Duração:
10
aulas.
Softwares:
Creative
Writer.
Recursos
e softwares de apoio:
Microsoft
Word 97, Microsoft Excel 97, CorelDRAW!, CorelPHOTO-PAINT, scanner.
Atividades de impressão:
Foram
impressas: as matérias do jornal, para revisões, num
total aproximado de 50 impressões; os formulários
de pesquisa e os gráficos sobre leitura de jornais.
Objetivos:
Descrição
do projeto:
A princípio,
a professora da série e o professor de informática
explanaram a idéia da montagem do jornal. Em seguida, os
alunos desenvolveram os nomes dos cadernos juntamente com o nome
do jornal em sala de aula, para que posteriormente escolhessem os
nomes definitivos - o título do jornal e dos cadernos.
Orientados pela professora, os estudantes em duplas criaram as matérias:
entrevistaram pessoas, pesquisaram assuntos, prepararam classificados,
tiraram fotos etc. Paralelamente, o professor de Informática
capacitou os alunos no software Creative Writer (um editor de texto
mais lúdico). Com a matéria preparada e já
verificada pela professora, eles digitaram os textos; o professor
de Informática digitalizou as fotos e orientou sobre alguns
objetos gráficos (como tabelas, bordas, fotos etc.).
Para viabilizar a impressão do jornal, preparamos um formulário
para os patrocinadores; os estudantes, por sua vez, buscaram as
propagandas nos diversos estabelecimentos comerciais da cidade.
As propagandas foram criadas pelo professor de Informática,
usando os softwares Corel DRAW! e PHOTO-PAINT.
A
professora da turma resolveu também fazer uma pesquisa com
os moradores do bairro da escola, para saber sobre o hábito
de leitura de jornais dessas pessoas. Os estudantes digitaram o
questionário, utilizando o Microsoft Word e, depois de efetuar
as entrevistas num passeio pelo bairro, tabularam as informações
e geraram gráficos no Microsoft Excel. Os resultados foram
discutidos pelos professores e estudantes.
Finalmente,
matérias prontas e novamente revisadas pelos professores,
o jornal foi diagramado e montamos um "boneco". O arquivo
do jornal foi enviado para a gráfica que faria a impressão.
No dia (ou melhor, na noite!) em que o jornal foi impresso, fomos
até a gráfica e todos, alunos e professores, pudemos
verificar in loco o processo de impressão, do fotolito à
distribuição.
Os jornais foram distribuídos para os alunos, pais, mães,
patrocinadores e deixados em estabelecimentos comerciais do bairro
e da cidade.
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