Educadores
|
|
|
|
O Clube dos Professores portugueses na Internet.
Núcleo de Informática Aplicada à Educação . O trabalho de pesquisa do NIED é baseado na metodologia Logo de ensino-aprendizagem, desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology - MIT pelo Professor Seymour Papert. Resumidamente, esta metodologia propõe situações de aprendizagem em que o aluno constrói o seu conhecimento através do computador. No processo de resolver um problema através do computador, o aluno descreve a resolução deste problema segundo uma linguagem de programação (no caso, o Logo). O computador, por sua vez, executa este programa e apresenta um resultado, permitindo ao aluno o confronto de suas idéias com esse resultado. Se algo aconteceu errado, o aluno pode depurar seu programa e identificar a origem do erro.
LIVRO DIDÁTICO. Como escolher, como usar e como fazer dele o seu parceiro de trabalho. NO LIMITE Crie atividades de Geografia e de História inspiradas no programa da TV.
O estudo do processo ensino-aprendizagem numa perspectiva sócio-histórica tem salientado a relevância da atividade mediada na internalização das funções psicológicas, dando origem ao chamado comportamento superior. Vygotsky (1978) caracteriza o uso de signos e de instrumentos como atividade mediada, que irá orientar o comportamento humano, na internalização dessas funções. Mas, a mediação por signo e instrumento são de natureza diversa, enquanto o signo constitui uma atividade interna dirigido para o controle do próprio sujeito, o instrumento é orientado para o exterior, afim de controlar a natureza.