Educadores
|
|
|
|
A EMERGÊNCIA DO CYBERSPACE E AS MUTAÇÕES CULTURAIS. O que seria o espaço cibernético? O espaço cibernético é um terreno onde está funcionando a humanidade, hoje. É um novo espaço de interação humana que já tem uma importância enorme sobretudo no plano econômico e científico e, certamente, essa importância vai ampliar-se e vai estender-se a vários outros campos, como por exemplo na Pedagogia, Estética, Arte e Política.
EDUCAÇÃO E CYBERCULTURA. A nova relação com o saber. Toda e qualquer reflexão séria sobre o devir dos sistemas de educação e formação na cybercultura deve apoiar-se numa análise prévia da mutação contemporânea da relação com o saber. A esse respeito, a primeira constatação envolve a velocidade do surgimento e da renovação dos saberes e do know-how. Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no começo de seu percurso profissional serão obsoletas no fim de sua carreira. PDF
O UNIVERSAL SEM TOTALIDADE, ESSÊNCIA DA CYBERCULTURA. O texto baseia-se na proporção entre a universalidade do cyberespaço e a totalidade do mundo informacional, considera que a indeterminação do universal da cybercultura tende a manter sua indeterminação à medida que se processa a interconexão, ponto a ponto, em constante extensão, podendo tornar-se produtor ou emissor de informações novas, imprevisíveis, e reorganizar por conta própria parte da conectividade global - que transforma as condições de vida em sociedade.
TECNOLOGIAS
INTELECTUAIS E MODOS DE CONHECER: NÓS SOMOS O TEXTO. O texto aborda
o hipertexto e as relações entre a escritura (tecnologia intelectual)
e a memória (função cognitiva), intrínsecas nele . Considera que
as tecnologias intelectuais, quase sempre, exteriorizam e reificam
uma função cognitiva, uma atividade mental; e assim elas reorganizam
a economia ou a ecologia intelectual em seu conjunto e modificam
em retorno a função cognitiva.