Aula 3 - Como desenvolver habilidades e competências (3/4)

| 1. Analisar | 2. Segmentar | 3. Sintetizar | 4. Comunicar |

Aprender a sintetizar a Informação

"A verdadeira sabedoria consiste em saber o que se sabe e o que se sabe é saber que não se sabe o que se sabe". (Anônimo)

1. Aprender a sintetizar a Informação

A síntese de texto é um tipo especial de composição que consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Desse modo, só devem ser aproveitadas as idéias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário. Repetindo: A síntese é o que realizamos posteriormente à leitura e sublinhado com o propósito de destacar e apresentar as idéias principais do texto de forma estruturada e organizada. Qualquer das formas possiveis para sintetizar a informação (esquema, resumo, mapa conceitual...) devem possibilitar-nos a simplificar, entender e recordar o conteúdo de um texto. A representação de um texto é uma atividade intelectual complexa que implica uma boa compreessão entre o pensamento e a estrutura da informação contida nesse texto. As técnicas de síntese nos permitem elaborar de novo a informação, que previamente tivermos lido e analisado, de forma estruturada e significativa. A competência APRENDER A SINTETIZAR se divide em 2 subcompetências:
1. APRENDER A ESQUEMATIZAR
2. APRENDER A RESUMIR

1. APRENDER A ESQUEMATIZAR

DEFINICÃO DE ESQUEMA
Esquematizar é um processo mental de natureza analítica-sintética que proporciona ao estudante uma visão geral do tema objeto do estudo, estruturá-lo de uma forma lógica e hierarquizada. Um esquema é a representação moldável e organizada dos conteúdos de um texto. (Santiago Castilho; Luiz Polanco). Os esquemas são entidades conceituais complexas, compostas de unidades mais simples interconectadas. (Manuel Vegas)
O esquema assinala a importância relativa de cada idéia e sua relação com todas as demais. Implica reconhecer as idéias do texto e organizá-las dentro de uma estrutura clara que sirva de marco de referência para representar o conteúdo do documento facilitando assim sua aprendizagem.
É uma antecipação do resumo, mas apresenta as idéias de uma forma mais simplificada, simples e clara. O objetivo é que com um golpe de vista sejamos capazes de ver toda a informação contida no texto, potenciando assim nossa memória visual. É uma técnica que facilita o trabalho intelectual de análise (conhecimento dos aspectos mais importantes) e síntese ( a idéia geral do tema, destacando seus conteúdos fundamentais).
As representações gráficas (esquemas, diagramas, mapas...) permitem mostrar as relações entre as idéias principais e secundárias de forma simplificada e estruturada. Seu emprego facilita uma clara estrutura visual dos dados, permitindo captar de um só golpe de vista a informação essencial.

O esquema tem quatro características essenciais:
TÊM VARIÁVEIS: A elas estão associadas limitações específicas.
SÃO ENCAIXÁVEIS: A compreensão de um texto se realiza a partir da ativação de um esquema relacionado com outros sub esquema de forma hierárquica. A estrutura de um esquema acontece em finais de relações entre outros esquemas.
REPRESENTAM CONCEITOS GENÉRICOS: que tomados conjuntamente variam em seus níveis de abstração. No sistema da memória humana se encontram inumeráveis "pacotes de informação". Há esquemas em todos os níveis de abstração.
SAO REPRESENTAÇÕES DO CONHECIMENTO: Os esquemas ordenam e integram a informação contida em um texto e proporcionam informações não explicitadas e nem tão necessárias para sua compreensão já que nos indica como se há de processar

VANTAGENS
• Oferece uma clara estrutura visual do conteúdo de um tema.
• Desenvolve as capacidades de análise, síntese, ordem lógica e relação de idéias.
• Potencializa o estudo elaborado e ativo permitindo um domínio dos temas.
• Facilita a memorização já que permite uma razoável integração de novas idéias.
• Proporciona um instrumento importante de verificação da aprendizagem.

ELABORACÃO DO ESQUEMA
Um esquema deve recolher as idéias centrais de um texto apresentando de forma simples e lógica sua estrutura. A representação do esquema é diagramática e acumula todo o conhecimento necessário para o processamento da informação. Para conseguir que o esquema realizado expresse confiabilidade o conteúdo de um tema deve ter em conta uma série de aspectos:
RECOLHER todas as idéias contidas no texto.
UTILIZAR frases curtas e concisas mas, que tenham sentido em si mesmas.
SELECIONAR as palavras que identifiquem o conteúdo do tema.
FAVORECER com a disposição, a ordem e a estrutura do esquema uma rápida visão do mesmo.

TIPOS DE ESQUEMAS:

DE CHAVES
Organização em um leque de chaves. Se parte do título ou idéia principal e se cai abrindo chaves que coletam a informação atendendo a sua importância. Se usa quando os temas contam com muitas divisões e subdivisões já que permite vê-las em uma simples visita ao esquema.



DE SETAS/FLECHAS
Parecido com as chaves, se vão expressando as idéias através de flechas que se abrem em ângulo.. São muito úteis para linkar, encadeiar e relacionar idéias, mas quando há muitas subdivisões é difícil calcular a extensão deixando partes com um lote de informações e de outras praticamente vazias.


RAMIFICADO ou de DIAGRAMA
Sua disposição gráfica consiste em ramificações descendentes ocupando o primeiro lugar a idéia principal o título. Normalmente se utiliza quando existem temas inter-relacionados já que permite ver a relação que une a cada elemento que forma parte do esquema. Útil para representar classificações bem definidas, organogramas, hierarquias...


DE DESENVOLVIMENTO
Consiste na exposição sucessiva e hierarquizada das idéias de um tema, linha a linha, seguindo um desenvolvimento lógico e estruturado. Para as diferentes divisões e subdivisões se pode utilizar números, letras ou signos. É um dos modelos mais utilizados.


DE BARRAS
É uma mescla das anteriores. Substitui as chaves por barras que colocam as idéias de igual valor mais organizadas segundo sua importância. Seu uso permite uma adequação ao contexto, proporciona coerência temática e estrutural que questiona os elementos lingüísticos de distinta ordem que os integram.



MAPA CONCEITUAL
A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida, nos anos 70, pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak [Novak, 2003]. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. Os mapas conceituais, baseados na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas, enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação, chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais, se comparados a outros tipos de representação, como os mapas mentais.
Os mapas conceituais são instrumentos para organizar e representar o conhecimento. Incluem conceitos, normalmente encerrados em círculos ou requadros de algum tipo, que se representam mediante etiquetas que podem ser palavras ou símbolos. Um conceito é um pensamento expresso mediante palavras, é a representação intelectual de uma idéia, um conhecimento, uma situação... Os conceitos complexos se constroem a partir do agrupamento de outros mais simples. Também incluem finais de ligação que conectam dois conceitos para formar proposições. Estas ligações são a expressão dos significados que se atribuem a relação entre conceitos.

VANTAGENS
• Aproximação aos conceitos e desenvolvimento de idéias de forma sintética.
• Representação esquemática de um texto, favorecendo a visualização dos conceitos e das relações que se estabelecem entre eles.
• Concentra muita informação em pouco espaço de forma organizada e hierarquizada.
• Facilita a compreensão da informação.
Dentro dos mapas conceituais destacamos quatro categorias em função dos formatos adotados:

MAPAS CONCEITUAIS DE TEIA DE ARANHA
Se organizam situando a informação significativa ao tema principal no centro e assim fora vão irradiando os subtemas que o rodeiam.


MAPAS CONCEITUAIS HIERÁRQUICOS
Apresentam a informação seguindo o efeito dos níveis em ordem decrescente de importância, situando no ápice a informação mais importante.

MAPAS CONCEITUAIS DIAGRAMÁTICOS (flowchart)

Organizam a informação em formato linear. O FlowChart é uma ferramenta online multi-usuário que permite que você crie e edite seus fluxogramas em tempo real. O site é crossbrowser e não requer que você instale nenhum software ou plugin para usá-lo. A grande utilidade do site, além de permitir a criação de fluxogramas sem instalar software algum, é a colaboração em tempo real que ele possibilita entre múltiplos usuários do site; vários usuários editando o mesmo fluxograma e ao mesmo tempo. Possui: interface intuitiva; ferramentas de desenho (linhas, setas e curva bezier); objetos clipart; tamanhos de área pré-definidos; colaboração multi-usuário em tempo real com chat; funciona em diversos navegadores e em qualquer sistema operacional; possibilita a criação de fluxogramas com mais de uma página; permite que você coloque o FlowChart no seu site; possibilidade de gravar e dar playback no seu fluxograma; controle através de versões;disponibiliza uma API para desenvolvedores. http://www.flowchart.com/


MAPAS CONCEITUAIS SISTÊMICOS
Organizam a informação em formato linear mas, com a adição de entradas e saídas.
O hipertexto se baseia no mapa conceitual e multiplica suas prestações transformando-o em uma estrutura dinâmica e interativa que permite representar e organizar a informação de um modo reticular com múltiplos itinerários de exploração.

2. Aprender a resumir

Os resumos documentais formam parte da vida científica e tem uma importância fundamental na comunicação e transmissão da informação, especialmente na área da ciência e da tecnologia.
O desenvolvimento da Internet e o crescimento da informação convertem o resumo em uma ferramenta imprescindível no contexto acadêmico que ajuda a filtrar e a acessar a informação. O resultado é um texto autônomo, breve e gramaticalmente completo que recolhe o conteúdo essencial do texto original.

A representação de um texto é uma atividade intelectual complexa que implica uma boa compreensão entre o pensamento e a estrutura da informação contida nesse texto.
O estudo do resumo deve ser abordado tendo em conta fatores psicológicos, gramaticais, estilísticos, etc. Sua elaboração requer uma análise interdisciplinar em que intervem uma série de fatores:
FATORES TEXTUAIS E FATORES DOCUMENTAIS LINGÜÍSTICOS relacionados com o tipo de texto, a complexidade da linguagem, a estrutura do texto.
CONDICIÕES DE PRODUÇÃO relacionados com os objetivos, a prioridade dos documentos a resumir, os meios tecnológicos, as qualidades do resumidor...
EXTRALINGÜÍSTICOS referentes a capacidade de abstração do resumidor, a seu conhecimento sobre o domínio da matéria...
RECURSOS HUMANOS E ECONÔMICOS disponibilidade econômica, disponibilidade de tempo...
DEFINICÕES DO RESUMO: O resumo é breve, mas é uma segura representação do conteúdo de um documento. (F.W.Lancaster) É um compêndio informativo, não crítico, do conteúdo essencial e das conclusões de um documento. Deve ser inteligível em si mesmo, breve e escrito com frases completas. (Serviço de resumos BIOSIS)

OBJETIVOS DO RESUMO
O resumo é um veículo idôneo da atividade científico-informativa frente a dispersão e profusão da informação. Diante da necessidade de acessar com rapidez as novas produções e a rápida obsolencia da documentação supõe uma economia de tempo e a possibilidade de acessar a publicação em vários idiomas, superando assim a barreira do idioma. Seus principais objetivos são:
• Difundir, selecionar e buscar informação.
• Conhecer o documento com suficiente precisão.
• Dispor com antecipação o documento original, permitindo aos usuários decidir sobre a conveniência ou não de consultar o texto original. Determina, portanto, sua pertinência e interesse.
• Atualizar os conhecimentos do especialista sobre o desenvolvimento ocorridos em seu campo teórico, economizando tempo e esforço.
• Facilitar a aprendizagem.

CARACTERÍSTICAS DO RESUMO
ENTROPÍA: Economia e efetividade no uso da linguagem. Utilizar o menor número de palavras para expressar uma idéia.
Refletir sobre a informação básica e a intenção do documento com o mínimo de palavras possíveis.
PERTINÊNCIA: Adequação ao conteúdo do documento (não explicá-lo e nem criticá-lo), ao usuário (fiel às idéias mas, mantendo uma linguagem compreensível), ao sistema (manter certa homogeneidade, seguir as regras normativas)
CORRECÃO LINGÜÍSTICA: Manter as normas gramaticais, ortográficas e sintáticas.
COERÊNCIA: Grau de relevância entre as partes de um discurso. Encadeamento semântico do texto.
CONSISTÊNCIA: Organização da estrutura e conteúdo do texto seguindo um estilo único...

Um bom resumo deve ser:
CLARO: com um conteúdo preciso, utilizando términos precisos para alcançar a máxima plenitude do significado com um mínimo de palavras.
CONCISO: o resumo é uma condensação da informação de tamanho limitado e tem de ser curto.
FIEL: refletindo os elementos essenciais da origem sem contribuir com idéias novas.
DIRETO: destacando o conteúdo principal do documento e distinguindo entre a informação essencial e não essencial.
OBJETIVO: o resumo não deve qualificar nem interpretar o conteúdo do documento original.
METÓDICO: ordenado seguindo a estrutura esquemática do documento original, que nos casos de documentos científicos responde ao tipo OMRC (Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões)

FUNCÕES DO RESUMO
Suas funções mais importantes são:
INDICAR: fornecer indícios sobre o documento que representa.
INFORMAR: o resumo se equipara a qualquer outro documento primário, sendo está sua mais nobre qualidade documental.
SUSTITUIR: economizando tempo ao usuário no manejo da informação filtrada sendo substituto do documento original.
ORIENTAR: na inclinação eletrônica em uma dupla direção:
1. como etiquetas metadatos dos documentos eletrônicos
2. como unidades independentes em uma rede de resumos.
Da importância concedida a cada uma dessas funções dependerá a estratégia mais adequada para elaborar o resumo.

ESTRUTURA DO RESUMO
A estrutura do resumo representa o conteúdo do original e consta das seguintes partes:

REFERÊNCIA: serve de identificador para localizar o documento original, ajudando a sua localização e recuperação. Normalmente se redige conforme a norma nacional específica. Em nosso caso é a ABNT. A Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, define resumo como "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto". Uma apresentação sucinta, compacta, dos pontos mais importantes de um texto. http://www.abnt.org.br/ .

1) OBJETIVO
2) DEFINIÇÕES
Resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Fixa condições exigíveis para redação e apresentação de resumos. Aplica-se a qualquer tipo de texto.
RESUMO INDICATIVO - indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc. É perfeitamente adequado à literatura de prospectos (catálogo de editoras e livrarias etc).
RESUMO INFORMATIVO - informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.
RESUMO INFORMATIVO / INDICATIVO - combinação dos tipos citados acima.
RESUMO CRÍTICO - resumo redigido por estudantes da academia e especialistas com análise interpretativa de um documento. Também chamado de recensão e resenha este tipo de resumo além de reduzir o texto, mantendo-se a fidelidade ao autor, expõe o posicionamento crítico de quem o elabora.
3) UTILIZAÇÃO
4) LOCALIZAÇÃO
Na monografia, o resumo dever ficar logo após a epígrafe ou após a folha de aprovação se não houver dedicatória, agradecimentos e epígrafe.
5) REDAÇÃO E ESTILO
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no trabalho original. O resumo deve ser composto de uma seqüência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Deve-se dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Após o resumo devem ser colocadas até cinco palavras-chave.
6) OBSERVAÇÕES
Devem-se evitar: o uso de parágrafos; uso de frases negativas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; fórmulas, equações, diagramas, etc., que não sejam absolutamente necessárias; quando seu emprego for imprescindível, defini-las na primeira vez que aparecem. Quanto a sua extensão os resumos devem ter:
a) De 150 a 500 palavras os trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias e outros) e relatórios técnicocientíficos;
b) De 100 a 250 palavras os artigos de periódicos;
c) De 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

ELABORAÇÃO DO RESUMO

A elaboração de um resumo é um processo único que segue os seguintes passos:
LEITURA E COMPREENSSÃO: a leitura do texto nos permite identificar a estrutura (título, subtítulo, parágrafos, conclusão...) É importante fazer leituras, a primeira servirá como primeiro contato com o texto, entretanto é a na segunda leitura que iremos deter-nos nos parágrafos analisando as idéias que contem. Uma vez lido o texto trataremos de compreender seu significado.
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO: este passo implica na segmentação do texto, sua divisão em parágrafos, que nos permitam selecionar a informação mais relevante, identificar as idéias principais e organizar essas idéias em função de seu grau de importância. Interpretar o texto implica em dar-lhe um significado de nosso próprio conhecimento.
SÍNTESE E PRODUÇÃO: utilizando nossas qualidades, habilidades e conhecimentos sintetizaremos o conteúdo do documento original reduzindo-o a umas quantas linhas que reflitam os pontos mais importantes do mesmo. A redação do resumo deve recorrer a informação essencial, evitando comentários pessoais.
REDACÃO: A apresentação do resumo é variável, desde um único parágrafo formado por seqüências de frases organizadas e consistentes (forma aconselhada), até vários parágrafos em que cada um forneça informação relativa a metodologia, resultados e conclusão do trabalho.
PAUTAS de CONTEÚDO
• A primeira frase é fundamental para dar uma idéia geral do conteúdo do documento.
• O resumo deve ser completo, porém não exaustivo, o importante é que recorra ao conteúdo essencial do documento.
• Tem que ter uma estrutura coerente e lógica (traçado, desenvolvimento e conclusão)
PAUTAS de ESTILO
• Utilizar frases curtas.
• Redigir na 3ª pessoa (impessoal: se explica, se analisa, se expõe)
• Forma ativa sobre a passiva, evitando mesclar tempos verbais.
• Evitar frases inúteis e expressões vagas (ex. "os resultados do estudo vem a dizer" podia substituir-se por " se conclue".)
• Redigir o resumo em um só parágrafo ou no máximo dois, estruturado em frases completas com sentido próprio.
• Indicar a categoria do documento ( artigo de opinião,...).
• Não guardar exemplos, salvo se forem muito importantes.
• Não fazer referências particulares a um gráfico ou imagem.
• Evitar palavras ambíguas (com duplo significado).
• Não utilizar abreviaturas a não ser que sejam muito conhecidas.
• Empregar corretamente os sinais de pontuação.
• Evitar superlativos e adjetivos desnecessários.

EXEMPLO CONCRETO DE SÍNTESE

 

O aluno no momento de enfrentar-se com um texto deve ser capaz de conseguir os seguintes objetivos:

• Desenvolver habilidades e técnicas de esquematização e resumo como ferramentas para a ordenação dos dados e a apresentação dos laços lógicos de dependência entre as diferentes idéias de um texto.
• Adquirir destreza na representação da informação de forma clara, concisa e estruturada.
• Ser capaz de reduzir um texto ao essencial.
• Colocar em prática a capacidade de síntese, precisão e claridade na representação de um texto.
• Potenciar a argumentação dedutiva, favorecendo o trabalho intelectual ordenado, estruturado e ativo.
• Desenvolver a capacidade de análise, de relação, de ordem lógica e de síntese.
• Aprender a apresentar de forma visual, ordenada e lógica as idéias contidas em um texto.
• Facilitar a compreensão, a memorização e a recuperação da informação.

 

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