Projetos › 5ª a 8ª série
 
» Jornal
» Ecossistemas
» Alimentação
» Emprego e desemprego
» Olimpíadas de informática
» Anos 60

• Avaliação
• Produções
• Material de apoio

 

 

 

Projeto  "Jornal"
Ensino Fundamental – 5ª série

Duração:

10 aulas.

Softwares:

Creative Writer.

Recursos e softwares de apoio:

Microsoft Word 97, Microsoft Excel 97, CorelDRAW!, CorelPHOTO-PAINT, scanner.


Atividades de impressão:

Foram impressas: as matérias do jornal, para revisões, num total aproximado de 50 impressões; os formulários de pesquisa e os gráficos sobre leitura de jornais.

Objetivos:

  • Montar um jornal, trabalhando diversos conteúdos e privilegiando a produção de textos.

  • Desenvolvimento de trabalho em equipe, salientando a importância do trabalho coletivo.

Descrição do projeto:

A princípio, a professora da série e o professor de informática explanaram a idéia da montagem do jornal. Em seguida, os alunos desenvolveram os nomes dos cadernos juntamente com o nome do jornal em sala de aula, para que posteriormente escolhessem os nomes definitivos - o título do jornal e dos cadernos.
Orientados pela professora, os estudantes em duplas criaram as matérias: entrevistaram pessoas, pesquisaram assuntos, prepararam classificados, tiraram fotos etc. Paralelamente, o professor de Informática capacitou os alunos no software Creative Writer (um editor de texto mais lúdico). Com a matéria preparada e já verificada pela professora, eles digitaram os textos; o professor de Informática digitalizou as fotos e orientou sobre alguns objetos gráficos (como tabelas, bordas, fotos etc.).

Para viabilizar a impressão do jornal, preparamos um formulário para os patrocinadores; os estudantes, por sua vez, buscaram as propagandas nos diversos estabelecimentos comerciais da cidade. As propagandas foram criadas pelo professor de Informática, usando os softwares Corel DRAW! e PHOTO-PAINT.
A professora da turma resolveu também fazer uma pesquisa com os moradores do bairro da escola, para saber sobre o hábito de leitura de jornais dessas pessoas. Os estudantes digitaram o questionário, utilizando o Microsoft Word e, depois de efetuar as entrevistas num passeio pelo bairro, tabularam as informações e geraram gráficos no Microsoft Excel. Os resultados foram discutidos pelos professores e estudantes.
Finalmente, matérias prontas e novamente revisadas pelos professores, o jornal foi diagramado e montamos um "boneco". O arquivo do jornal foi enviado para a gráfica que faria a impressão. No dia (ou melhor, na noite!) em que o jornal foi impresso, fomos até a gráfica e todos, alunos e professores, pudemos verificar in loco o processo de impressão, do fotolito à distribuição.
Os jornais foram distribuídos para os alunos, pais, mães, patrocinadores e deixados em estabelecimentos comerciais do bairro e da cidade.

Topo

Avaliação

A avaliação ocorreu durante todo o projeto: na escolha dos nomes dos cadernos e do jornal, durante a capacitação técnica nos softwares, na criação das matérias, na procura de patrocinadores. Os professores levaram em conta a participação de cada aluna ou aluno na criação do jornal, incentivando-os, questionando-os e procurando ouvir as opiniões (avaliações) deles e delas.

Ao final do projeto, cada estudante recebeu um relatório com os objetivos, a descrição resumida do trabalho e o conceito atribuído à sua participação.

Topo

Produções

  • Fotos da impressão do jornal.

 

Topo

Material de apoio

  • Ficha de pesquisa - leitura de jornais:

Nome: ______________________________________________

Idade: ___________________

PESQUISA - LEITURA DE JORNAIS

1. Você lê jornais?

( ) Sim
( ) Não

2. Com que freqüência você lê jornais?

( ) Sempre
( ) Às vezes
( ) Nunca

3. Você assina ou compra algum jornal?

( ) Sim
( ) Não

4. Qual (is) jornal (is)?

( ) Estado de São Paulo
( ) Folha de São Paulo
( ) Notícias Populares
( ) Periscópio
( ) Taperá
( ) República
( ) Outros


5. Você consegue encontrar facilmente todas as informações desejadas no jornal?

( ) Sempre
( ) Às vezes
( ) Não consigo encontrar

6. Qual (is) caderno(s) você costuma ler nos jornais?

( ) Esportes
( ) Cidade
( ) Geral
( ) Entretenimento
( ) Classificados
( ) Autos
( ) Página Policial
( ) Outros

 

 

Google
Web www.miniweb.com.br