Duração:
10
aulas.
Softwares:
Microsoft
Excel e Microsoft Word.
Recursos
e softwares de apoio:
Capas
de PVC e espirais para encadernação dos relatórios
e gráficos.
Atividades
de impressão:
Foram
impressos os gráficos da pesquisa, bem como o relatório.
Objetivos:
- Estudar
as condições socioeconômicas da região,
através de pesquisas e análise de dados e gráficos.
- Compreender
a realidade social que nos cerca, tentando intervir através
da produção de conhecimentos.
- Produzir
gráficos utilizando planilha eletrônica.
- Produção
de um relatório, contendo a análise dos resultados
obtidos nos gráficos.
Descrição
do projeto:
Sob orientação dos professores de História,
Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Informática,
os estudantes se dividiram em grupos e realizaram uma ampla pesquisa
sobre a situação trabalhista da população
da cidade.
Inicialmente,
os professores de História e Geografia orientaram a preparação
da pesquisa. Como organizar a pesquisa? Quais dados são relevantes?
Que perguntas fazer para obter tais dados? Como dividir a população
da pesquisa? Como essa divisão afeta o conteúdo da
pesquisa - por exemplo, que perguntas cabe fazer a cada grupo (empresários,
trabalhadores empregados, desempregados etc.). Paralelamente, o
panorama nacional do (des)emprego era discutido.
Ficou
assim dividida a população da pesquisa:
- trabalhadores
empregados;
- trabalhadores
desempregados;
- trabalhadores
autônomos;
- empresários.
Definidos
os grupos de pesquisa e suas respectivas perguntas, os estudantes
digitaram e imprimiram o formulário de pesquisa.
Com
a autorização da coordenação e dos pais,
professores e estudantes foram a campo realizar a pesquisa. Procuramos
refletir a situação dos trabalhadores da cidade e,
assim, definimos um número relevante de entrevistas (cerca
de 200 entrevistas por grupo, à exceção dos
empresários, cujo número foi bem menor).
O
professores de Matemática e de Informática entraram
na compilação dos dados. Os estudantes, utilizando
o Microsoft Excel, tabularam os dados. O professor de Matemática
orientou sobre os diferentes tipos de gráficos e suas aplicações.
Em nosso caso, optamos por gerar gráficos de setores com
porcentagens (tipo "pizza"). Em seguida, os estudantes
aprenderam a gerar gráficos, utilizando as ferramentas do
Excel.
Nas
aulas de Língua Portuguesa, os grupos preparam um relatório,
analisando a situação do trabalhador na cidade, a
partir dos resultados obtidos. Prontos os textos, os estudantes
foram ao laboratório de informática digitá-los
e formatá-los.
Encadernamos
os gráficos e o relatório impressos, produzindo um
documento que foi apresentado à escola, aos pais e que foi
entregue à Associação Comercial do município.
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