Aula 3 - Como desenvolver habilidades e competências (4/4)

| 1. Analisar | 2. Segmentar | 3. Sintetizar | 4. Comunicar |

Aprender a comunicar a Informação

"Encontramos o verdadeiro significado das coisas ao tratarmos de dizer as mesmas coisas com outras palavras. (Charles Chaplin)
"Para saber falar é preciso saber escutar". (Plutarco)

A sociedade atual exige um alto nível de comunicação oral e escrita. Se não somos capazes de expressar nosso conhecimento de uma maneira clara e coerente teremos muitas limitações na hora de enfrentarmos o mundo do trabalho. Dentro de nosso processo de aprendizagem continuadamente nos pedem não só adquirir informação, mas também sermos capazes de compreendê-la e comunicá-la, por isso é importante que desenvolvamos nossa capacidade para planificar e produzir informação tanto oral como escrita.

O que pretendemos nesse curso é apresentar uma série de ferramentas que nos ajudem a escrever, apresentar e citar de forma clara e sintética a informação. É importante também que tomemos consciência da importância das citações para respeitarmos as fontes originais e a autoria da Informação.

A comunicação da informação tanto oral como escrita é a atividade que culmina no processo de aprendizagem e geração do novo conhecimento. O processo de comunicação de informação requer certas habilidades e destrezas no manejo de ferramentas de escrita e apresentação. Com tal propósito o estudante aprenderá procedimentos relacionados com: escrever, citar e relatar.

A competência APRENDER A COMUNICAR se divide em::
1. APRENDER A ESCREVER
2. APRENDER A CITAR
3. APRENDER A APRESENTAR

1. Aprender a escrever

A escrita é uma ferramenta fundamental que todo cidadão deve utilizar ao longo de sua carreira. Não só é necessária para tomarmos anotações em sala de aula, no trabalho, mas sim porque sempre temos que entregar algum documento escrito (ensaios, crítica de livros, artigos, currículo, carta de intenções,...) devendo dar a cada um deles um enfoque diferenciado.
Temos que levar em conta que dependendo do fim que tenha a escrita devemos utilizar a caligrafia correta, realizar uma ordem das idéias com a finalidade de poder comunicar a mensagem que desejamos transmitir. Um texto é aceitável quando, além de estar corretamente escrito, é coeso, coerente e responde a certas regras sóciocomunicativas.

DEFINIÇÃO da ESCRITA
A atividade da escrita é uma destreza constituída pelo funcionamento integrado e eficaz de um conjunto de atividades psicolingüísticas, para alcançar os objetivos comunicacionais em função das exigências e requisitos contextuais. (Maria Pinto)

FINALIDADE DA ESCRITA

A elaboração de um documento sempre tem uma finalidade, um propósito concreto (demonstrar nosso conhecimento, dar a conhecer os resultados de um trabalho...). Antes de executar sua redação devemos ter claro qual é a finalidade que perseguimos. Também temos que ter em conta quem ou quais são os destinatários (o professor, os próprios companheiros, uma Instituição, uma Empresa...). Isto determina que na hora de escrever tenhamos em conta uma série de elementos fundamentais:
• Saber analisar o texto e os textos dos quais vamos extrair a informação.
• Processar a informacão obtida nas distintas fontes.
• Desenvolver uma idéia central.
• Desenvolver e fundamentar um argumento.
• Extrair uma conclusão que expresse claramente aquilo que queremos comunicar.
• Ter capacidade crítica.
• Manter uma ordem lógica.
• Usar citações.

ELABORACÃO DE UM TRABALHO ESCRITO - Leia o artigo - Clique aqui

2. Aprender a citar

Sempre que realizamos um trabalho devemos referir-nos aqueles autores cujas idéias utilizamos, eticamente é importante atribuir as idéias a quem as criaram. As citações constituem um dos conhecimentos básicos e iniciais da alfabetização tecnológica já que as referências bibliográficas devem apresentar-se de maneira normalizada. A coerência na hora de referenciar a bibliografia é um sinal de qualidade.

Sempre que se realiza um trabalho, um projeto, uma investigação, um informe, uma tese, qualquer publicação, consultamos diversas fontes de informação que devem formar parte do trabalho como aparato bibliográfico já que apontam documentalmente nossos resultados e proporcionam uma sólida consistência científica ao mesmo, dando-lhe credibilidade. Portanto, quando consultamos um documento vamos enriquecendo nossa informação com as idéias de outros autores, o que implica que devemos ser muito cuidadosos com a autoria e utilizar o sistema de citações quando corresponda com o objetivo de respeitar o direito da propriedade intelectual.

Da mesma forma, quando realizamos um trabalho temos que diferenciar claramente o que obtivemos das diferentes fontes de informação consultadas e o que fizemos pessoalmente. Sempre que utilizamos idéias ou conceitos tirados literalmente de algum livro ou artigo devemos colocar na referência bibliográfica.
A modificação das palavras ou da ordem de uma frase ou parágrafo extraído de outro documento, também deve acompanhar dos dados bibliográficos. A bibliografia consultada deve apresentar-se de maneira coerente e normalizada. Para ela, utilizamos uma série de pautas que nos orientam sobre a maneira de posicionar os diferentes elementos significativos dos documentos referenciados. O habitual é realizar uma citação direta em que indiquemos a fonte de onde obtivemos a informação.
Podemos utilizar duas formas na hora de citar:
• Pode-se incorporar a autoria na própria redação.
Ex: O conceito de resumo documental segundo Maria Ferreira...
• Pode-se citar um texto literalmente e indicar com um número que se repete no rodapé da página ou ao final do capítulo dos dados bibliográficos.
Ex: “El resumen cumple una función informativa que es primordial, pues sirve de anticipo del contenido del documento original y permite a los usuarios determinar su pertinencia e interés…” 1
1 Pinto, María. El resumen documental. Paradigmas, modelos y métodos.
Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 2001.

A referência bibliográfica é o conjunto de elementos suficientemente detalhados que permite a identificação da fonte documental (impressa ou não) da qual se estrai a informação.

Mais sobre o tema:

CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - Baseado na Norma ABNT 1052/2002 (Fonte: UFRGS)
COMO CITAR AS FONTES CONSULTADAS? (Fonte: Associação Portugues dos Recursos Hidrícos)

3. Aprender a apresentar

Dentro da Universidade, das Empresas, não raro se pede aos estudantes e profissionais, fazerem exposições orais para apresentar trabalhos, projetos ou produtos industriais. Essa situação gera insegurança e mal estar devido a falta de costume e a carência de recursos para enfrentar com êxito uma apresentação oral. Para fazer uma boa apresentação não é suficiente dominar um tema concreto, há que ser capaz de expô-lo oralmente.

A exposição oral não consiste na repetição memorística da leitura de uma informação e sim em dominar uma série de habilidades comunicativas que demonstrem o domínio de um tema concreto e a capacidade de transmiti-lo a uma audiência determinada. A forma de expressar-se e comunicar afeta o vocabulário utilizado, as formas lingüísticas, ao tipo de discurso, a estrutura das orações utilizadas, ao tom de voz, a atitude mantida durante a exposição.

Características da expressão oral:
• O processo e o resultado são simultâneos.
• O texto oral é efêmero.
• Só se pode analisar em profundidade se previamente você gravou na memória e se reproduziu.
• Pode apresentar um certo grau de espontaneidade.
• Existe possibilidade da participação por parte da audiência.
• O discurso se recebe em tempo real.
A expressão oral formal se encontra ligada a escrita e a leitura, mas exige o desenvolvimento de uma série de habilidades necessárias para desenvolver as capacidades de compreensão e transmissão (escutar, falar, interagir, compreender...). Para levar a cabo uma exposição oral é necessário documentar-se previamente através da leitura de diferentes fontes de informação e escrever o discurso que se vai produzir oralmente.
A exposição oral é um exercício acadêmico em que se coloca o funcionamento de várias competências e capacidades relacionadas com a organização do pensamento, da concentração, a planificação de textos, a exemplificação, a conceitualização, a seleção da informação, o domínio da matéria e dos recursos lingüísticos e não lingüísticos.

Expor é falar de algo para levar o conhecimento a outros.

O TEXTO COMO PARTE DO DISCURSO
Independente dos conteúdos que se exponham, é necessário conhecer os aspectos textuais que há de ter em conta, assim como as características do gênero utilizado. O texto vem caracterizado por distintas propriedades que lhe conferem uma unidade enquanto a sua estrutura, tanto em nível de significado como em nível formal. As características do texto como unidade comunicativa bem construída são:

Adequação: é a relação entre o texto e o contexto. Tem que ter em conta todos os elementos que intervem na comunicação: emissor, receptor, espaço e tempo do enunciado, canal e intenção.
Coerência: o significado global do texto: o tema, a informação que transmite, como seleciona e programa a informação e como se organiza (estrutura)
Coesão: os elementos de tipo sintático-semântico que manifestam as relações existentes entre as unidades do texto: parágrafos, orações e frases. É dizer, é a propriedade que faz que as partes do texto se relacionem para proporcionar coerência ao discurso.

Uma boa exposição não tem que ser a mais extensa, nem há que mais conhecimentos transmite, consiste em saber explicar de forma clara e amena um tema, conseguindo manter o interesse da audiência.

FERRAMENTAS PARA REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO
A efetiva utilização das ferramentas não depende tanto de suas potencialidades tecnológicas, como da aplicação que fazemos dos mesmos.

PROJETOR DE TRANSPARÊNCIAS
As vantagens que apresenta sua utilização são: facilidade técnica de uso, claridade da imagem e capacidade de reproduzir diversas fontes de informação, o tamanho da imagem que oferece a curta distância, e a facilidade com que se desenha e produzem as transparências. Um dos erros que se comete em seu uso é a utilização como uma simples fotocopia de uma página impressa.

APRESENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS UTILIZANDIO UM COMPUTADOR
Os elementos audiovisuais servem para atrair a atenção da audiência permitindo apresentar o trabalho sobre a tela (textos, sons,
animação, imagens estáticas, imagens em movimento, fragmentos de
vídeo…) com os que se podem documentar, ilustrar ou reforçar nossa exposição. Para sua utilização necessitamos um computador e um software de desenho gráfico (Corel Draw, Power Point,...).
• Constituem um meio idôneo para o ensino a grandes grupos.
• Favorecem o segmento da apresentação e a tomada de apontamentos.
• Permite facilitar reproduções tanto em papel como em suporte digital do material apresentado.
• A pessoa que expõe pode manter-se frente ao público durante sua apresentação, favorecendo a comunicação.
• Ajudam a recordar os pontos principais de sua exposição.
• O controle da projeção é simples.
• Se pode produzir utilizando qualquer dos muitos programas de software existentes no mercado.

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APRESENTAÇÕES - RECURSO VISUAL

E aqui finalizamos o terceiro módulo do curso. Não estamos explorando o assunto nos seus mínimos detalhes mas, apenas, fornecendo informações básicas capazes de fazer com que, a proposta desse curso seja atingida, dando a vocês uma rápida e pequena visão da História da Educação através dos tempos e de que ela é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Vamos agora às atividades do 1º Módulo. Veja abaixo.

Atividades do 3º Módulo - Clique aqui

 

O aluno no momento de enfrentar-se com um texto, deve ser capaz de conseguir os seguintes objetivos:

• Adquirir habilidades básicas e primárias de alfabetização tecnológica.
• Adquirir destreza para citar corretamente, de maneira normatizada.
• Realizar uma apresentação coerente dos trabalhos bibliográficos.
• Conhecer os critérios normatizados que existem para aplicação nos trabalhos bibliográficos.
• Potenciar a argumentação dedutiva, favorecendo o trabalho intelectual ordenado, estruturado e ativo.
• Desenvolver a capacidade de análise, de relação, de ordem lógica e de síntese.
• Aprender a apresentar de forma visual, ordenada e lógica as idéias contidas em um texto.
• Facilitar a compreensão, a memorização e a recuperação da informação.

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