Aula 4 - Aprender a gerar Conhecimento (3/4)
| 1. Inovação | 2. Investigação | 3. Gestão de Projetos | 4. Trabalhar Juntos |
Aprender a gerar Conhecimento“Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.” Peter Drucker 3. GESTÃO DE PROJETOS Gestão
de Projetos é um termo cujo uso cresce continuamente
nas empresas nos dias de hoje. Existem também alguns
outros termos equivalentes: gerenciamento de projetos ou
administração de projetos. Mas afinal, o que
vem a ser Gestão de Projetos? Para sabermos o que
significa esta expressão é necessário
antes conhecer o significado da palavra projeto. O dicionário
Aurélio define a palavra Projeto da seguinte forma:
[Do
Latim projectu, particípio passado de projicere,
‘lançar para adiante’.] 1. Plano, intento,
desígnio. 2.Empresa, empreendimento. 3.Redação
provisória de lei, etc. 4.Arquitetura: Plano geral
de edificação. Contextualização Os projetos representam o âmago da gestão das organizações do terceiro setor. É através deles que se realiza e se atualiza a missão das organizações. Muitas vezes, o projeto só toma corpo quando a equipe técnica passa a se relacionar com o grupo com que vai trabalhar; é nesta relação que se revelam necessidades, expectativas e valores, abrindo caminho para o desenvolvimento do trabalho. A valorização desta relação, que se caracteriza pela aprendizagem mútua, estará presente durante toda a realização do projeto e constituirá a principal referência para apontar erros, acertos e novas direções. Desta forma, na gestão de projetos de organizações do terceiro setor, a utilização de elementos teóricos ou prescritivos pode requerer adaptações. Muitas organizações têm sido capazes de apropriar-se de instrumentos e técnicas gerenciais, transformando-os de acordo com seus valores e conceitos. Tais experiências indicam que os projetos de organizações do terceiro setor podem ser aprimorados através do uso adequado destes instrumentos e técnicas. As etapas na gestão de projetos Os projetos se desenvolvem basicamente em quatro etapas: conhecimento da realidade, decisão, ação e crítica. As duas primeiras, costumeiramente tratadas como planejamento, serão abordadas aqui separadamente. Estas quatro etapas, na verdade, interagem durante todo o andamento do trabalho; nada impede que, durante as atividades programadas, os objetivos sejam revistos e adequados à realidade. Isto não significa que o projeto perdeu o rumo traçado inicialmente. Ao contrário, indica que a gestão precisa ser entendida como um processo dinâmico: realiza a crítica do que está sendo feito, incorpora o conhecimento obtido na relação com o grupo alvo e transforma-se em indicador para os próximos passos. Como se vê, o importante é o projeto gerar resultados e não, simplesmente, seguir um plano estabelecido. Conhecimento da realidade Isto não quer dizer que não se deva planejar. A habilidade em planejamento facilita muito a concretização de idéias, até porque é através deste exercício que os parâmetros para a atuação da organização serão delimitados. Quanto mais profundo for o conhecimento sobre a realidade com que se trabalha, melhores as chances de alocarmos os recursos que possuímos a serviço das transformações pretendidas. Esta etapa abrange: Análise
da situação Cuidados para esta etapa: 1. Informações x Imobilismo: não pretenda estar de posse de todas as informações possíveis para tomar decisões; aprenda a buscar novas informações à medida que o projeto caminhar. No entanto, não negligencie o valor do conhecimento sobre realidade, pulando imediatamente para a etapa de decisão. 2. Pergunte-se: o diagnóstico reflete a realidade? Decisão A partir do conhecimento da realidade que foi possível produzir, da interpretação que se fez sobre todos os elementos levantados, passa-se à etapa de decisão, que compreende: Diferentes
alternativas para enfrentar a situação Transforme necessidades em objetivos. Veja este exemplo:
Adaptado de Maximiano, Antonio Cesar. Administração de projetos: transformando idéias em resultados. São Paulo: Atlas, 1997. p.47.
Nesta etapa, também será decidido o planejamento operacional (as atividades, prazos, estimativa de custos, as responsabilidades de cada membro da equipe, indicadores de resultados e de avaliação, elaboração de orçamento, responsabilidades de outras instituições envolvidas). Cuidados para esta etapa: 1. Concretize os objetivos: alfabetizar x jovens e adultos no município y em um ano. É importante que a equipe saiba, ao longo do projeto e ao final do mesmo, se o objetivo a que se propõe é viável e que faça adequações a partir do que tiver aprendido. 2. O projeto atende à situação problema? 3. A intervenção proposta é adequada ao contexto? Ação Durante esta etapa, o importante na gestão do projeto é o controle: O
projeto está sendo realizado? Embora a crítica deva ser exercida durante todo o percurso, não se deve dispensar esta etapa, em que o projeto será avaliado como um todo. A avaliação deve servir, antes de tudo, para se obter conhecimento: sobre o problema inicial, os processos utilizados, os recursos, a gestão realizada. Desta forma, o aprendizado sobre a realização de projetos deve servir para que novas decisões sejam tomadas. O
problema original foi resolvido? Por que? Fonte: http://www.rits.org.br/gestao_teste/ge_testes/ge_tmes_jun99.cfm “Nos próximos 20 anos, todo o trabalho dos executivos do planeta será desenvolvido por meio de projetos.” Tom Peters autor do livro In search of excelence | 1. Inovação | 2. Investigação | 3. Gestão de Projetos | 4. Trabalhar Juntos | |