Aprender
a sintetizar a Informação
"A verdadeira sabedoria consiste
em saber o que se sabe e o que se sabe é saber que
não se sabe o que se sabe". (Anônimo)
1.
Aprender a sintetizar a Informação
A síntese de texto é um tipo
especial de composição que consiste em reproduzir,
em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente.
Desse modo, só devem ser aproveitadas as idéias
essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.
Repetindo: A síntese é o que realizamos posteriormente
à leitura e sublinhado com o propósito de
destacar e apresentar as idéias principais do texto
de forma estruturada e organizada. Qualquer das formas possiveis
para sintetizar a informação (esquema, resumo,
mapa conceitual...) devem possibilitar-nos a simplificar,
entender e recordar o conteúdo de um texto. A representação
de um texto é uma atividade intelectual complexa
que implica uma boa compreessão entre o pensamento
e a estrutura da informação contida nesse
texto. As técnicas de síntese nos permitem
elaborar de novo a informação, que previamente
tivermos lido e analisado, de forma estruturada e significativa.
A competência APRENDER A SINTETIZAR se divide em 2
subcompetências:
1. APRENDER A ESQUEMATIZAR
2. APRENDER A RESUMIR
1.
APRENDER A ESQUEMATIZAR
DEFINICÃO DE ESQUEMA
Esquematizar é um processo mental de natureza analítica-sintética
que proporciona ao estudante uma visão geral do tema
objeto do estudo, estruturá-lo de uma forma lógica
e hierarquizada. Um esquema é a representação
moldável e organizada dos conteúdos de um
texto. (Santiago Castilho; Luiz Polanco). Os esquemas são
entidades conceituais complexas, compostas de unidades mais
simples interconectadas. (Manuel Vegas)
O esquema assinala a importância relativa de cada
idéia e sua relação com todas as demais.
Implica reconhecer as idéias do texto e organizá-las
dentro de uma estrutura clara que sirva de marco de referência
para representar o conteúdo do documento facilitando
assim sua aprendizagem.
É uma antecipação do resumo, mas apresenta
as idéias de uma forma mais simplificada, simples
e clara. O objetivo é que com um golpe de vista sejamos
capazes de ver toda a informação contida no
texto, potenciando assim nossa memória visual. É
uma técnica que facilita o trabalho intelectual de
análise (conhecimento dos aspectos mais importantes)
e síntese ( a idéia geral do tema, destacando
seus conteúdos fundamentais).
As representações gráficas (esquemas,
diagramas, mapas...) permitem mostrar as relações
entre as idéias principais e secundárias de
forma simplificada e estruturada. Seu emprego facilita uma
clara estrutura visual dos dados, permitindo captar de um
só golpe de vista a informação essencial.
O esquema tem quatro características essenciais:
TÊM VARIÁVEIS: A elas estão
associadas limitações específicas.
SÃO ENCAIXÁVEIS: A compreensão
de um texto se realiza a partir da ativação
de um esquema relacionado com outros sub esquema de forma
hierárquica. A estrutura de um esquema acontece em
finais de relações entre outros esquemas.
REPRESENTAM CONCEITOS GENÉRICOS:
que tomados conjuntamente variam em seus níveis de
abstração. No sistema da memória humana
se encontram inumeráveis "pacotes de informação".
Há esquemas em todos os níveis de abstração.
SAO REPRESENTAÇÕES DO CONHECIMENTO:
Os esquemas ordenam e integram a informação
contida em um texto e proporcionam informações
não explicitadas e nem tão necessárias
para sua compreensão já que nos indica como
se há de processar
VANTAGENS
• Oferece uma clara estrutura visual do conteúdo
de um tema.
• Desenvolve as capacidades de análise, síntese,
ordem lógica e relação de idéias.
• Potencializa o estudo elaborado e ativo permitindo
um domínio dos temas.
• Facilita a memorização já que
permite uma razoável integração de
novas idéias.
• Proporciona um instrumento importante de verificação
da aprendizagem.
ELABORACÃO DO ESQUEMA
Um esquema deve recolher as idéias centrais
de um texto apresentando de forma simples e lógica
sua estrutura. A representação do esquema
é diagramática e acumula todo o conhecimento
necessário para o processamento da informação.
Para conseguir que o esquema realizado expresse confiabilidade
o conteúdo de um tema deve ter em conta uma série
de aspectos:
RECOLHER todas as idéias contidas no texto.
UTILIZAR frases curtas e concisas mas, que tenham sentido
em si mesmas.
SELECIONAR as palavras que identifiquem o conteúdo
do tema.
FAVORECER com a disposição, a ordem e a estrutura
do esquema uma rápida visão do mesmo.
TIPOS DE ESQUEMAS:
DE CHAVES
Organização em um leque de chaves. Se parte
do título ou idéia principal e se cai abrindo
chaves que coletam a informação atendendo
a sua importância. Se usa quando os temas contam com
muitas divisões e subdivisões já que
permite vê-las em uma simples visita ao esquema.
DE SETAS/FLECHAS
Parecido com as chaves, se vão expressando as idéias
através de flechas que se abrem em ângulo..
São muito úteis para linkar, encadeiar e relacionar
idéias, mas quando há muitas subdivisões
é difícil calcular a extensão deixando
partes com um lote de informações e de outras
praticamente vazias.
RAMIFICADO ou de DIAGRAMA
Sua disposição gráfica consiste em
ramificações descendentes ocupando o primeiro
lugar a idéia principal o título. Normalmente
se utiliza quando existem temas inter-relacionados já
que permite ver a relação que une a cada elemento
que forma parte do esquema. Útil para representar
classificações bem definidas, organogramas,
hierarquias...
DE DESENVOLVIMENTO
Consiste na exposição sucessiva e hierarquizada
das idéias de um tema, linha a linha, seguindo um
desenvolvimento lógico e estruturado. Para as diferentes
divisões e subdivisões se pode utilizar números,
letras ou signos. É um dos modelos mais utilizados.
DE BARRAS
É uma mescla das anteriores. Substitui as chaves
por barras que colocam as idéias de igual valor mais
organizadas segundo sua importância. Seu uso permite
uma adequação ao contexto, proporciona coerência
temática e estrutural que questiona os elementos
lingüísticos de distinta ordem que os integram.
MAPA
CONCEITUAL
A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida,
nos anos 70, pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak
[Novak, 2003]. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta
para organizar e representar conhecimento. Os mapas conceituais,
baseados na teoria da aprendizagem significativa de David
Ausubel, é uma representação gráfica
em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos
de tal forma que as relações entre eles sejam
evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas, enquanto
que as relações entre os conceitos são
especificadas através de frases de ligação
nos arcos que unem os conceitos. A dois conceitos, conectados
por uma frase de ligação, chamamos de proposição.
As proposições são uma característica
particular dos mapas conceituais, se comparados a outros
tipos de representação, como os mapas mentais.
Os mapas conceituais são instrumentos para organizar
e representar o conhecimento. Incluem conceitos, normalmente
encerrados em círculos ou requadros de algum tipo,
que se representam mediante etiquetas que podem ser palavras
ou símbolos. Um conceito é um pensamento expresso
mediante palavras, é a representação
intelectual de uma idéia, um conhecimento, uma situação...
Os conceitos complexos se constroem a partir do agrupamento
de outros mais simples. Também incluem finais de
ligação que conectam dois conceitos para formar
proposições. Estas ligações
são a expressão dos significados que se atribuem
a relação entre conceitos.
VANTAGENS
• Aproximação aos conceitos e desenvolvimento
de idéias de forma sintética.
• Representação esquemática de
um texto, favorecendo a visualização dos conceitos
e das relações que se estabelecem entre eles.
• Concentra muita informação em pouco
espaço de forma organizada e hierarquizada.
• Facilita a compreensão da informação.
Dentro dos mapas conceituais destacamos quatro categorias
em função dos formatos adotados:
MAPAS CONCEITUAIS DE TEIA DE ARANHA
Se organizam situando a informação significativa
ao tema principal no centro e assim fora vão irradiando
os subtemas que o rodeiam.
MAPAS CONCEITUAIS HIERÁRQUICOS
Apresentam a informação seguindo o efeito
dos níveis em ordem decrescente de importância,
situando no ápice a informação mais
importante.
MAPAS CONCEITUAIS DIAGRAMÁTICOS
(flowchart)
Organizam a informação em formato linear.
O FlowChart é uma ferramenta online multi-usuário
que permite que você crie e edite seus fluxogramas
em tempo real. O site é crossbrowser e não
requer que você instale nenhum software ou plugin
para usá-lo. A grande utilidade do site, além
de permitir a criação de fluxogramas sem instalar
software algum, é a colaboração em
tempo real que ele possibilita entre múltiplos usuários
do site; vários usuários editando o mesmo
fluxograma e ao mesmo tempo. Possui: interface intuitiva;
ferramentas de desenho (linhas, setas e curva bezier); objetos
clipart; tamanhos de área pré-definidos; colaboração
multi-usuário em tempo real com chat; funciona em
diversos navegadores e em qualquer sistema operacional;
possibilita a criação de fluxogramas com mais
de uma página; permite que você coloque o FlowChart
no seu site; possibilidade de gravar e dar playback no seu
fluxograma; controle através de versões;disponibiliza
uma API para desenvolvedores. http://www.flowchart.com/
MAPAS CONCEITUAIS SISTÊMICOS
Organizam a informação em formato linear mas,
com a adição de entradas e saídas.
O hipertexto se baseia no mapa conceitual e multiplica suas
prestações transformando-o em uma estrutura
dinâmica e interativa que permite representar e organizar
a informação de um modo reticular com múltiplos
itinerários de exploração.
2.
Aprender a resumir
Os
resumos documentais formam parte da vida científica
e tem uma importância fundamental na comunicação
e transmissão da informação, especialmente
na área da ciência e da tecnologia.
O desenvolvimento da Internet e o crescimento da informação
convertem o resumo em uma ferramenta imprescindível
no contexto acadêmico que ajuda a filtrar e a acessar
a informação. O resultado é um texto
autônomo, breve e gramaticalmente completo que recolhe
o conteúdo essencial do texto original.
A representação de um texto é uma atividade
intelectual complexa que implica uma boa compreensão
entre o pensamento e a estrutura da informação
contida nesse texto.
O estudo do resumo deve ser abordado tendo em conta fatores
psicológicos, gramaticais, estilísticos, etc.
Sua elaboração requer uma análise interdisciplinar
em que intervem uma série de fatores:
FATORES TEXTUAIS E FATORES DOCUMENTAIS LINGÜÍSTICOS
relacionados com o tipo de texto, a complexidade da linguagem,
a estrutura do texto.
CONDICIÕES DE PRODUÇÃO relacionados
com os objetivos, a prioridade dos documentos a resumir,
os meios tecnológicos, as qualidades do resumidor...
EXTRALINGÜÍSTICOS referentes a capacidade de
abstração do resumidor, a seu conhecimento
sobre o domínio da matéria...
RECURSOS HUMANOS E ECONÔMICOS disponibilidade econômica,
disponibilidade de tempo...
DEFINICÕES DO RESUMO: O resumo é
breve, mas é uma segura representação
do conteúdo de um documento. (F.W.Lancaster) É
um compêndio informativo, não crítico,
do conteúdo essencial e das conclusões de
um documento. Deve ser inteligível em si mesmo, breve
e escrito com frases completas. (Serviço de resumos
BIOSIS)
OBJETIVOS DO RESUMO
O resumo é um veículo idôneo da atividade
científico-informativa frente a dispersão
e profusão da informação. Diante da
necessidade de acessar com rapidez as novas produções
e a rápida obsolencia da documentação
supõe uma economia de tempo e a possibilidade de
acessar a publicação em vários idiomas,
superando assim a barreira do idioma. Seus principais objetivos
são:
• Difundir, selecionar e buscar informação.
• Conhecer o documento com suficiente precisão.
• Dispor com antecipação o documento
original, permitindo aos usuários decidir sobre a
conveniência ou não de consultar o texto original.
Determina, portanto, sua pertinência e interesse.
• Atualizar os conhecimentos do especialista sobre
o desenvolvimento ocorridos em seu campo teórico,
economizando tempo e esforço.
• Facilitar a aprendizagem.
CARACTERÍSTICAS DO RESUMO
ENTROPÍA: Economia e efetividade
no uso da linguagem. Utilizar o menor número de palavras
para expressar uma idéia.
Refletir sobre a informação básica
e a intenção do documento com o mínimo
de palavras possíveis.
PERTINÊNCIA: Adequação
ao conteúdo do documento (não explicá-lo
e nem criticá-lo), ao usuário (fiel às
idéias mas, mantendo uma linguagem compreensível),
ao sistema (manter certa homogeneidade, seguir as regras
normativas)
CORRECÃO LINGÜÍSTICA:
Manter as normas gramaticais, ortográficas e sintáticas.
COERÊNCIA: Grau de relevância
entre as partes de um discurso. Encadeamento semântico
do texto.
CONSISTÊNCIA: Organização
da estrutura e conteúdo do texto seguindo um estilo
único...
Um
bom resumo deve ser:
CLARO: com um conteúdo preciso,
utilizando términos precisos para alcançar
a máxima plenitude do significado com um mínimo
de palavras.
CONCISO: o resumo é uma condensação
da informação de tamanho limitado e tem de
ser curto.
FIEL: refletindo os elementos essenciais
da origem sem contribuir com idéias novas.
DIRETO: destacando o conteúdo principal
do documento e distinguindo entre a informação
essencial e não essencial.
OBJETIVO: o resumo não deve qualificar
nem interpretar o conteúdo do documento original.
METÓDICO: ordenado seguindo a estrutura
esquemática do documento original, que nos casos
de documentos científicos responde ao tipo OMRC (Objetivos,
Metodologia, Resultados e Conclusões)
FUNCÕES DO RESUMO
Suas funções mais importantes são:
INDICAR: fornecer indícios sobre
o documento que representa.
INFORMAR: o resumo se equipara a qualquer
outro documento primário, sendo está sua mais
nobre qualidade documental.
SUSTITUIR: economizando tempo ao usuário
no manejo da informação filtrada sendo substituto
do documento original.
ORIENTAR: na inclinação eletrônica
em uma dupla direção:
1. como etiquetas metadatos dos documentos eletrônicos
2. como unidades independentes em uma rede de resumos.
Da importância concedida a cada uma dessas funções
dependerá a estratégia mais adequada para
elaborar o resumo.
ESTRUTURA
DO RESUMO
A estrutura do resumo representa o conteúdo do original
e consta das seguintes partes:
REFERÊNCIA: serve
de identificador para localizar o documento original, ajudando
a sua localização e recuperação.
Normalmente se redige conforme a norma nacional específica.
Em nosso caso é a ABNT. A Norma
NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas
Técnicas, define resumo como "apresentação
concisa dos pontos relevantes de um texto". Uma apresentação
sucinta, compacta, dos pontos mais importantes de um texto.
http://www.abnt.org.br/
.
1) OBJETIVO
2) DEFINIÇÕES
Resumo é a apresentação concisa dos
pontos relevantes de um texto. Fixa condições
exigíveis para redação e apresentação
de resumos. Aplica-se a qualquer tipo de texto.
RESUMO INDICATIVO - indica apenas os pontos principais do
texto, não apresentando dados qualitativos, quantitativos,
etc. É perfeitamente adequado à literatura
de prospectos (catálogo de editoras e livrarias etc).
RESUMO INFORMATIVO - informa suficientemente ao leitor,
para que este possa decidir sobre a conveniência da
leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia,
resultados e conclusões.
RESUMO INFORMATIVO / INDICATIVO - combinação
dos tipos citados acima.
RESUMO CRÍTICO - resumo redigido por estudantes da
academia e especialistas com análise interpretativa
de um documento. Também chamado de recensão
e resenha este tipo de resumo além de reduzir o texto,
mantendo-se a fidelidade ao autor, expõe o posicionamento
crítico de quem o elabora.
3) UTILIZAÇÃO
4) LOCALIZAÇÃO
Na monografia, o resumo dever ficar logo após a epígrafe
ou após a folha de aprovação se não
houver dedicatória, agradecimentos e epígrafe.
5) REDAÇÃO E ESTILO
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os
resultados e as conclusões do trabalho. A ordem e
a extensão destes itens dependem do tipo de resumo
(informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item
recebe no trabalho original. O resumo deve ser composto
de uma seqüência corrente de frases concisas
e não de uma enumeração de tópicos.
Deve-se dar preferência ao uso da terceira pessoa
do singular e do verbo na voz ativa. Após o resumo
devem ser colocadas até cinco palavras-chave.
6) OBSERVAÇÕES
Devem-se evitar: o uso de parágrafos; uso de frases
negativas, símbolos e contrações que
não sejam de uso corrente; fórmulas, equações,
diagramas, etc., que não sejam absolutamente necessárias;
quando seu emprego for imprescindível, defini-las
na primeira vez que aparecem. Quanto a sua extensão
os resumos devem ter:
a) De 150 a 500 palavras os trabalhos acadêmicos (teses,
dissertações, monografias e outros) e relatórios
técnicocientíficos;
b) De 100 a 250 palavras os artigos de periódicos;
c) De 50 a 100 palavras os destinados a indicações
breves.
ELABORAÇÃO DO RESUMO
A elaboração de um resumo é
um processo único que segue os seguintes passos:
LEITURA E COMPREENSSÃO: a leitura
do texto nos permite identificar a estrutura (título,
subtítulo, parágrafos, conclusão...)
É importante fazer leituras, a primeira servirá
como primeiro contato com o texto, entretanto é a
na segunda leitura que iremos deter-nos nos parágrafos
analisando as idéias que contem. Uma vez lido o texto
trataremos de compreender seu significado.
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO:
este passo implica na segmentação do texto,
sua divisão em parágrafos, que nos permitam
selecionar a informação mais relevante, identificar
as idéias principais e organizar essas idéias
em função de seu grau de importância.
Interpretar o texto implica em dar-lhe um significado de
nosso próprio conhecimento.
SÍNTESE E PRODUÇÃO:
utilizando nossas qualidades, habilidades e conhecimentos
sintetizaremos o conteúdo do documento original reduzindo-o
a umas quantas linhas que reflitam os pontos mais importantes
do mesmo. A redação do resumo deve recorrer
a informação essencial, evitando comentários
pessoais.
REDACÃO: A apresentação
do resumo é variável, desde um único
parágrafo formado por seqüências de frases
organizadas e consistentes (forma aconselhada), até
vários parágrafos em que cada um forneça
informação relativa a metodologia, resultados
e conclusão do trabalho.
PAUTAS de CONTEÚDO
• A primeira frase é fundamental para dar uma
idéia geral do conteúdo do documento.
• O resumo deve ser completo, porém não
exaustivo, o importante é que recorra ao conteúdo
essencial do documento.
• Tem que ter uma estrutura coerente e lógica
(traçado, desenvolvimento e conclusão)
PAUTAS de ESTILO
• Utilizar frases curtas.
• Redigir na 3ª pessoa (impessoal: se explica,
se analisa, se expõe)
• Forma ativa sobre a passiva, evitando mesclar tempos
verbais.
• Evitar frases inúteis e expressões
vagas (ex. "os resultados do estudo vem a dizer"
podia substituir-se por " se conclue".)
• Redigir o resumo em um só parágrafo
ou no máximo dois, estruturado em frases completas
com sentido próprio.
• Indicar a categoria do documento ( artigo de opinião,...).
• Não guardar exemplos, salvo se forem muito
importantes.
• Não fazer referências particulares
a um gráfico ou imagem.
• Evitar palavras ambíguas (com duplo significado).
• Não utilizar abreviaturas a não ser
que sejam muito conhecidas.
• Empregar corretamente os sinais de pontuação.
• Evitar superlativos e adjetivos desnecessários.
EXEMPLO
CONCRETO DE SÍNTESE
O aluno no momento de enfrentar-se com um texto
deve ser capaz de conseguir os seguintes objetivos:
• Desenvolver habilidades e técnicas
de esquematização e resumo como ferramentas
para a ordenação dos dados e a apresentação
dos laços lógicos de dependência
entre as diferentes idéias de um texto.
• Adquirir destreza na representação
da informação de forma clara, concisa
e estruturada.
• Ser capaz de reduzir um texto ao essencial.
• Colocar em prática a capacidade de
síntese, precisão e claridade na representação
de um texto.
• Potenciar a argumentação dedutiva,
favorecendo o trabalho intelectual ordenado, estruturado
e ativo.
• Desenvolver a capacidade de análise,
de relação, de ordem lógica
e de síntese.
• Aprender a apresentar de forma visual, ordenada
e lógica as idéias contidas em um
texto.
• Facilitar a compreensão, a memorização
e a recuperação da informação.
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1. Analisar | 2.
Segmentar | 3.
Sintetizar | 4.
Comunicar |
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