Aprender
a segmentar a Informação
"O que temos que aprender a fazer,
aprendemos fazendo". (Aristóteles)
O
emprego de estratégias e técnicas de análise
da informação nos ajudará a segmentar
e a organizar a informação, a identificar
as idéias principais e a interrelacionar os conceitos,
melhorando a compreenssão e a aprendizagem.
DEFINIÇÕES DE SEGMENTAÇÃO
Segmentar um texto consiste em decompor provisóriamente
em proporções mais maleáveis mediante
a divisão de segmentos, geralmente parágrafos
ou sinais gráficos. É uma técnica que
disassocia, recupera e avalia os elementos de um texto,
tal como as idéias, expressões,..., para determinar
seu valor e importância. A segmentação
é uma ferramenta que nos permite filtrar a informação
não relevante. Na hora de SEGMENTAR
temos que analisar uma série de fatores.
FATORES LINGÜÍSTICOS
• Fonológicos: forma do texto
• Sintáticos: estrutura do texto
• Semânticos: significado do texto
FATORES LINGÜÍSTICOS
(contextuais, lógicos, psicológicos…)
A segmentação depende tanto das características
dos fragmentos a obter (parágrafos, orações...),
como da fonte da qual se obtém (texto marcado, texto
plano...).
Uma das múltiplas formas de fragmentar consiste em
recopiar o texto com margem flutuante a direita mantendo
em cada linha os conjuntos cuja coesão interna é
suficientemente forte. Isto leva a um desmembramento
da informação explorando
as partículas menores até que as partes pertinentes
da estrutura caiam expostas e dispostas para serem compreendidas.
A segmentação do texto permite sua análise
fracionada.
COMO SEGMENTAR?
A segmentação requer a aplicação
de uma série de estratégias e técnicas
para adentrar no conteúdo do texto e conhecer tanto
seu funcionamento como seu significado e poder assim selecionar
as idéias principais e determinar seu sentido global.
Para afrontar a leitura de um texto de forma eficaz temos
que ter em conta a estratégia a seguir que definirá
o objetivo que queremos conseguir e a técnica utilizada
para consegui-lo.
IDENTIFICACÃO DAS IDÉIAS
PRINCIPAIS
A
idéia principal de um texto é aquela que expressa
em sua essência o que o autor quer transmitir. Constitue
a causa principal do desenvolvimento das idéias subsequentes
e sua eliminação provocaria uma falta de sentido
no resto do texto. Uma idéia pode ser principal porque
resume o que está sendo dito ou porque o provoca.
Portanto, contém a mensagem global do texto, seu
conteúdo mais importante e essencial, aquele que
emana todos os demais.
Interessa aqui distinguir tema (aquele de que trata o texto
e pode expressar-se mediante uma palavra ou uma sentença)
e a idéia principal (informada no enunciado ou enunciados
mais importantes que o escritor utiliza para explicar o
tema). As idéias principais podem estar explícitas
ou implícitas no texto, e não há uma
forma clara para identificá-las. Emprega-se aqui
o processo de ABSTRACÃO, um procedimento
dedutivo que permite perceber a essência do texto,
eliminando os detalhes.
Um texto pode estar composto por algumas idéias principais
com distinto nível de importância: desde muito
importante a muito pouco importante com matizes intermediárias.
As idéias principais representam-se na memória
em um nível superior frente as idéias secundárias
que ocupam uma posição inferior em uma estrutura
hierárquica de armazenamento. Por esse motivo, a
informação principal se recorda melhor que
as informações secundárias.
Como identificá-la
• Nos artigos científicos, a idéia principal
deve estar nos primeiros parágrafos, e as vezes é
a primeira frase.
• É a que gera maiores conexões lógicas.
• É a que tem maior carga informativa.
SELEÇÃO DA INFORMAÇÃO
A estratégia da seleção opera de forma
positiva extraindo do texto a informação necessária
e relevante. Sua aplicação possibilita reduzir
a complexidade da estrutura física dos textos sem
que se perca a informação, e há de
permitir deduzir a partir da informação selecionada.
RECOMENDAÇÕES
• Identificar a estrutura e posição
dos parágrafos no texto.
• Identificar as frases que desenvolvem uma idéia
importante.
• Selecionar as palavras chaves representativas, geralmente
substantivos, verbos, e expressões substantivas.
• Escrever as idéias com palavras chave.
• Reconhecer adequadamente os vínculos lógicos
entre os parágrafos e as palavras de ligação
do texto.
COMPREENSÃO DA INFORMAÇÃO
A estratégia de compreensão permite captar
a estrutura do texto e integrar de forma coerente a informação
nova aos próprios conhecimentos e esquemas de quem
lê.
O leitor, para avaliar a compreensão utiliza três
referências:
REFERENCIA SINTÁTICA, considera
o significado das frases individuais e sua relação
lógica com o texto considerado como um todo.
REFERENCIA SEMÂNTICA, agrupado em
cinco categorías:
• coesão proposicional comprova
se a idéia expressa nas proposições
adjacentes podem ser integradas com lógica e sentido.
• coesão estrutural comprova que as idéias
expressam no texto são tematicamente compatíveis.
• consistência interna constata que as idéias
expressam no texto são consistentes entre si.
• consistência externa constata que as idéias
do texto são coerentes com o que sabe o leitor.
• claridade informativa constata que as idéias
expressas no texto estão expressas com clareza.
TÉCNICAS DE SEGMENTAÇÃO
SUBLINHAR
O sublinhado consiste em colocar um risco destacado em baixo
da frase que queremos marcar, são idéias ou
dados fundamentais do tema que merecem serem destacados
para serem assimilados e aprendidos. Esta técnica
facilita o estudo posterior já que permite que a
atenção se concentre somente nos aspectos
do texto que estão destacados com antecedência.
Sublinhar os textos possibilita:
• Fixar a atenção e selecionar as idéias
principais do texto.
• Economizar tempo. Ao realizar uma nova leitura onde
fizemos a sublinhação somente as idéias
principais terão destaque, descartando dessa forma
as partes do texto que não acrescentam informação.
Com isso ganharemos tempo e teremos menos esforço.
• A elaboração de resumos, esquemas
e mapas conceituais.
• Favorece a concentração e facilita
a compreensão da informação.
A quantidade de informação a sublinhar dependerá
do objetivo que tenhamos as estudar do tema, da estrutura
do texto e do conhecimento que se tenha da matéria.
RECOMENDACÕES
• Não sublinhar na primeira leitura porque
ainda não temos uma idéia geral do tema.
• Sublinhar somente o essencial do texto (palavras
chaves, idéias principais ou dados importantes como
datas e nomes).
• Destacar graficamente as idéias secundárias
das principais.
• O sublinhado deve ter sentido, pois devemos evitar
sublinhar aqueles conceitos que não entendemos.
TIPOS DE SUBLINHADO:
1. SUBLINHADO LINEAR
Traçar distintos tipos de linhas (reta, dupla, descontinua...)
para destacar a importância da informação.
Exemplo
2. SUBLINHADO LATERAL
Assinalar com um risco vertical frases do texto ou parágrafos
completos do mesmo. Exemplo
3. SUBLINHADO ESTRUTURAL
Destacar a estrutura ou a organização interna
do texto. Pode fazer na margem esquerda utilizando números,
letras, datas ou palavras chaves. Esse tipo de sublinhado
exige uma grande capacidade de síntese já
que por meio de palavras tentamos expressar o conteúdo
do texto. Exemplo:
SUBLINHADO DE REALCE
Serve para destacar dúvidas, esclarecimentos, pontos
de interesse, chamadas de atenção.... Pode-se
usar distintos sinais (datas, asteriscos, interrogações,
parentesis...) Exemplo:
CÓDIGOS DE SINALIZAÇÃO
Para distinguir o título, as idéias principais,
as idéias secundárias, dados e datas, dúvidas,
explicações... podemos utilizar diferentes
técnicas.
• Diferentes cores, de maneira que cada cor identifique
algum desses aspectos.
• Risque os símbolos que permitam associar
cada um deles com um tipo diferentes de informação.
Devemos utilizar aqueles elementos, símbolos e materiais
(lápis, caneta, marcadores de texto colorido...)
que melhor nos ajudem a visualizar e assinalar a informação
principal do texto.
SEGMENTAÇÃO
Não há um procedimento de consenso para segmentar
um texto, mas uma técnica que pode ser útil,
é diferenciar os parágrafos que compõem
o texto empregando uma margem flutuante à direita
para enumerá-los e fazer anotações.
Eliminar aqueles cuja informação está
repetida e não seja importante mantendo unidos aqueles
parágrafos cuja coerência interna seja significativa.
As idéias principais estão no princípio
ou ao final do texto, se repetem várias vezes e são
as que maiores conexões lógicas geram.
A facilidade para distinguir as idéias principais
das secundárias está na relação
com a organização da informação
em categorias lógicas e em estruturas esquemáticas,
já que quanto maior a organização menor
será a dificuldade.
O PARÁGRAFO COMO UNIDADE DE SEGMENTAÇÃO
O conhecimento do tipo de parágrafo abre o caminho
até a informação importante. Os parágrafos
podem ser:
EXPLICATIVOS: Suas primeiras frases proporcionam
uma idéia geral do que se vai dizer; as últimas
contêm o resultado ou a conclusão. São
fáceis de reconhecer e de compreender.
DESCRITIVOS: Descrevem o ambiente ou a
cena, e ampliam as idéias introduzidas previamente.
CONECTIVOS: unem alguns parágrafos
com outros. Eles geralmente contêm informações
fundamentais porque eles tendem a resumir o conteúdo
do referido e o que segue.
LOCALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Para localizar as idéias principais devemos adotar
os seguintes critérios:
1. Fixar-nos no local do texto: geralmente se situa nos
primeiros e nos últimos parágrafos.
2. Identificar o tema principal de cada parágrafo.
3. Formular perguntas específicas ao texto, como,
o que, de quem fala, que ajudem a entender o conteúdo.
4. Buscar as palavras chaves mais importantes do texto.
5. Visualizar os recados, esquemas, gráficos, ilustrações.
6. Prestar atenção à grafia das palavras
(cursivas, em negrito, assinaladas...) já nos indicando
sua importância.
INDICADORES TEMÁTICOS
1. Início do texto:
títulos utilizados para subdividir à informação
em unidades menores. Informam sobre a estrutura do parágrafo
e representam seu conteúdo.
2. Sinais: fazem referência a microestrutura
dos textos, são recursos utilizados para destacar
a informação importante.
3. Ilustrações, Diagramas, Gráficos,
Tabelas: podem servir de complemento do texto,
facilitando sua comprensão ou para transmitir informação
nova. No texto podemos encontrar uma série de palavras
e ligações lógicas que unem as diferentes
idéias.
4. Ao princípio do texto: Em primeiro
lugar, Em princípio, Para começar...
5. Na argumentação:
• Para indicar idéias de diferente importância:
portanto, assim, depois, em segundo lugar, agora temos.
• Para estabelecer comparações: assim
como, da mesma maneira, igualmente, o mesmo…
6. Ao final do texto, na conclusão: assim, deste
modo, então, portanto, em conseqüência,
como conclusão, para finalizar, em resumo…
São expressões que aparecem no texto e nos
orientam até as idéias principais.
INDICADORES LINGÜÍSTICOS:
em resumo, concluindo.
INDICADORES DE RELEVÂNCIA: expressões
como “o mais importante”, advérbios ponderativos
“principalmente, especialmente”,
verbos como enfatizar, insistir,
MARCADORES FORMAIS DO TEXTO: sumário,
resumo, conclusões.
INDICADORES DE ARGUMENTAÇÃO:
consideramos que, esperamos que, para ser realmente efetivo…
O aluno no momento de enfrentar-se com um texto
deve ser capaz de conseguir os seguintes objetivos:
• Identificar as unidades de analise, tomando
como unidade de segmentação o parágrafo
e suas distintas modalidades.
• Identificar e discriminar as idéias
principais de um texto, pois está na base
da compreensão.
• Dominar as técnicas de comprensão,
identificando as palavras fundamentais e formulando
perguntas para determinar os temas principais e
secundário.
• Desenvolver destreza no reconhecimento das
assinalizações ou ajudas que se encontram
no texto.
• Construir seu próprio conhecimento.
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1. Analisar | 2.
Segmentar | 3.
Sintetizar | 4.
Comunicar |
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