Aprender
a gerar Conhecimento
2.
HABILIDADES DE INVESTIGACÃO
"É basicamente através das habilidades
de investigação que as crianças aprendem
a associar suas atuais experiências com aquilo que
já aconteceu em suas vidas e com aquilo que esperam
que aconteça. Elas aprendem a explicar e prever,
e a identificar causas e efeitos, meios e fins, e meios
e conseqüências, como também a distinguir
estas coisas entre si. Elas aprendem a formular problemas,
estimar, medir e desenvolver as inúmeras capacidades
que formam a prática que se associa ao processo de
investigação”. (Lipman, 1995: 66).
Através
das habilidades cognitivas: raciocínio, investigação,
formação de conceitos e tradução
a educação estará estimulando as crianças
a pensarem melhor. No diálogo disciplinado, as pessoas
envolvidas estarão raciocinando juntas, desafiando
o pensar sobre conceitos significantes e desenvolvem a capacidade
de pensarem por si mesmas para que possam pensar original
e responsavelmente quando confrontadas. Pensando criticamente
não permanecerão indefesos diante dos esforços
em doutriná-los.
Lipman coloca que o objetivo da filosofia
é o de cultivar a excelência no pensamento,
e os filósofos fazem isso examinando o que é
pensar historicamente, musicalmente, matematicamente que
é pensar excelentemente nas disciplinas. A filosofia
para criança pode oferecer um sentido intelectual
no qual a criança poderá participar do diálogo
investigativo, onde se procura buscar respostas e se aprende
a julgar e avaliar com maior segurança e maior significado.
A metodologia de Investigação:
• Permite a análise reflexiva e crítica
dos conceitos teóricos a desenvolver em uma investigação.
• Ajuda na utilização de passos e procedimentos
para resolver problemas cujas soluções se
encontram pela aplicação do método
científico.
• Desenvolve a capacidade de crítica e argumentação
na hora de tomar decisões frente aos processos a
seguir.
• É uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento
das atividades acadêmicas e científicas.
• Estabelece o rumo correto de uma investigação
assegurando um trabalho eficaz e eficiente frente aos resultados
obtidos.
A investigação constitue um caminho para conhecer
a realidade em qualquer campo do conhecimento humano. Se
trata de um processo que mediante a aplicação
do método científico, procura obter informação
relevante e fidedigna para entender, verificar, corrigir
ou aplicar o conhecimento. (Tamayo e Tamayo, 1999)
A investigação científica acarreta
esforço e dedicação; as pessoas que
participam como investigadores são estudiosas, críticas,
criativas, honestas e sistemáticas, e estão
sempre dispostas a aprender e a crescer.
O método científico é um guia de procedimentos,
produto da experiência e da reflexão, que dipõe
pautas lógicas gerais para desenvolver e coordenar
operações destinadas ao estabelecimento e
soluções de problemas relacionados com a ciência
de modo mais eficaz possível.
Para alguns autores o método científico é:
"O conjunto de procedimentos pelos quais, se traçam
problemas científicos que se põem a prova
as hipóteses científicas."
As fases, mais as operações intermediarias
que se expõe a continuação descrevem
o processo que seguem geralmente as atividades de investigação;
mas também há que levar em conta as recomendações
dos investigadores experientes e os teóricos da investigação
no sentido não devem considerar-se normas rígidas
ou inalteráveis nem regras infalíveis na hora
de efetuar uma investigação científica.
PROCEDIMENTOS:
Toda investigação tem um processo que compreende
uma série de atividades que abrange etapas com limites
bem estabelecidos. Estas etapas podem ser:
1. PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO
2. IDENTIFICAR OS PROBLEMAS E ESPECIFICAR OS OBJETIVOS DA
INVESTIGAÇÃO
1. PROCESSO
DE INVESTIGAÇÃO
2.
IDENTIFICAR OS PROBLEMAS E ESPECIFICAR OS OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO
O primeiro passo a dar é definir cuidadosamente
o problema e colocá-lo de acordo com os objetivos
da investigação, porque, a menos que o problema
se defina bem, o custo do recolhimento de dados pode muito
bem exceder o valor das conclusões. Um antigo provérbio
diz: "Um problema bem definido é um problema
meio resolvido".
Se deve buscar um equilibrio entre definir o problema de
um forma demasiadamente extensa ou defini-la de uma forma
demasiadamente curta. O investigador pode obter informação
desnecessária e inclusive não conseguir o
que realmente necessita.
Para os alunos que tiverem maior interesse em
saber sobre os Tipos de Investigação acessem
os artigos que colocamos abaixo:
A questão
do método na investigação científica
Histórias
de Vida: Um método Qualitativo de Investigação
O
"V" Epismetológico como Instrumento Metodológico
para o Processo de Investigação
|
1. Inovação |
2. Investigação
| 3. Gestão
de Projetos | 4.
Trabalhar Juntos
|
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