Aula 2 - Como desenvolver habilidades e competências (3/4)
|1. Aprender a Aprender | 2. Aprendizagem Autônoma | 3. Buscar e Avaliar | 4. Atividade Prática|
Aprender a buscar e avaliar a Informação"A qualidade nunca é um acidente; sempre é o resultado do esforço da inteligência". (John Ruskin) Para um leigo, a Web pode se transformar num grande mar revolto, cheio de perigos e de oportunidades e de descaminhos. Para que, no decorrer da nossa viagem, isso não aconteça, mesmo porque estamos navegando para Aprender a Aprender, vamos continuar com algumas indicações de como se fazer pesquisas na Internet. São algumas noções que nos ajudarão a sermos mais efetivos em nossas buscas. O emprego de estratégias e técnicas para a busca da informação nos ajudará a encontrar e organizar a informação, a localizar a informação mais importante e relevante, melhorando a compreensão e a aprendizagem. Encontrar a informação que nos interessa na Internet pode ser como procurar agulha em palheiro: uma tarefa complicada, demorada e, muitas vezes, frustrante nos resultados. Ao longo dos anos, e à medida que a Internet foi crescendo, foram sendo criados vários mecanismos e ferramentas para auxiliar a localização e acesso aos imensos recursos informativos da Rede. O importante porém não é só encontrar a Informação, mas sim saber se ela é a correta e se possui a qualidade necessária para o que preciso. 1. Aprender a buscar a Informação PESQUISANDO NA REDE As informações que estão disponíveis na Web são apresentadas sob a forma de páginas devidamente organizadas em sites, que são criados em todo o mundo. A grande dificuldade do pesquisador é saber onde encontrar AQUELA informação específica que ele está precisando, naquele momento. A melhor maneira de não se perder nessa procura é usar das ferramentas que possibilitam consultas em bases de dados de informações, devidamente estruturadas e encontradas na Web. Desde o advento do Google e do seu espantoso conceito de pesquisa, a procura consistente de informação na web tornou-se algo de dramaticamente prático e simples. Recentes análises de mercado revelaram que 99,99% das buscas efetuadas pelos internautas utilizavam quatro motores: Google, Yahoo!, MSN e Ask.com. Contudo, para além destes “fabulous four”, existe uma miríade de pro-alternative search engines repletos de características específicas de pesquisa/nichos de informação que podem fazer a diferença, e quantas vezes o fazem, na eterna demanda pelo conhecimento. Visitá-lo e explorá-lo pode ser aditivo. O PROCESSO DE BUSCA DEFINIR AS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO O usuário quando vai realizar uma busca deve ter claramente definidas suas necessidades para aquela informação e precisar qual é o conceito chave e o objetivo da busca. Sem dúvida, muitas vezes, o usuário não sabe quais são exatamente suas necessidades. Temos que diferenciar entre: Necessidade: é a
informação que realmente o usuário
quer e precisa. Objetivamente. Devemos determinar o que sabemos sobre o tema, clarificar e limitar o tema de busca. Temos que valorizar todos os fatores que tenham que ver com a necessidade de informação. Finalidade da busca: definir
os objetivos e a utilização da busca, e dizer,
é para obter bibliografia para publicar um artigo,
para uma tese, para um projeto de investigação,
etc. ESTABELECER A ESTRATÉGIA DA BUSCA A busca se fundamenta em uma série
de táticas, estratégias ou procedimentos para
obter a informação da forma mais rápida,
com economia de tempo, menos exaustão e maior pertinência
possivel. A aplicação desses procedimentos
se denomina estratégia de busca. A estratégia
está em função de vários fatores,
entre eles: a limitação do tempo a meses ou
anos, ao custo, a experiência do documentalista, o
conhecimento prévio das bases de dados que consulta,
a correta aplicação do programa de recuperação
no banco de dados. TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE BUSCA Nesse ítem resolvemos disponibilizar para vocês uma apresentação em Power Point, de autoria do Prof. Rubens Queiroz da Unicamp, sobre as Técnicas e Ferramentas utilizadas no processo de busca, além do MiniCurso sobre o tema, disponibilizado gratuitamente pela equipe de EAD da mesma Universidade.
Abaixo um link onde podemos encontrar endereços de
motores de busca alternativos. SELEÇÃO DAS FERRAMENTAS DE BUSCA • Para selecionar os instrumentos
que vamos utilizar para realizar a busca devemos nos basear
nos seguintes critérios: BIBLIOTECAS Entre os serviços que oferecem as bibliotecas aos usuários podemos destacar os seguintes: Consulta em sala, empréstimo local e interbibliotecas, acesso a bases de dados, revistas eletrônicas e serviço de reprografia. Relação de alguns endereços de Bibliotecas Biblioteca Nacional - http://www.ima.ufrj.br/bibliot/biblnacionais.htm
RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA VOCÊ: • Elaborar e manter uma lista própria
de buscadores, metabuscadores, diretórios, guias
e recursos mais úteis em seu computador. DICAS - ANOTAÇÕES PARA O ALUNO Anote os procedimentos que facilitam as
buscas. 2. Aprender a avaliar a InformaçãoAvaliar os conteúdos que são publicados na web consiste em aplicar a eles um conjunto de critérios que permitam discernir a veracidade, a credibilidade, a confiabilidade, e em definitivo, a qualidade da informação que esse meio nos proporciona. A aplicação desses critérios nos ajudará a conseguir selecionar recursos pertinentes e rigorosos. Avaliar é, portanto, analisar e avaliar se esse conjunto de critérios, formado por uma série de indicadores e parâmetros, estão presentes no site da web avaliado. Não existe um modelo único de avaliação nem um guia com indicadores e parâmetros normalizados. A literatura científica a esse respeito nos oferece inúmeros trabalhos, com apontamentos procedentes de investigadores e estudiosos do tema que proporcionam suas próprias perspectivas e enfoques de avaliação. De forma geral, podemos assinalar que os indicadores que devemos analisar são os que se referem a: AUTORIA, critério
essencial para distinguir a credibilidade da fonte de
informação e da qualidade dos conteúdos,
pois é o responsável pela informação
que proporciona. O método mais utilizado geralmente para avaliar a informação eletrônica é aquela que se centra na satisfação do usuário e de suas necessidades de informação, e se baseia na análise e valorização de uma série de critérios que devem estar presentes ao conteúdo. O procedimento mais freqüente para avaliar um recurso eletrônico é utilizar uma tabela onde se especificam os critérios e indicadores que devem ser valorizados, a cada um dos quais pode proporcionar-se uma pontuação.
O objetivo da competência Aprender a buscar e Avaliar informação é duplo: por uma parte, definir as principais seqüências e estratégias para levar a cabo uma busca precisa e pertinente, em segundo lugar uma vez encontrada a informação avaliar a mesma para saber se o que foi encontrado cumpre com os critérios de avaliação gerais assim como os indicadores e parâmetros que devem ser analisados nos conteúdos de uma página web.
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