Informática e TI
|
|
|
|
AMBIENTES INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM
Maria Inês de Matos Coelho Trabalho apresentado no V Congresso Internacional de Educação a Distância, promovido pela ABED, em São Paulo, de a 14 de Outubro de 1998, e no IV Congresso Ibero-Americano e Informática na Educação, em Brasília de 20 a 23 de outubro de 1998. Publicado em: Caderno de EDUCAÇÃO, FAE-CEPEMG, Belo Horizonte, n.15, p.7-27, mar.99
O analfabetismo funcional persiste entre os jovens brasileiros: 15% deles não têm habilidades de leitura e escrita compatíveis com sua escolaridade. Eles frequentam ou frequentaram a escola. Mesmo os que sabem ler e escrever têm dificuldade para compreender textos curtos e localizar informações, inclusive as que estão explícitas. Quanto à Matemática, lidam com os números que são familiares, como os de telefones e os preços, ou realizam cálculos simples. A compreensão do que observam ou produzem é limitada e emperra seu desenvolvimento pessoal e profissional.
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA DO BRASIL
Nos últimos anos, a Educação a Distância (EAD) vem surgindo como uma das mais importantes ferramentas de transmissão do conhecimento e da democratização da informação. A diversidade de recursos tecnológicos e comunicacionais colocados à disposição dos estudantes e professores nos cursos a distância podem colaborar de maneira bastante eficaz na preparação de profissionais.