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Projeto  "Emprego e desemprego"
Ensino Fundamental – 8ª série

Duração:

10 aulas.

Softwares:

Microsoft Excel e Microsoft Word.

Recursos e softwares de apoio:

Capas de PVC e espirais para encadernação dos relatórios e gráficos.

Atividades de impressão:

Foram impressos os gráficos da pesquisa, bem como o relatório.


Objetivos:

  • Estudar as condições socioeconômicas da região, através de pesquisas e análise de dados e gráficos.
  • Compreender a realidade social que nos cerca, tentando intervir através da produção de conhecimentos.
  • Produzir gráficos utilizando planilha eletrônica.
  • Produção de um relatório, contendo a análise dos resultados obtidos nos gráficos.

Descrição do projeto:

Sob orientação dos professores de História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Informática, os estudantes se dividiram em grupos e realizaram uma ampla pesquisa sobre a situação trabalhista da população da cidade.

Inicialmente, os professores de História e Geografia orientaram a preparação da pesquisa. Como organizar a pesquisa? Quais dados são relevantes? Que perguntas fazer para obter tais dados? Como dividir a população da pesquisa? Como essa divisão afeta o conteúdo da pesquisa - por exemplo, que perguntas cabe fazer a cada grupo (empresários, trabalhadores empregados, desempregados etc.). Paralelamente, o panorama nacional do (des)emprego era discutido.

Ficou assim dividida a população da pesquisa:

  • trabalhadores empregados;
  • trabalhadores desempregados;
  • trabalhadores autônomos;
  • empresários.

Definidos os grupos de pesquisa e suas respectivas perguntas, os estudantes digitaram e imprimiram o formulário de pesquisa.

Com a autorização da coordenação e dos pais, professores e estudantes foram a campo realizar a pesquisa. Procuramos refletir a situação dos trabalhadores da cidade e, assim, definimos um número relevante de entrevistas (cerca de 200 entrevistas por grupo, à exceção dos empresários, cujo número foi bem menor).

O professores de Matemática e de Informática entraram na compilação dos dados. Os estudantes, utilizando o Microsoft Excel, tabularam os dados. O professor de Matemática orientou sobre os diferentes tipos de gráficos e suas aplicações. Em nosso caso, optamos por gerar gráficos de setores com porcentagens (tipo "pizza"). Em seguida, os estudantes aprenderam a gerar gráficos, utilizando as ferramentas do Excel.

Nas aulas de Língua Portuguesa, os grupos preparam um relatório, analisando a situação do trabalhador na cidade, a partir dos resultados obtidos. Prontos os textos, os estudantes foram ao laboratório de informática digitá-los e formatá-los.

Encadernamos os gráficos e o relatório impressos, produzindo um documento que foi apresentado à escola, aos pais e que foi entregue à Associação Comercial do município.

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Avaliação

A avaliação privilegiou todas as atividades do projeto. Assim, os gráficos e o relatório não foram tomados como únicos instrumentos de avaliação.

Cada grupo foi avaliado pelo conjunto de atividades desenvolvidas, desde a participação na elaboração da pesquisa até a preparação do produto final (os gráficos e relatórios).

Além dessa avaliação global do projeto, cada professor preparou avaliações em sua disciplina específica.

 

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Produções

  • Exemplo dos gráficos produzidos:
TRABALHADORES DESEMPREGADOS

 

TRABALHADORES EMPREGADOS

 

EMPRESÁRIOS

 

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