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Projeto  "Fichário Virtual dos Ecossistemas Brasileiros"
Ensino Fundamental – 6ª série

Duração:

14 aulas.

Softwares:

NeoBook for Windows.

Recursos e softwares de apoio:

Enciclopédias eletrônicas, Internet, scanner, data show.

Atividades de impressão:

Foram impressas as fichas de pesquisa e o rascunho do fichário, num total de 30 cópias.

Objetivos:

  • Estudar os ecossistemas brasileiros, de forma que o aluno construa seu próprio conhecimento, integrado com a realidade.
  • Promover o trabalho em equipe e a interação entre os alunos.
  • Sensibilizar e conscientizar o aluno sobre a responsabilidade do homem no rompimento do equilíbrio ecológico.
  • Produzir uma publicação multimídia (um "Fichário Virtual"), usando um software de autoria.

Descrição do projeto:

Utilizamos as seguintes estratégias:
1. Capacitação no software NeoBook, que foi usado na criação do "fichário virtual".
2. Estudo dirigido do livro. Atlas dos Ecosistemas Brasileiros
3. Produção do fichário do ecossistema, auxiliado pelo professor de Ciências e pela professora de Geografia.
4. Pesquisa de Campo - Viagem para Santos
5. Criação do "fichário virtual" do ecossistema, baseado em um rascunho do fichário.
6. Gravação do Fichário Virtual em CD-ROM.
7. Lançamento do CD-ROM com a presença dos pais e demonstração no datashow.

Iniciamos o projeto com a discussão de seus objetivos e definindo o quê e como faríamos. A proposta foi a criação de um fichário virtual dos ecossistemas brasileiros, que poderia ser gravado em CD-ROM. Para a criação do fichário usamos o software de autoria NeoBook, que permite criar publicações diversas, com recursos de programação e de interface gráfica (botões, links, caixas de mensagem e de texto, janelas de imagens etc.).
Iniciamos o projeto com a capacitação no software NeoBook, através da explicação das ferramentas. Nesta capacitação, foram vistas as seguintes ferramentas e os seguintes recursos:
- configuração do book: título, autor, opções de apresentação;
- configuração da página (page): título, fundo;
- botões de comando (em que foram vistos diversos comandos, como janelas de mensagem, saída do programa, exibição de caixas de texto ou janelas de imagens etc.);
- inserção de imagens gravadas em disco e de textos (arquivos digitados no Bloco de Notas);
- formatação de textos;
- cores, linhas e preenchimentos.
Para explorar as ferramentas, os estudantes, em duplas, criaram uma publicação (um book) de exemplo sobre suas vidas, contendo 3 fichas (pages):
- Capa - com um título, ilustrações e dois botões de link para as outras fichas;
- Biografia - com uma pequena biografia e uma foto;
- Hobbies - com ilustrações e textos sobre os hobbies de cada um (esporte, lazer, leitura, TV etc.).
Esta publicação contou como instrumento de avaliação do 1º bimestre. Os estudantes receberam a folha de avaliação do projeto, onde constavam os objetivos a serem alcançados e o prazo de entrega dos trabalhos. Os objetivos foram comentados e o professor tirou as dúvidas que surgiram. Os estudantes estavam sendo avaliados continuamente, enquanto produziam o book, sob orientação do professor de informática, que anotava observações relevantes na Folha de Avaliação das duplas.
Após a capacitação no NeoBook, as professoras e o professor prepararam um estudo dirigido do livro didático, entregando a cada estudante um roteiro com questões a serem respondidas e discutidas. As professoras discutiram todos os ecossistemas e usaram a folha do estudo dirigido como instrumento de avaliação.
O próximo passo foi a definição dos grupos e respectivos temas (ecossistemas). Cada grupo teve de produzir, então, um rascunho do fichário virtual, auxiliado pelas professoras das disciplinas, contendo as seguintes fichas:
1ª ficha - Definição do ecossistema;
2ª ficha - Localização (mapa; o ecossistema no Brasil e no mundo);
3ª e 4ª fichas - Características do ecossistema (clima, temperatura, pH da água, salinidade, relevo, luminosidade etc.);
5ª ficha - Fatores bióticos - fauna e microorganismos;
6ª ficha - Fatores bióticos - flora;
7ª ficha - Principais ameaças e desequilíbrios do ecossistema;
8ª e 9ª fichas - Curiosidades;
10ª ficha - Mensagem do grupo pela preservação desse ecossistema.

Paralelamente, nas aulas de informática, os grupos pesquisaram sobre os ecossistemas através de Cd-ROM's e da Internet. O professor, inclusive, reservou uma aula apenas para orientá-los a pesquisar na rede mundial de computadores, indicando sites de busca e sites ligados à questão ambiental (ONG's, Ministério do Meio Ambiente, etc.).
Com o rascunho preparado, os grupos começaram a produzir o fichário virtual. O professor entregou a folha de descrição/avaliação do projeto, contendo diversas informações:
- objetivos e estratégia;
- roteiro do fichário, com informações sobre as fichas;
- divisão dos grupos/ecossistemas.
Os grupos também receberam um roteiro resumindo e relembbrando os principais comandos do NeoBook.
Continuando o Projeto, na preparação da pesquisa de campo da Viagem para Santos, consultaram endereços na Internet
A viagem a Santos desencadeou uma pesquisa de campo cujo objetivo era conhecer em loco um ecossistema. Os alunos participaram de uma trilha na Mata Atlântica, onde pudemos observar flora típica, as características morfoclimáticas assim como a biodversidade deste ecossistema que serviram posteriormente para um enriquecimento na elaboração do CD-ROM.
Além dos aspectos ambientais observados, os alunos conheceram a cidade de Santos fazendo um estudo dos aspectos históricos.
Finalizando o projeto, o professor de Informática reuniu os fichários virtuais produzidos pelos alunos, criando um programa no NeoBook. Foram incluídos alguns itens nos programa, além dos fichários: a descrição do projeto, as fotos da viagem a Santos e os créditos do programa.
O Fichário Virtual dos Ecossistemas Brasileiros foi gravado em CD-ROM e o professor de Informática criou uma capa especial com o logotipo do projeto. O lançamento do CD-ROM foi feito durante a reunião de pais do 3º bimestre, contando com a demonstração do programa projetado em telão com um datashow; os próprios alunos explicaram para os pais como os fichários foram organizados e como explorá-los. Ao final da demonstração, cada aluno recebeu seu CD-ROM, que pode ser instalado em qualquer computador.

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Avaliação

  • No início do projeto, entregamos aos estudantes a ficha de avaliação, que também serviu de roteiro para o trabalho:

AVALIAÇÃO - PROJETO ECOSSISTEMAS

NOME:
Nº:
SÉRIE:
DATA:
PROF.:


OBJETIVOS

  • Estudar os ecossistemas brasileiros, de forma que o aluno construa seu próprio conhecimento, integrado com a realidade.
  • Sensibilizar e conscientizar o aluno sobre a responsabilidade do homem no rompimento de equilíbrios ecológicos.
  • Promover o trabalho em equipe e a interação entre os alunos.
  • Produzir uma publicação multimídia (um "fichário virtual"), usando o software de autoria NeoBook, seguindo o conteúdo abaixo.

Grupos
1. Amazônia
2. Caatinga
3. Marinho
4. Mata atlântica
5. Mangue
6. Cerrado
7. Araucária
8. Pantanal
9. Água doce

Conteúdo do Fichário
1ª FICHA
Definição do ecossistema

2ª FICHA
Localização (mapa; o ecossistema no Brasil e no mundo)

3ª e 4ª FICHAS
Características do ecossistema (clima, temperatura, pH da água, salinidade, relevo, luminosidade etc.)

5ª FICHA
Fatores bióticos - fauna e microorganismos

6ª FICHA
Fatores bióticos - flora

7ª FICHA
Principais ameaças e desequilíbrios do ecossistema

8ª e 9ª FICHAS
Curiosidades

10ª FICHA
Mensagem do grupo pela preservação desse ecossistema

 

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Produções

  • Capa do CD:

 

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Material de apoio

  • Estudo dirigido do livro paradidático:

    ESTUDO DIRIGIDO - ECOSSISTEMAS

    LIVRO:


    1. Quais relações podem ser estabelecidas entre clima, relevo e solo, no que se refere aos ecossistemas brasileiros? Exemplifique.

    2. Quais são os nossos principais ecossistemas e como é:
    2.1. sua vegetação predominante;
    2.2. seu clima;
    2.3. seu relevo.

    3. O que você entende por cadeia alimentar? Como ela se relaciona com o ecossistema? Exemplifique.

    4. Faça um breve resumo dos seguintes ecossistemas, descrevendo como ele é e como está atualmente.
    4.1. Amazônia;
    4.2. Pantanal;
    4.3. Mata Atlântica;
    4.4. Mangues;
    4.5. Ecossistema de água doce;
    4.6. Caatinga;
    4.7. Cerrado;
    4.8. Ecossistema marinho.

    5. Quais povos podem ser denominados de povos da floresta? Exemplifique.

    6. Quais perigos o efeito estufa traz para o nosso meio ambiente?

    7. Quais são as principais áreas com concentração de minérios no Brasil? Quais minérios são mais encontrados?

    8. Identifique o principal objetivo da Projeto Carajás e quando entrou em vigor.

    9. O que podemos definir por impactos ambientais? Por quais impactos passaram os ecossistemas abaixo?
    9.1. Amazônia;
    9.2. Pantanal;
    9.3. Mata Atlântica;
    9.4. Mangues;
    9.5. Ecossistema de água doce;
    9.6. Caatinga;
    9.7. Cerrado;
    9.8. Ecossistema marinho.

    10. Em que a Transpantaneira pode alterar o meio ambiente pantaneiro?

    11. Explique o processo de exploração pelo qual passou a Mata Atlântica desde 1500 até os dias atuais.

    12. Como podemos descrever as comunidades da zona costeira?

    13. Com relação ao meio ambiente das grandes cidades, ressalte os principais problemas que decorrem da intensa urbanização.

  • Imagens utilizadas nos fichários:


 

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