Capacidade
para Aprender ( aprendizagem autônoma)
"Uma
pessoa aprende significativamente, as coisas que percebe
como vinculadas com a sua vivência..." (Carl
Rogers)
Nessa
aula iremos tratar sobre a aprendizagem autônoma,
uma opção de aprendizagem muito importante
nos dias atuais pela necessidade que temos de conhecimentos.
Iniciando eu diria que: a criança que aprende a andar,
no início necessita de apoio e a supervisão
de um adulto, também, toda a aprendizagem está
orientada para que a pessoa que aprenda possa um dia (quanto
antes melhor) aprender de forma autônoma. Em uma situação
de aprendizagem para toda a vida, o aprender a aprender
se converte em uma destreza necessária em si mesma.
O adulto deve ser capaz de definir seus objetivos de aprendizagem
em consonância com seus valores e sua situação,
de desenvolver um plano para alcançá-los,
de aplicar o esforço e vontade necessários
e de avaliar os resultados de sua aprendizagem.
Ser capaz de aprender autonomamente é uma garantia
de desenvolvimento pessoal, maior espaço de liberdade
interior e exterior, e melhor adaptação a
um ambiente em contínua transformação.
Na realidade, todos somos capazes de aprender de forma autonoma,
do mesmo modo que o bebe busca aprender e desenvolver-se
por sua conta. O primeiro que temos que fazer para progredir
nessa direção é responsabilizar-nos
plenamente por nossa aprendizagem e abandonar as "muletas"
que temos nos apoiado até agora, deixando de considerar
as nossas fontes de aprendizagem como verdades intocáveis
e passando a considerá-las "companheiras"
na busca da verdade e de uma sociedade melhor para todos.
A autonomia na aprendizagem não deve cair no extremo
contrário em fazer o indivíduo protagonista
único de sua própria aprendizagem. Trata de
superar a dependência no trabalho de aprender, para,
desde o melhor que podemos dar de nós mesmos e desde
o que mais nos move, colaborar no desenvolvimento do saber
coletivo. A aprendizagem autonoma tampouco é ingênua,
ela busca somente ser eficiente. Não tem sentido
tentar descobrir por nossa conta continuamente, por mais
que possa ser educativo fazêr-lo de vez em quando
sempre pensamos que não estamos inventando nada novo.
Convém aproveitar-nos dos conhecimentos dos demais
e também facilitar os nossos, criando uma sinergia
que tanto facilita o verdadeiro desenvolvimento social.
DEFINICÃO
Aprendizagem autonoma quer dizer aprendizagem
realizada com uma motivação, alguns conteúdos,
algumas técnicas e uma evolução que
procede da própria pessoa que aprende e são
realizados por ela. É o contrário da aprendizagem
supervisionada, no qual os objetivos, os conteúdos,
as técnicas de aprendizagem e a evolução
são realizados por pessoas externas (professores
e instrutores).
Cada tipo de aprendizagem tem suas vantagens e desvantagens.
A aprendizagem autonoma está mais próxima
às necessidades e objetivos do estudante; enquanto
que a aprendizagem supervisionada é, geralmente,
"mais objetiva", visto que os objetivos, conteúdos,
métodos de ensino e técnicas de avaliação
estão mais socializados e submetidos a um certo consenso
geral.
Sem dúvida, conforme
a pessoa alcança a formação geral e
a qualificação técnica para seu desempenho
como cidadão e profissional, também é
cada vez mais necessário que desenvolva sua capacidade
de aprendizagem autonoma, porque cada vez mais suas necessidades
de conhecimentos, são maiores do que os resultados
de conhecimentos já existentes, e requerem mais da
observação, da investigação
e da reflexão.
E mais, a aprendizagem autônoma é uma das qualidades
da liderança.
Quando uma pessoa alcança a maestria
de sua especialidade, nele e em seus iguais recae a responsabilidade
de fazer avançar sua disciplina através da
observação, da investigação,
do desenvolvimento e da inovação por sua conta
e sempre em discussão com seus colegas. De outro
lado, a autonomia na aprendizagem proporciona liberdade
e capacidade crítica, e é, certamente, um
dos instrumentos para ganhar autonomia e liberdade de critério
e de ação como pessoa, cidadãos e profissionais.
Sem dúvida, a aprendizagem autonoma não é
sinônimo de solitário. Antes ao contrário,
complementa a observação e a reflexão
sobre a própria experiência com a leitura dos
trabalhos de outras pessoas, conversas, trabalho de grupo,
cursos formais e informais. O estudante autônomo seleciona
as melhores estratégias, as mais eficazes e eficientes
para alcançar seus objetivos de aprendizagem.
PROATIVIDADE
A
proatividade consiste na capacidade da pessoa antever possíveis
problemas que possam ocorrer com a empresa que faz parte,
e trabalhar para que não aconteçam. Sabem
aquela história do “melhor prevenir do que
remediar?” Cabe direitinho neste caso. Prevenir o
problema… Portanto, ser proativo significa tomar a
iniciativa na resolução de problemas, inclusive
antes que ele tenha surgido. Em primeiro lugar, supõem-se
o que se pode fazer a respeito a um problema, em vez de
limitar-se a constatar que o problema existe e, infelizmente,
a responsabilizar os outros, queixar-se, tomar uma postura
de vítima, de "eu não posso fazer nada",
de "Se fosse..." ou "Se tivera...",
ou "O que vamos fazer se sou assim"
Suponha ser responsável e tentar sê-lo de maneira
eficaz e eficiente. Sem dúvida, a proatividade é
um passo a mais, supõe assumir uma atitude de busca
contínua para a melhoria das coisas antes que os
problemas sucedam. De explorar o ambiente em busca de problemas
e de oportunidades, e de atuar a respeito dessa visão.
A proatividade - o alerta ativo - é um dos requisitos
da aprendizagem autônoma.
Em definitivo, proatividade significa:
• Estar alerta
• Responsabilizar-se
• Tomar a iniciativa
• Atuar
FIXAR METAS
Fixar as metas é o primeiro passo
para dirigir nossa vida e nossa aprendizagem. Algumas dessas
metas podem vir de outras pessoas, mas sempre devem ser
interiorizadas e assumidas de verdade para que surjam seu
efeito direcional para nossa conduta. As metas se organizam
ao longo do tempo e em distintas ordens de nossa vida. Essas
metas convenientemente generalizadas, projetadas a longo
prazo e sistematizadas podem resumir-se em alguns breves
parágrafos que configuram nosso enunciado de missão.
Estabelecer metas requer documentar-se e informar-se, mas,
sobretudo, requer usar a imaginação para alcançar
uma imagem clara do que desejamos conseguir e como nos vemos
no futuro. Este conceito aplicado ao mundo dos negócios
é o que os consultores de empresas denominam "visão".
Só quando são estabelecidas claramente as
metas - os parâmetros da eficácia - tem sentido
abordar o problema de como consegui-las de maneira eficiente.
Primeiro, temos que abordar os objetivos; depois as tarefas.
ORGANIZACÃO DO TEMPO
Administrar nosso tempo é cuidar
de nosso principal recurso. Organizar o tempo supõe
usá-lo adequadamente às distintas tarefas
que temos determinado e aos diferentes momentos em que os
desempenhamos. O principal instrumento de planificação
do tempo é denominado matriz de administração
do tempo.
|
URGENTE
|
NÃO URGENTE
|
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ATIVIDADES
|
RESULTADOS
|
ATIVIDADES
|
RESULTADOS
|
Importante |
• Crises
• Problemas
• Prêmios
• Projetos cujas datas estão vencendo. |
• Stress
• Esgotamento
• Administração de crises
• Sempre apagando "incêndio" |
• Prevenção,
• Atividades de potencialização
de nossa capacidade.
• Reconhecer novas oportunidades
• Planificação. |
• Visão,
• Perspectiva
• Equilibro
• Disciplina
• Controle
Pós crise |
Não
Importante |
• Interrupções,
• Algumas chamadas
• Correio, alguns
informes
• Algumas reuniões
• Questões imediatas
• Atividades |
• Concentração nos prazos curtos
• Administração de
crises
• Caráter de camaleão
• Atento a reputação
• Considera que as metas e os planos não
valem a pena
• Sente-se impotente,
excluido do controle
• Relações frágeis ou
desgastadas |
• Trivialidades, alienado,
inútil
• Algumas cartas,
chamadas telefônicas
e correios electrônicos
• Perda de tempo
|
• Total
irresponsabilidade
• Despedido dos
empregos
• Dependendo de
outros ou governado
por prêmios |
O objetivo da tabela é ir movendo
a atividade do segundo quadrante (o importante não
o urgente) , reduzindo os outros quadrantes EFICIÊNCIA
NO USO DE TEMPO.
Após fazermos uma análise
que nos permite determinar o importante, alguns conselhos
que nos podem ajudar a alcançar uma maior eficiência
no uso do tempo são:
•
Recorda sempre: “o primeiro é o primeiro”.
• Não descuide do importante pelo urgente.
• Reserve tempo para planificar e para antecipar-se
aos problemas.
• Aprenda a dizer não quando não possa
fazer algo ou questione seus valores. Comunique e discuta
seus motivos.
• não demore nas decisões além
do ponto crítico. "Pense, despache a atue rápido".
• Não te permita a divagações
e demoras, faça as coisas o quanto antes. Como diz
o ditado: "Não deixes para amanhã o que
podes fazer hoje."
• Escute atentamente os outros e faça com precisão
suas atividades, assim não perderás tempo
tendo que refáze-las. Se tem dúvidas pergunte.
• Seja pontual e solicite pontualidade. Evite perder
tempo em ficar "jogando
conversa fora" com os demais.
• Termine as tarefas. Não a deixe incompletas
passando de um assunto a outro sem parar.
• Escreva tudo o que tenhas que fazer em listas, agenda,
calendário. Conseguirás muita tranquilidade.
Provisoriamente utilize blocos de rascunho e deixe em um
só lugar e organize as anotações ao
menos todas as semanas.
• Revise suas listas, projetos e planos com periodicidade.
Se não, não te servirão para nada.
• Divida o trabalho com outras pessoas de sua confiança
de maneira que cada um faça a atividade de forma
mais eficaz que puder e concentre as atividades do mesmo
tipo.
• Coloque distância emocional e pessoal entre
as coisas do trabalho e de sua vida pessoal.
• Divida as grandes tarefas em partes menores, inclusive
minúsculas, e comece já.
• Quando quiser trabalhar com outras pessoas, não
vá verificar o que elas fizeram e sim se elas tiveram
idéias.
• Evite as interrupções não desejadas,
questione-as rapidamente e educadamente.
• Estude em qual momento do dia é mais eficaz
para determinados tipos de questões( ler, reunião,
escrever, etc.)
• Concentre as tarefas do mesmo tipo: por exemplo:
todas as compras em uma mesma saída, todas as chamadas
ou cartas, etc.
• Arquive bem todos os papeis que irá necessitar
e que prevê que possa necessitar no futuro.
• Tenha bem organizado teus objetos pessoais e documentos,
mais próximos de você quanto mais forem úteis.
• Tenha sempre limpa sua mesa de trabalho para que
nada te distraia. Deixe-a perfeitamente ordenada ao final
do dia.
• Utilize a tecnologia da informática e das
telecomunicações.
Recorde, em qualquer caso, que não é eficiente
uma grande atividade a custa de uma sensação
sufocante de stress. Até que um certo stress nos
motiva e faz nos sentirmos ativos e bem, porém uma
grande quantidade de stress por um longo tempo prejudicará
nossa saúde e colocará em perigo os próprios
objetivos que pretendemos alcançar com nossa frenética
atividade.
COMO FIXAR AS METAS
Para fixar as metas, você deve centralizar-se
em duas dimensões: por um lado, teus projetos
principais e, por outro, a linha do tempo.
Os projetos são as facetas
relativamente independentes da vida que desempenhamos: como
filhos ou pais, como amigos, como torcedores de um time,
como profissionais, como seres que precisam cuidar de seu
corpo, de sua mente e de seu espírito, etc. Cada
um deve determinar seus projetos,
porque muitos são universais: desenvolvimento
de si mesmo em suas diferentes etapas - saúde, esporte,
relacionamento social, trabalho e desenvolvimento profissional,
seguridade e desenvolvimento econômico, tempo livre,
compromisso comunitário e outros. Controlar a linha
do tempo significa fazer cortes para ver como gostaria de
estar dentro de 1 ano, de dois anos, de cinco, dez, vinte
anos e ao final da vida respeitando aos diferentes projetos.
Logo é necessário ir compatibilizando as diferenças
que surgem entre esses níveis, e sair daquelas contingências
da vida que modificam de forma irredutível nosso
caminho. As metas são sempre renunciavéis,
mas é necessário tê-las o mais claro
possível. Concretize ao máximo tua visão,
tentando imaginar-se com clareza como queres te ver em cada
um dos aspectos importantes de tua vida. Especifique-as
em resultados que queira alcançar.
ALGUMAS FERRAMENTAS DE CONTRÔLE
DO TEMPO
LISTA DE TAREFAS: Leve-a
todo dia. Assinale conforma vá cumprindo as tarefas.
Se quiser, guarda um histórico para examinar teu
uso do tempo.
AGENDA: Serve para anotar todas as atividades
que devem ser executadas ou para planificar a lista de tarefas
para sua atividade diária.
PROJETOS: As listas de tarefas específicas
para desenvolver projetos devem ser integradas quando vai
processando a lista de tarefas diárias e a agenda.
PLANIFICAÇÕES: São
listas organizadas e priorizadas pelo que queremos conseguir
em um dado prazo. Podem ser gerais ou parciais, mas sempre
é conveniente que exista uma ordem geral para que
não se desequelibre os distintos aspectos de nossa
vida.
PROJETO PESSOAL: É um documento
em que estão estabelecidos os projetos
e as metas a longo prazo.
Finalizando essa aula é bom recordarmos
que a autonomia na aprendizagem não deve cair no
extremo contrário em fazer o indivíduo protagonista
único de sua própria aprendizagem. O importante
é colaborar no desenvolvimento do saber coletivo.
O
aluno após essa aula deverá:
•
SABER por que é necessário aprender
de forma autônoma.
• SABER definir e priorizar objetivos.
• APRENDER a valorizar nosso tempo e organizá-lo
de forma mais eficiente.
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