito à exposição de peças da
época (roupas, acessórios, discos, brinquedos) cedidos
pelos próprios pais, trilha sonora, vídeo sobre a
época (editado especialmente para o espetáculo) e,
ao final, ponche para todos.
|