Aula 2 - Como desenvolver habilidades e competências (3/4)

|1. Aprender a Aprender | 2. Aprendizagem Autônoma | 3. Buscar e Avaliar | 4. Atividade Prática|

Aprender a buscar e avaliar a Informação

"A qualidade nunca é um acidente; sempre é o resultado do esforço da inteligência". (John Ruskin)

Para um leigo, a Web pode se transformar num grande mar revolto, cheio de perigos e de oportunidades e de descaminhos. Para que, no decorrer da nossa viagem, isso não aconteça, mesmo porque estamos navegando para Aprender a Aprender, vamos continuar com algumas indicações de como se fazer pesquisas na Internet. São algumas noções que nos ajudarão a sermos mais efetivos em nossas buscas.

O emprego de estratégias e técnicas para a busca da informação nos ajudará a encontrar e organizar a informação, a localizar a informação mais importante e relevante, melhorando a compreensão e a aprendizagem.

Encontrar a informação que nos interessa na Internet pode ser como procurar agulha em palheiro: uma tarefa complicada, demorada e, muitas vezes, frustrante nos resultados. Ao longo dos anos, e à medida que a Internet foi crescendo, foram sendo criados vários mecanismos e ferramentas para auxiliar a localização e acesso aos imensos recursos informativos da Rede. O importante porém não é só encontrar a Informação, mas sim saber se ela é a correta e se possui a qualidade necessária para o que preciso.

1. Aprender a buscar a Informação

PESQUISANDO NA REDE

As informações que estão disponíveis na Web são apresentadas sob a forma de páginas devidamente organizadas em sites, que são criados em todo o mundo. A grande dificuldade do pesquisador é saber onde encontrar AQUELA informação específica que ele está precisando, naquele momento. A melhor maneira de não se perder nessa procura é usar das ferramentas que possibilitam consultas em bases de dados de informações, devidamente estruturadas e encontradas na Web.

Desde o advento do Google e do seu espantoso conceito de pesquisa, a procura consistente de informação na web tornou-se algo de dramaticamente prático e simples. Recentes análises de mercado revelaram que 99,99% das buscas efetuadas pelos internautas utilizavam quatro motores: Google, Yahoo!, MSN e Ask.com. Contudo, para além destes “fabulous four”, existe uma miríade de pro-alternative search engines repletos de características específicas de pesquisa/nichos de informação que podem fazer a diferença, e quantas vezes o fazem, na eterna demanda pelo conhecimento.

Visitá-lo e explorá-lo pode ser aditivo.

O PROCESSO DE BUSCA

DEFINIR AS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO

O usuário quando vai realizar uma busca deve ter claramente definidas suas necessidades para aquela informação e precisar qual é o conceito chave e o objetivo da busca. Sem dúvida, muitas vezes, o usuário não sabe quais são exatamente suas necessidades.

Temos que diferenciar entre:

Necessidade: é a informação que realmente o usuário quer e precisa. Objetivamente.
Desejo: é a informação que o usuário crê que necessita e nem sempre coincide com a necessidade real, pois o usuário não sabe muitas vezes quais são suas necessidades.
Demanda: é a informação que se solicita ao sistema.
Uso: é a informação que se procura.

Devemos determinar o que sabemos sobre o tema, clarificar e limitar o tema de busca. Temos que valorizar todos os fatores que tenham que ver com a necessidade de informação.

Finalidade da busca: definir os objetivos e a utilização da busca, e dizer, é para obter bibliografia para publicar um artigo, para uma tese, para um projeto de investigação, etc.
Idioma: interessam todos os idiomas ou só os mais conhecidos, os mais disponíveis.
Nivel científico: artigos de investigação, de divulgação ou ambos.
Tipos de documentos desejados: artigos, livros, literatura, etc.
Período de tempo coberto: só os mais recentes ( geralmente os 5 ultimos anos) ou um período mais amplo.
Número de referências que se deseja: especificar quantas referências deseja encontrar.
Necessidade de precisão e exaustão: A busca exaustiva é a que pretende obter todos os documentos existentes sobre o tema. Isso atrae como consequência a obtensão de abundante informação não relevante. A busca eficaz é a que não obtem todos os documentos existentes mas todos os registros obtidos são adequados.

ESTABELECER A ESTRATÉGIA DA BUSCA

A busca se fundamenta em uma série de táticas, estratégias ou procedimentos para obter a informação da forma mais rápida, com economia de tempo, menos exaustão e maior pertinência possivel. A aplicação desses procedimentos se denomina estratégia de busca. A estratégia está em função de vários fatores, entre eles: a limitação do tempo a meses ou anos, ao custo, a experiência do documentalista, o conhecimento prévio das bases de dados que consulta, a correta aplicação do programa de recuperação no banco de dados.
Para realizar a busca se elabora a equação da busca, onde teremos que considerar diversos operadores que serão descritos logo abaixo.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE BUSCA

Nesse ítem resolvemos disponibilizar para vocês uma apresentação em Power Point, de autoria do Prof. Rubens Queiroz da Unicamp, sobre as Técnicas e Ferramentas utilizadas no processo de busca, além do MiniCurso sobre o tema, disponibilizado gratuitamente pela equipe de EAD da mesma Universidade.

Técnicas de Busca (PDF)

Minicurso Unicamp

Abaixo um link onde podemos encontrar endereços de motores de busca alternativos.
http://my.opera.com/Ricardo%20Belfiglio/blog/100-motores-de-busca-alternativos

SELEÇÃO DAS FERRAMENTAS DE BUSCA

• Para selecionar os instrumentos que vamos utilizar para realizar a busca devemos nos basear nos seguintes critérios:
• Cobertura temática: medicina, economia, ciências e saúde, etc.
• Cobertura geográfica: nacional, internacional, latinoamericana, anglosaxona, ...
• Idioma que utiliza
• Cobertura retrospectiva: nº de anos que abrange.
• Existencia ou não de vocabulário controlado
• Disponibilidade de teses, lista de palavras chave.
• Conhecimento do programa de busca.
• Possibilidade de acessar o documento principal: Acesso livre, envio por e-mail ou não permite acesso ao documetno.
• Disponibilidade e acessibilidade as bases de dados: em CD-Rom, conexão de internet a um servidor pré determinado ou na rede web.
• Dados que proporcionam os registros bibliográficos.
• Prestígio do produtor do texto.

BIBLIOTECAS

As bibliotecas constituem uma ferramenta para buscar informação. Conhecer os tipos de catálogos, sua cobertura temática, as estratégias de busca, a forma de acesso ao documento original são elementos importantes para levar a cabo uma busca de qualidade.

Entre os serviços que oferecem as bibliotecas aos usuários podemos destacar os seguintes: Consulta em sala, empréstimo local e interbibliotecas, acesso a bases de dados, revistas eletrônicas e serviço de reprografia.

Relação de alguns endereços de Bibliotecas

Biblioteca Nacional - http://www.ima.ufrj.br/bibliot/biblnacionais.htm
Bibliotecas Nacionais de outros Estados - http://www.universia.pt/conteudos/bibliotecas/pesquisa_bibliografica1.jsp
Biblioteca Nacional de Portugal - http://www.bn.pt/pesquisa-bibliografica.html
Bibliotecas Nacionais (FGV) - http://www.eaesp.fgvsp.br/default.aspx?pagid=JKKCPKUM
Comite Gestor Internet - http://www.cgi.br/gt/gtbv/gtbv.htm
National Libraries of the World - http://www.ifla.org/VI/2/p2/national-libraries.htm
Sistema de Bibliotecas (SISBI) - http://www.bibliotecas.ufu.br/

RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA VOCÊ:

• Elaborar e manter uma lista própria de buscadores, metabuscadores, diretórios, guias e recursos mais úteis em seu computador.
• Consultar os bibliotecários das Universidades e Escolas para receber orientações sobre estratégias de busca e localização de recursos de informação na web, e para obter documentos.
• Usar os tutoriais para aprender a selecionar e utilizar as diferentes ferramentas de busca.
• Usar buscadores e metabuscadores.
• Realizar buscas por palavras.
• Utilizar buscadores especializados.
• Usar buscadores regionais para localizar informação originada fora dos EUA ou em idiomas diferente ao inglês.
• Explorar áreas de interesse temático.
• Usar os guias temáticos para conhecer os principais recursos de informação que cubram nossos interesses.
• Usar diretórios especializados para buscas exaustivas de recursos.
• Usar diretórios de bases de dados para conhecer quais delas podem oferecer informação útil para nossas buscas.
• Usar guías, diretórios ou motores avançados se a informação que buscamos pode estar em uma base de dados.
• Usar as opções avançadas dos buscadores para localizar imagens ou arquivos PDF ou PostScript.

DICAS - ANOTAÇÕES PARA O ALUNO

Anote os procedimentos que facilitam as buscas.
Lista de preferidos (Bookmark). Podemos guardar o endereço (URL) mais utilizado, evitando assim memorizá-las ou digitar toda vez que a acessamos.
Usa o Bloco de Notas. Mantenha-o minimizado. Copie e cole as URLs interessantes que encontrou durante a navegação.
Evita repetir as webs visitadas previamente. Na página de resultado dos buscadores você encontrará muitas referências repetidas. Observa a cor da que indica que já foi visitada por você anteriormente. Ganhe tempo.
Utilize vários buscadores. www.search.com (nessa página você encontrará direções de outros buscadores)
Pergunte a seus amigos os sites novos na web. Muitas pessoas já visitaram lugares na web que você desconhece.
Não esqueça os métodos tradicionais de busca. As bibliotecas, os guias, as oficinas do curso, etc.
Verifique sua ortografia. Se não estás seguro de como se escreve certa palavra, ou se existem várias maneiras de escrever uma palavra, inclua na busca todas as palavras possíveis. Por exemplo: CDROM e CD-ROM
Esse é o endereço de um tradutor de vários idiomas. ( http://www.logos.it )
Comprove a confiabilidade da fonte do texto pesquisado. Busque essa informação verificando o nome da pessoa ou Instituição responsável e também a data da ultima revisão, este procedimento verificando a fonte confiável pode estar obsoleta.
Utilize as FAQ. São listas de dúvidas, com perguntas e respostas. As FAQs são um bom método para aprender sobre um tema.

2. Aprender a avaliar a Informação

Avaliar os conteúdos que são publicados na web consiste em aplicar a eles um conjunto de critérios que permitam discernir a veracidade, a credibilidade, a confiabilidade, e em definitivo, a qualidade da informação que esse meio nos proporciona. A aplicação desses critérios nos ajudará a conseguir selecionar recursos pertinentes e rigorosos. Avaliar é, portanto, analisar e avaliar se esse conjunto de critérios, formado por uma série de indicadores e parâmetros, estão presentes no site da web avaliado.

Não existe um modelo único de avaliação nem um guia com indicadores e parâmetros normalizados. A literatura científica a esse respeito nos oferece inúmeros trabalhos, com apontamentos procedentes de investigadores e estudiosos do tema que proporcionam suas próprias perspectivas e enfoques de avaliação. De forma geral, podemos assinalar que os indicadores que devemos analisar são os que se referem a:

AUTORIA, critério essencial para distinguir a credibilidade da fonte de informação e da qualidade dos conteúdos, pois é o responsável pela informação que proporciona.
ATUALIZAÇÃO, se refere a constância da atualização dos conteúdos avaliados, e a atualidade das informações.
CONTEÚDO, que integra todo o conjunto de indicadores que temos que analisar, como a cobertura, amplitude e o nível de profundidade com que são tratados esses conteúdos; a exatidão, rigor e precisão da informação; e a objetividade da informação.
ACESSIBILIDADE, a capacidade de um sítio web de ser visitado em sua totalidade por todos os usuários, independentemente das condições físicas ou técnicas com que acessam a Internet.
FUNCIONALIDADE, critério que valoriza a efetividade do sitio web a hora de utilizá-lo e consultá-lo.
NAVEGABILIDADE, a facilidade com que o usuário pode navegar por todo o conteúdo que configura no sítio web, um espaço agradável, graças a um conjunto de recursos e estratégias de navegação ali desenhadas.
DESENHO, relacionado com diversos aspectos relativos a ergonomia e aspecto físico do sítio web, que contribuem para fazer do sítio web um espaço agradável para a vista e fácil de ler pelo usuário.

O método mais utilizado geralmente para avaliar a informação eletrônica é aquela que se centra na satisfação do usuário e de suas necessidades de informação, e se baseia na análise e valorização de uma série de critérios que devem estar presentes ao conteúdo.

O procedimento mais freqüente para avaliar um recurso eletrônico é utilizar uma tabela onde se especificam os critérios e indicadores que devem ser valorizados, a cada um dos quais pode proporcionar-se uma pontuação.

 

Critérios
Indicadores
AUTORIA Destaque do autor
Informação sobre o autor
Meio de contato (e-mail)
Logotipo da organização
Declaração de princípios e propósito do site
Avaliação externa
ATUALIZAÇÃO Data de criação
Data de atualização
Informação atual e atualizada
Existência links obsoletos e desatualizados
CONTEÚDO Cobertura
Exatidão, precisão e rigor
Pertinência
Objetividade
ACESSIBILIDADE Desenho compatível com diferentes versões navegador e resoluções de tela.
Versões alternativas de visualização.
Cumprimento dos regulamentos WAI
Impressão correta
Ajuda para navegação e a compreensão dos conteúdos.
Versões em outras línguas.
FUNCIONALIDADE Estrutura lógica: tabela, menu de conteúdos
Pertinência e adequação dos títulos, seções.
Existência de mapa web com links
Sistema de busca de conteúdo próprio.
NAVEGABILIDADE Menu de conteúdos
Botões de Navegação
DESIGN Elegante, funcional e atrativo.
Combinação de cores, formas e imagens.
Tipografia textual adequada
Homogeneidade de estilo e formato.

 

O objetivo da competência Aprender a buscar e Avaliar informação é duplo: por uma parte, definir as principais seqüências e estratégias para levar a cabo uma busca precisa e pertinente, em segundo lugar uma vez encontrada a informação avaliar a mesma para saber se o que foi encontrado cumpre com os critérios de avaliação gerais assim como os indicadores e parâmetros que devem ser analisados nos conteúdos de uma página web.

O aluno desse curso deverá no final dessa Unidade:
• Desenvolver habilidade que permita buscar, selecionar, avaliar e organizar a informação de um texto.
• Conhecer as estratégias de busca para a recuperação dos dados e conceitos expressos nos textos.
• Determinar que tipo e para quê se necessita da informação.
• Dominar as técnicas e métodos para formular a busca e para a seleção dos instrumentos adequados.
• Conhecer as diferentes ferramentas de busca de informação existente como instrumentos para a aprendizagem significativa.


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