Aula1 - A importância do cidadão na Sociedade da Informação (1/4)

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Introdução

Iniciando a viagem.

Conforme já dissemos, cada módulo do curso terá uma etapa inicial que visará instrumentalizar os participantes em competências que estão diretamente ligadas ao conteúdo do curso, e que serão básicas para seu bom andamento.

Caso os temas abordados nas etapas iniciais já façam parte do referencial básico de alguns participantes, sugerimos que, mesmo assim, participem das atividades que estamos propondo para que possamos caminhar no sentido de criar uma mesma base de informações e, principalmente, uma linguagem comum, o que facilitará muito nossa comunicação.

CONHECIMENTO DE NOSSA SALA DE AULA VIRTUAL

Consideramos nosso site/sala de aula virtual como porto inicial desta nossa viagem e, também, como o porto seguro que teremos como ajuda nesta nossa procura de novos conhecimentos.

Sendo assim, pedimos que explorem, da maneira mais precisa possível, nosso ambiente de curso. Como vocês poderão constatar, ele ainda não se apresenta como uma sala de aula completa. Nosso objetivo é que ele cresça e se modifique no decorrer do curso, tanto com conteúdos levados por nós, como pelos exercícios, e contribuições que cada um de vocês irá colocar no fórum, através de nossas atividades programadas. Gostaríamos que este "estudo" fosse feito com os olhos do explorador, mas, também, com o do aluno que precisa sentir-se confortável dentro de sua sala de aula.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

1 - Requisitos para participação dos alunos em cursos online:

· Familiarizar-se com o ambiente Moodle e os softwares que serão utilizados no curso;

· Garantir o acesso regular à rede;

· Entender as expectativas da coordenadora para as tarefas online;

· Estar aberto para novas idéias e para novas perspectivas.

Segundo Linda Harasim ..."o sucesso do aluno em um curso online depende fundamentalmente de sua participação freqüente no curso em que estiver inscrito. Estes cursos são comparados a uma viagem através do mundo do conhecimento, em que a principal atração é a oportunidade de interagir com desconhecidos que se tornam colegas".

Harasin diz que os alunos de cursos online devem ter tempo de acesso suficiente para ler, pensar e participar. Preferencialmente, cada aluno deve ter um computador pessoal, modem e impressora, caso contrário deverá usar o laboratório na escola ou no trabalho.

Os cursos online favorecem igualdade a alunos com ritmos diferentes. Eles podem refletir sobre o que estão lendo, fazer atividades, tudo em seu próprio tempo, o que exige autodisciplina. Os estudantes têm o controle de sua própria aprendizagem.

Propor um curso para o processo de ensino-aprendizagem onde o nosso objetivo estabelecido é claro: Aprender a Aprender! Eu me pergunto, como posso pilotar o nosso barco, se vocês serão também os condutores deste veículo? Minha primeira resposta é:

Oferecendo informações e diretrizes gerais do processo de ensino-aprendizagem, envolvendo a organização do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades, a atitude profissional, os métodos e cenários de ensino-aprendizagem, os recursos educacionais, o papel dos professores e a avaliação;

Destacando o que são objetivos de aprendizagem, que claramente apontam em cada unidade educacional uma direção comum de trabalho, e a importância das atividades programadas, especialmente daquelas desenvolvidas em pequenos grupos, de aprendizagem autodirigida, de prática nos serviços profissionais de cada participante do curso e na comunidade;

Enfim, construindo um instrumento de referência que explicite as regras do jogo - pois há regras e elas são claras.

Este curso estará em constante reformulação, uma vez que o próprio processo nunca estará terminado.
Bom trabalho!

Desafio: Precisamos aprender a aprender.