Educadores
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Todo educador, ao educar, deve sempre ter em mente um fato fundamental: de que a criança não deve ser educada apenas para aprender, mas também, para, ao mesmo tempo, crescer e completar sua maturação orgânica de forma equilibrada. O educador deve ajudá-la a desempenhar essas duas funções.
APRENDER A VIVER JUNTOS: SERÁ QUE FRACASSAMOS ?
Este livro baseia-se, principalmente, nos trabalhos da 46ª Conferência Internacional da Educação (CIE), organizada pelo Bureau International d´Éducation (BIE) da UNESCO, em Genebra, de 5 a 8 de setembro de 2001. Seu tema foi Educação para Todos a fim de aprendermos* a viver juntos: conteúdos e estratégias de aprendizagem — problemas e soluções. Salvo indicação contrária, as numerosas citações escolhidas para ilustrar os temas deste livro são extraídas dos documentos e apresentações da CIE. As “Conclusões e Proposições de Ação” adotadas pela CIE de 2001 figuram no capítulo 5. (PDF)
APRENDENDO A LER O MUNDO: A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
Este artigo discute a possibilidade e a importância de se aprender geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir da leitura do mundo, da vida e do espaço vivido. Para tanto, aborda o papel da geografia nesse nível do ensino e a necessidadede de se iniciar, nessa fase, um processo de alfabetização cartográfica. Considera também os conteúdos da geografia presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na alfabetização da criança. Tendo em vista esse objetivo, discute as exigências teóricas e metodológicas da geografia para referenciar o ensino e a aprendizagem.
Artigos do Prof. Rogerio Lacaz-Ruiz
Professor de Microbiologia Zootécnica e Introdução à Metodologia Científica na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA/USP . Obs: São vários artigos que valem a pena serem vistados.
As origens da educação superior em Atenas. O Lyceum e a educação ateniense antes de Aristóteles.
Artigo de John Patrick. Em PDF
A tecnologia está cada vez mais presente no mundo, seja no trabalho, em casa, no lazer ou na escola.Para aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis na escola, são apresentadas nesta seção experiências que contribuem na construção de aulas mais ricas e interessantes. As atividades são resultado de um trabalho conjunto entre professores e especialistas em educação e tecnologia. Foram desenvolvidas ao longo de encontros e trocas de experiências durante capacitações em diversos estados brasileiros. (Microsoft)
AULA VAGA. VOCÊ SABE O QUE É ISTO?
Qual será a maior diferença entre a escola pública e a particular no Brasil? A qualidade pedagógica? Diria que não, pois em 99% dos casos a escola particular também não se preocupa em formar indivíduos nem cidadãos. A formação dos professores? Também não, pois na maioria dos casos os mesmos profissionais dão aula na rede pública e na particular. O nível de violência? Depende do ponto de vista, pois na escola particular existe um tipo de violência mais sutil que pode ferir mortalmente a personalidade e a vocação do aluno. A maior diferença entre a escola pública e a particular é uma ilustre desconhecida: a "aula vaga". Digo desconhecida porque nem mesmo os jornalistas que cobrem a área de educação sabem o que é. Este artigo pertence ao site EducaFórum, um espaço que promove a escola pública. É apartidário e mantido por pais de alunos completamente independentes. Aqui, você vai perceber que o ensino público de qualidade é possível e que só falta uma política educacional voltada para o aluno e para a comunidade.
Autoria e autorização: Questões éticas na pesquisa com crianças.
O texto analisa questões éticas enfrentadas na pesquisa com crianças de diferentes idades, grupos e contextos. Trata da concepção de infância subjacente às pesquisas em debate e analisa três questões. A primeira focaliza os nomes (verdadeiros ou fictícios) de crianças observadas ou entrevistadas e analisa se devem ou não ser explicitados na apresentação da pesquisa. A segunda discute a utilização de imagens de crianças seus rostos em especial a autorização do uso de imagens (em fotografias, vídeos ou filmes).
Revista do Professor - Porto Alegre - 2003 - Trabalhando auto - estima e resgatando valores. Projeto Nacional de Intercâmbio de Experiências Educacionais. Artigo em PDF
O romeno Basarab Nicolescu é um dos mais atuantes e respeitados físicos teóricos no cenário científico contemporâneo. Especialista na teoria das partículas elementares, é autor de diversos livros e centenas de artigos publicados em revistas especializadas e livros científicos coletivos na Europa, nos Estados Unidos, no Japão e no Brasil. Na França, participa frequentemente de programas de rádio envolvendo questões da ciência contemporânea.