1.
Ética
"Pensamos demasiadamente e sentimos
muito pouco… Necessitamos mais de humildade que de
máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência.
Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá."
Charles Chaplin
O
que é a Ética
A
Ética é a disciplina - parte da filosofia
- que se ocupa de estabelecer o comportamento correto desde
um ponto de vista pessoal até o social. A ética
se ocupa tanto dos princípios gerais do comportamento
- como a regra de ouro "faz aos demais o que desejaria
que te fizessem" - , dos valores e sua hierarquização
- liberdade, bem, beleza, solidariedade, etc., e a resolução
de casos práticos conforme os princípios éticos.
A Ética é um comportamento social que a Medicina
usa para cuidar do corpo e a Psicologia da saúde
da Mente. A ética se orienta especificamente do bem
estar da pessoa e da convivência com outras que os
ajuda através das descobertas da Filosofia, Etologia,
Psicologia.
Apesar de suas bases científicas,
a Ética pessoal e social é sempre uma opção,
que se concretiza em princípios e em uma hierarquia
de valores. As posições diante da ética
são muito diversas. Sem dúvida, inclusive
os nihilistas - os que não reconhecem princípios
éticos - tem valores - a prioridade da liberdade
individual sem freio algum - e, portanto, uma ética.
Na realidade, as posições éticas tem
uma longa escala cujo destino é a atribuição
do máximo valor a fatores externos - a pessoa raça,
partido político, comunidade profissional, empresas,
etc .- até a consideração de apenas
fatores intrínsicos - narcisismo-e-solipismo.
A psicologia Moderna ensina que é uma falsa dicotomia,
na medida em que o desenvolvimento social saudável
requer da felicidade ( a que é possível )
do indivíduo, e o desenvolvimento pessoal requer
da satisfação das necessidades sociais como
o domínio do sentido de contribuição
a um bem comum. Nesse sentido, do ponto de vista pessoal
, é necessário buscar a sinergia entre o bem
próprio e o dos demais, sem descuidar nem de um e
nem de outro, e, do ponto de vista coletivo, não
se pode pretender o bem comum a custas das pessoas individualmente.
Isto logicamente inicia-se pela cuidadosa
consideração dos pontos de vista e necessidades
próprios e alheios. Compreender, compreender-nos
e sermos compreendidos é um pré requisito
da ação ética. Como veremos mais tarde,
é obvio que tudo isso nem sempre é possível
e que as vezes temos que tomar decisões dolorosas
e cometemos graves erros.
Cada profissão prioriza alguns valores, e as Instituições
que as representam elaboram cartas de valores apropriadas
para seus membros, denominados códigos ideológicos
e de boas práticas. Existem tanto a nível
nacional como mundial e seu estabelecimento é uma
das tarefas importantes das organizações de
profissionais e instituições profissionais.
É importante que você como estudante
e futuro trabalhador, tome familiaridade com o código
ideológico de sua profissão. Se informe sobre
ele em sua Associação Profissional. Não
é possível uma reflexão ética
que não considere a realidade da limitação
humana. A vontade de comportamento ético - de portar-se
bem - e viver dignamente se enfrenta continuadamente com
a pressão dos acontecimentos externos e as respostas
e processos internos da pessoa. Por isso, uma parte importante
do comportamento ético supõe a reflexão
sobre as próprias limitações e as dos
demais, a competência para enfrentarmos com a menor
angustia possível a essa realidade de limitação,
e de desenvolvimento de nossa capacidade de perdoar, sermos
perdoados e perdoar-nos. Abertura, prudência e perdão
na relação conosco e com os demais são
três pilares éticos complementares que surgem
de uma equilibrada consideração da natureza
humana e da relação social.
Como
conseguir?
A pirâmide de necessidades
de Maslow
Segundo Maslow, as necessidades humanas -
que são o ponto de referência para o desenvolvimento
social e pessoal e para a busca do bem estar mutuo que persegue
a ética - se estruturam em níveis, de tal
forma que há de satisfazer as necessidades inferiores
para que o indivíduo ou o grupo tracem os passos
ao estágio seguinte de necessidades, e subam um passo
em seu desenvolvimento. Formam portanto uma pirâmide,
e são, debaixo para cima, as seguintes:
NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.
Estão orientadas a manter a homeostasis que suporta
a vida. A alimentação, o descanso, a proteção
imediata do corpo, a atividade e a eliminação
de resíduos são as mais importantes.
NECESSIDADES DE SEGURANÇA. Quando
as necessidades fisiológicas estão moderadamente
satisfeitas, entram em jogo outars necessidades. Esta Consiste
na busca de segurança, proteção e estabilidade,
inclusive de estrutura, de certos limites, de ordem. No
plano das carências, se expressam através dos
medos e ansiedades. Exemplos delas são a necessidade
de uma casa segura, estabilidade no trabalho, segurança
na velhice e na enfermidade, etc.
NECESSIDADES DE AMOR E DE INCLUSÃO.
Quando as necessidades fisiológicas e de segurança
se realizam, entra em cena as necessidades de amizade, de
parentesco, de descendência, comunitáriase,
em geral, as relações afetivas. Se não
se resolvem aparecem os medos, a solidão e as ansiedades
sociais. Na vida normal essas necessidades se expressam
em nosso desejo de casarmos, ter filhos, atender as nossas
famílias, ser parte de um grupo ou uma comunidade,
escolher uma profissão, etc.
NECESSIDADES DE ESTIMA. O passo seguinte
é a necessidade de autoestima, que Maslow dividiu
em dois níveis. O inferior é o respeito dos
demais, a necessidade de status, fama,. gloria, reconhecimento,
atenção, reputação, apreciação,
dignidade e inclusive domínio. A superior se refere
a necessidade de desenvolver o respeito por ele mesmo, em
que intervem aspectos como a confiança que se merece,
a sensação de própria competência
e ganho, maestria, independência e liberdade. Se não
se resolvem essas necessidade, aparecem os sentimentos de
baixa autoestima e os complexos de inferioridade.
AUTO-REALIZAÇÃO. Motivação
de crescimento ou necessidades de ser (B-needs, Being-needs
al D-needs). Tem que ver com a necessidade de desenvolver
ao máximo nossas potencialidades. Graças a
esse esforço, alcançamos experiências.
Algumas características que definem as pessoas auto
realizadas segundo Maslow são as seguintes:
Aos quatro primeiros níveis, Maslow
os chama de necessidades de déficit ou Necesidades-D,
visto que estão governados por processos
homeostáticos. Isto é, se não temos
demasiado deles, sentimos a necessidade. Mas se não
ganhamos o que necessitamos a respeito, não sentimos
nada e deixam de motivar. Para ele são necessidades
vitais - são necessárias para manter a saúde
- e tem uma forte base genética - as chama de intuições,
isto é quase instintivas. Vão se resolvendo
de forma evolutiva, conforme nos desenvolvemos como pessoas
e crescemos durante os primeiros anos de vida.
Sem dúvida, em situações de crises
e de perda, as necessidades voltam e, em casos extremos,
se convertem no centro de nossa vida nesse momento. Imaginemos
uma guerra em que não há alimentos ou estamos
na eminência de um bombardeio. Se os problemas se
alongam no tempo, pode ocorrer que fiquemos fixados em uma
necessidade sem poder sair dela, desenvolvendo o que os
psicológos denominam uma neurose. Se perguntamos
a uma pessoa quais são suas preocupações
e seu ideal de vida no futuro podemos saber em que nível
se encontra.
Pelo contrário, as necessidades de auto realização
não desaparecem ao satisfaze-las, ao contrário
se desenvolvem mais. Maslow tentou definir as qualidades
das pessoas que, a seu juizo, haviam alcançado o
estágio de necessidade mais alto, as que chamou pessoas
auto realizadas, e que enumeramos a continuação:
• Estão centradas na realidade e nos problemas
concretos.
• Tem uma percepçao diferente dos significados
e dos fins.
• Tem necessidade de privacidade.
• São independentes da cultura e resistentes
a aculturação.
• Posuem valores democráticos e preocupação
pelo bem comum e da Humanidade. (Gemeinschaftsgefühl)
• São capazes de ter relações
pessoais intímas.
• Possuem um grande sentido de humor não hostil
• Se aceitam a si mesmos e aos demais.
• Se desenvolvem com espontaneidade e simplicidade,
e seu ponto de vista é arejado e pessoal.
• São criativos.
• Vivem com maior intensidade as experiências.
OS VALORES B DE MASLOW
Na
continuação apresentamos como guia de valores
a proposta feita pelo psicólogo e filósofo
americano Abraham Maslow. A idéia é que nos
sirva como ponto de partida para a discussão do trabalho
pessoal. Obviamente um ponto de partida alternativo é
iniciar por nossas próprias fontes: pessoas e livros
que constituem uma referência para nós.
TOTALIDADE: unidade, integração,
tendência a individualidade, interconexão,
simplicidade, organização, estrutura, superação
dos contrários, ordem.
PERFEIÇÃO: necessidade, correção,
justiça, sentido da oportunidade, inevitabilidade,
adequação, completitude, sentido do dever.
FECHAMENTO: final, finalidade, justiça,
“está terminado”, integralidade, destino.
JUSTIÇA: jogo limpo, estruturação,
legalidade, dever ser.
VITALIDADE: processo, espontaneidade, autoregulação,
funcionamento pleno
RIQUEZA: diferenciação, complexidade,
variedade
SIMPLICIDADE: honestidade, desnudez, essencialismo;
estrutura abstrata, essencial e esquelética
BELEZA: correção, forma,
vitalidade, simplicidade, riqueza,
perfecçao, fim, singularidade, honestidade
BONDADE: retidão, deseabilidad,
corrección, justiça, benevolência, honestidade
SINGULARIDADE: idiosincrasia, individualidade,
incompatibilidade, novidade
EXPERIÊNCIA: facilidade, ausência
de tensão, esforço e dificultade, graça,
desempenho perfeito y belo.
BRINCALHÃO: alegria, gozo, diversão,
regozijo, humor, exuberância, relacionamento.
VERDADE: honestidade, realidade, desnudez,
simplicidade, riqueza, sentido do dever, puro, limpa e sem
adulterar; essencialidade
AUTO SUFICIÊNCIA: autonomia, independência,
não necessitar de ninguém para ser ele mesmo,
autodeterminacão, transcendência, separaçao,
viver segundo as próprias leis.
Leitura Recomendada:
CONSTITUIÇÃO
BRASILEIRA, DIREITOS HUMANOS E ÉTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
O aluno no momento de enfrentar-se
com um texto, deve ser capaz de conseguir os seguintes
objetivos:
• Reconhecer e estar atento as interdependencias
de nosso trabalho com o de outras pessoas.
• Adquirir destreza no conhecimento dos textos.
• Desenvolver habilidades que permitam Compreender,
Organizar e Avaliar o texto.
• Ser capaz de integrar e relacionar a nova
informação com o conhecimento já
adquirido.
• Construir o seu próprio conhecimento.
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1. Ética |
2. Tomar Decisões
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3.
Atividade Prática
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