Aula 3 - Como desenvolver habilidades e competências (4/4)
| 1. Analisar | 2. Segmentar | 3. Sintetizar | 4. Comunicar |
Aprender a comunicar a Informação"Encontramos o verdadeiro significado
das coisas ao tratarmos de dizer as mesmas coisas com outras
palavras. (Charles Chaplin) A sociedade atual exige um alto nível de comunicação oral e escrita. Se não somos capazes de expressar nosso conhecimento de uma maneira clara e coerente teremos muitas limitações na hora de enfrentarmos o mundo do trabalho. Dentro de nosso processo de aprendizagem continuadamente nos pedem não só adquirir informação, mas também sermos capazes de compreendê-la e comunicá-la, por isso é importante que desenvolvamos nossa capacidade para planificar e produzir informação tanto oral como escrita. O que pretendemos nesse curso é apresentar uma série de ferramentas que nos ajudem a escrever, apresentar e citar de forma clara e sintética a informação. É importante também que tomemos consciência da importância das citações para respeitarmos as fontes originais e a autoria da Informação. A comunicação da informação tanto oral como escrita é a atividade que culmina no processo de aprendizagem e geração do novo conhecimento. O processo de comunicação de informação requer certas habilidades e destrezas no manejo de ferramentas de escrita e apresentação. Com tal propósito o estudante aprenderá procedimentos relacionados com: escrever, citar e relatar. A competência APRENDER A COMUNICAR
se divide em:: 1. Aprender a escrever A
escrita é uma ferramenta fundamental que todo cidadão
deve utilizar ao longo de sua carreira. Não só
é necessária para tomarmos anotações
em sala de aula, no trabalho, mas sim porque sempre temos
que entregar algum documento escrito (ensaios, crítica
de livros, artigos, currículo, carta de intenções,...)
devendo dar a cada um deles um enfoque diferenciado. DEFINIÇÃO da ESCRITA FINALIDADE DA ESCRITA A elaboração de um documento
sempre tem uma finalidade, um propósito concreto
(demonstrar nosso conhecimento, dar a conhecer os resultados
de um trabalho...). Antes de executar sua redação
devemos ter claro qual é a finalidade que perseguimos.
Também temos que ter em conta quem ou quais são
os destinatários (o professor, os próprios
companheiros, uma Instituição, uma Empresa...).
Isto determina que na hora de escrever tenhamos em conta
uma série de elementos fundamentais: ELABORACÃO DE UM TRABALHO ESCRITO - Leia o artigo - Clique aqui 2. Aprender a citar Sempre que realizamos um trabalho devemos referir-nos aqueles autores cujas idéias utilizamos, eticamente é importante atribuir as idéias a quem as criaram. As citações constituem um dos conhecimentos básicos e iniciais da alfabetização tecnológica já que as referências bibliográficas devem apresentar-se de maneira normalizada. A coerência na hora de referenciar a bibliografia é um sinal de qualidade. Sempre que se realiza um trabalho, um projeto,
uma investigação, um informe, uma tese, qualquer
publicação, consultamos diversas fontes de
informação que devem formar parte do trabalho
como aparato bibliográfico já que apontam
documentalmente nossos resultados e proporcionam uma sólida
consistência científica ao mesmo, dando-lhe
credibilidade. Portanto, quando consultamos um documento
vamos enriquecendo nossa informação com as
idéias de outros autores, o que implica que devemos
ser muito cuidadosos com a autoria e utilizar o sistema
de citações quando corresponda com o objetivo
de respeitar o direito da propriedade intelectual. A referência bibliográfica é o conjunto de elementos suficientemente detalhados que permite a identificação da fonte documental (impressa ou não) da qual se estrai a informação. Mais sobre o tema: 3. Aprender a apresentar Dentro
da Universidade, das Empresas, não raro se pede aos
estudantes e profissionais, fazerem exposições
orais para apresentar trabalhos, projetos ou produtos industriais.
Essa situação gera insegurança e mal
estar devido a falta de costume e a carência de recursos
para enfrentar com êxito uma apresentação
oral. Para fazer uma boa apresentação não
é suficiente dominar um tema concreto, há
que ser capaz de expô-lo oralmente. Características da expressão
oral: Expor é falar de algo para levar o conhecimento a outros. O TEXTO COMO PARTE DO DISCURSO Adequação:
é a relação entre o texto e o contexto.
Tem que ter em conta todos os elementos que intervem na
comunicação: emissor, receptor, espaço
e tempo do enunciado, canal e intenção.
FERRAMENTAS PARA REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO
PROJETOR DE TRANSPARÊNCIAS
APRESENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS UTILIZANDIO
UM COMPUTADOR DICAS PARA VOCÊ - CLIQUE ABAIXO 10 DICAS PARA FALAR BEM EM PÚBLICO APRESENTAÇÕES - RECURSO VISUAL E aqui finalizamos o terceiro módulo do curso. Não estamos explorando o assunto nos seus mínimos detalhes mas, apenas, fornecendo informações básicas capazes de fazer com que, a proposta desse curso seja atingida, dando a vocês uma rápida e pequena visão da História da Educação através dos tempos e de que ela é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Vamos agora às atividades do 1º Módulo. Veja abaixo. Atividades do 3º Módulo - Clique aqui
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