Aula 2 - Como desenvolver habilidades e competências (2/4)

|1. Aprender a Aprender | 2. Aprendizagem Autônoma | 3. Buscar e Avaliar | 4. Atividade Prática|

Capacidade para Aprender ( aprendizagem autônoma)

"Uma pessoa aprende significativamente, as coisas que percebe como vinculadas com a sua vivência..." (Carl Rogers)


Nessa aula iremos tratar sobre a aprendizagem autônoma, uma opção de aprendizagem muito importante nos dias atuais pela necessidade que temos de conhecimentos. Iniciando eu diria que: a criança que aprende a andar, no início necessita de apoio e a supervisão de um adulto, também, toda a aprendizagem está orientada para que a pessoa que aprenda possa um dia (quanto antes melhor) aprender de forma autônoma. Em uma situação de aprendizagem para toda a vida, o aprender a aprender se converte em uma destreza necessária em si mesma. O adulto deve ser capaz de definir seus objetivos de aprendizagem em consonância com seus valores e sua situação, de desenvolver um plano para alcançá-los, de aplicar o esforço e vontade necessários e de avaliar os resultados de sua aprendizagem.

Ser capaz de aprender autonomamente é uma garantia de desenvolvimento pessoal, maior espaço de liberdade interior e exterior, e melhor adaptação a um ambiente em contínua transformação. Na realidade, todos somos capazes de aprender de forma autonoma, do mesmo modo que o bebe busca aprender e desenvolver-se por sua conta. O primeiro que temos que fazer para progredir nessa direção é responsabilizar-nos plenamente por nossa aprendizagem e abandonar as "muletas" que temos nos apoiado até agora, deixando de considerar as nossas fontes de aprendizagem como verdades intocáveis e passando a considerá-las "companheiras" na busca da verdade e de uma sociedade melhor para todos.

A autonomia na aprendizagem não deve cair no extremo contrário em fazer o indivíduo protagonista único de sua própria aprendizagem. Trata de superar a dependência no trabalho de aprender, para, desde o melhor que podemos dar de nós mesmos e desde o que mais nos move, colaborar no desenvolvimento do saber coletivo. A aprendizagem autonoma tampouco é ingênua, ela busca somente ser eficiente. Não tem sentido tentar descobrir por nossa conta continuamente, por mais que possa ser educativo fazêr-lo de vez em quando sempre pensamos que não estamos inventando nada novo. Convém aproveitar-nos dos conhecimentos dos demais e também facilitar os nossos, criando uma sinergia que tanto facilita o verdadeiro desenvolvimento social.

DEFINICÃO

Aprendizagem autonoma quer dizer aprendizagem realizada com uma motivação, alguns conteúdos, algumas técnicas e uma evolução que procede da própria pessoa que aprende e são realizados por ela. É o contrário da aprendizagem supervisionada, no qual os objetivos, os conteúdos, as técnicas de aprendizagem e a evolução são realizados por pessoas externas (professores e instrutores).

Cada tipo de aprendizagem tem suas vantagens e desvantagens. A aprendizagem autonoma está mais próxima às necessidades e objetivos do estudante; enquanto que a aprendizagem supervisionada é, geralmente, "mais objetiva", visto que os objetivos, conteúdos, métodos de ensino e técnicas de avaliação estão mais socializados e submetidos a um certo consenso geral.
Sem dúvida, conforme a pessoa alcança a formação geral e a qualificação técnica para seu desempenho como cidadão e profissional, também é cada vez mais necessário que desenvolva sua capacidade de aprendizagem autonoma, porque cada vez mais suas necessidades de conhecimentos, são maiores do que os resultados de conhecimentos já existentes, e requerem mais da observação, da investigação e da reflexão.
E mais, a aprendizagem autônoma é uma das qualidades da liderança.

Quando uma pessoa alcança a maestria de sua especialidade, nele e em seus iguais recae a responsabilidade de fazer avançar sua disciplina através da observação, da investigação, do desenvolvimento e da inovação por sua conta e sempre em discussão com seus colegas. De outro lado, a autonomia na aprendizagem proporciona liberdade e capacidade crítica, e é, certamente, um dos instrumentos para ganhar autonomia e liberdade de critério e de ação como pessoa, cidadãos e profissionais. Sem dúvida, a aprendizagem autonoma não é sinônimo de solitário. Antes ao contrário, complementa a observação e a reflexão sobre a própria experiência com a leitura dos trabalhos de outras pessoas, conversas, trabalho de grupo, cursos formais e informais. O estudante autônomo seleciona as melhores estratégias, as mais eficazes e eficientes para alcançar seus objetivos de aprendizagem.

PROATIVIDADE

A proatividade consiste na capacidade da pessoa antever possíveis problemas que possam ocorrer com a empresa que faz parte, e trabalhar para que não aconteçam. Sabem aquela história do “melhor prevenir do que remediar?” Cabe direitinho neste caso. Prevenir o problema… Portanto, ser proativo significa tomar a iniciativa na resolução de problemas, inclusive antes que ele tenha surgido. Em primeiro lugar, supõem-se o que se pode fazer a respeito a um problema, em vez de limitar-se a constatar que o problema existe e, infelizmente, a responsabilizar os outros, queixar-se, tomar uma postura de vítima, de "eu não posso fazer nada", de "Se fosse..." ou "Se tivera...", ou "O que vamos fazer se sou assim"

Suponha ser responsável e tentar sê-lo de maneira eficaz e eficiente. Sem dúvida, a proatividade é um passo a mais, supõe assumir uma atitude de busca contínua para a melhoria das coisas antes que os problemas sucedam. De explorar o ambiente em busca de problemas e de oportunidades, e de atuar a respeito dessa visão. A proatividade - o alerta ativo - é um dos requisitos da aprendizagem autônoma.

Em definitivo, proatividade significa:
• Estar alerta
• Responsabilizar-se
• Tomar a iniciativa
• Atuar

FIXAR METAS

Fixar as metas é o primeiro passo para dirigir nossa vida e nossa aprendizagem. Algumas dessas metas podem vir de outras pessoas, mas sempre devem ser interiorizadas e assumidas de verdade para que surjam seu efeito direcional para nossa conduta. As metas se organizam ao longo do tempo e em distintas ordens de nossa vida. Essas metas convenientemente generalizadas, projetadas a longo prazo e sistematizadas podem resumir-se em alguns breves parágrafos que configuram nosso enunciado de missão. Estabelecer metas requer documentar-se e informar-se, mas, sobretudo, requer usar a imaginação para alcançar uma imagem clara do que desejamos conseguir e como nos vemos no futuro. Este conceito aplicado ao mundo dos negócios é o que os consultores de empresas denominam "visão". Só quando são estabelecidas claramente as metas - os parâmetros da eficácia - tem sentido abordar o problema de como consegui-las de maneira eficiente. Primeiro, temos que abordar os objetivos; depois as tarefas.

ORGANIZACÃO DO TEMPO

Administrar nosso tempo é cuidar de nosso principal recurso. Organizar o tempo supõe usá-lo adequadamente às distintas tarefas que temos determinado e aos diferentes momentos em que os desempenhamos. O principal instrumento de planificação do tempo é denominado matriz de administração do tempo.

 

 

 
URGENTE
NÃO URGENTE
 
ATIVIDADES
RESULTADOS
ATIVIDADES
RESULTADOS
Importante • Crises
• Problemas
• Prêmios
• Projetos cujas datas estão vencendo.
• Stress
• Esgotamento
• Administração de crises
• Sempre apagando "incêndio"
• Prevenção,
• Atividades de potencialização de nossa capacidade.
• Reconhecer novas oportunidades
• Planificação.
• Visão,
• Perspectiva
• Equilibro
• Disciplina
• Controle
Pós crise
Não Importante • Interrupções,
• Algumas chamadas
• Correio, alguns
informes
• Algumas reuniões
• Questões imediatas
• Atividades
• Concentração nos prazos curtos
• Administração de
crises
• Caráter de camaleão
• Atento a reputação
• Considera que as metas e os planos não valem a pena
• Sente-se impotente,
excluido do controle
• Relações frágeis ou
desgastadas
• Trivialidades, alienado,
inútil
• Algumas cartas,
chamadas telefônicas
e correios electrônicos
• Perda de tempo
• Total
irresponsabilidade
• Despedido dos
empregos
• Dependendo de
outros ou governado
por prêmios

O objetivo da tabela é ir movendo a atividade do segundo quadrante (o importante não o urgente) , reduzindo os outros quadrantes EFICIÊNCIA NO USO DE TEMPO.

Após fazermos uma análise que nos permite determinar o importante, alguns conselhos que nos podem ajudar a alcançar uma maior eficiência no uso do tempo são:
• Recorda sempre: “o primeiro é o primeiro”.
• Não descuide do importante pelo urgente.
• Reserve tempo para planificar e para antecipar-se aos problemas.
• Aprenda a dizer não quando não possa fazer algo ou questione seus valores. Comunique e discuta seus motivos.
• não demore nas decisões além do ponto crítico. "Pense, despache a atue rápido".
• Não te permita a divagações e demoras, faça as coisas o quanto antes. Como diz o ditado: "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje."
• Escute atentamente os outros e faça com precisão suas atividades, assim não perderás tempo tendo que refáze-las. Se tem dúvidas pergunte.
• Seja pontual e solicite pontualidade. Evite perder tempo em ficar "jogando conversa fora" com os demais.
• Termine as tarefas. Não a deixe incompletas passando de um assunto a outro sem parar.
• Escreva tudo o que tenhas que fazer em listas, agenda, calendário. Conseguirás muita tranquilidade. Provisoriamente utilize blocos de rascunho e deixe em um só lugar e organize as anotações ao menos todas as semanas.
• Revise suas listas, projetos e planos com periodicidade. Se não, não te servirão para nada.
• Divida o trabalho com outras pessoas de sua confiança de maneira que cada um faça a atividade de forma mais eficaz que puder e concentre as atividades do mesmo tipo.
• Coloque distância emocional e pessoal entre as coisas do trabalho e de sua vida pessoal.
• Divida as grandes tarefas em partes menores, inclusive minúsculas, e comece já.
• Quando quiser trabalhar com outras pessoas, não vá verificar o que elas fizeram e sim se elas tiveram idéias.
• Evite as interrupções não desejadas, questione-as rapidamente e educadamente.
• Estude em qual momento do dia é mais eficaz para determinados tipos de questões( ler, reunião, escrever, etc.)
• Concentre as tarefas do mesmo tipo: por exemplo: todas as compras em uma mesma saída, todas as chamadas ou cartas, etc.
• Arquive bem todos os papeis que irá necessitar e que prevê que possa necessitar no futuro.
• Tenha bem organizado teus objetos pessoais e documentos, mais próximos de você quanto mais forem úteis.
• Tenha sempre limpa sua mesa de trabalho para que nada te distraia. Deixe-a perfeitamente ordenada ao final do dia.
• Utilize a tecnologia da informática e das telecomunicações.
Recorde, em qualquer caso, que não é eficiente uma grande atividade a custa de uma sensação sufocante de stress. Até que um certo stress nos motiva e faz nos sentirmos ativos e bem, porém uma grande quantidade de stress por um longo tempo prejudicará nossa saúde e colocará em perigo os próprios objetivos que pretendemos alcançar com nossa frenética atividade.

COMO FIXAR AS METAS

Para fixar as metas, você deve centralizar-se em duas dimensões: por um lado, teus projetos principais e, por outro, a linha do tempo.
Os projetos são as facetas relativamente independentes da vida que desempenhamos: como filhos ou pais, como amigos, como torcedores de um time, como profissionais, como seres que precisam cuidar de seu corpo, de sua mente e de seu espírito, etc. Cada um deve determinar seus projetos, porque muitos são universais: desenvolvimento de si mesmo em suas diferentes etapas - saúde, esporte, relacionamento social, trabalho e desenvolvimento profissional, seguridade e desenvolvimento econômico, tempo livre, compromisso comunitário e outros. Controlar a linha do tempo significa fazer cortes para ver como gostaria de estar dentro de 1 ano, de dois anos, de cinco, dez, vinte anos e ao final da vida respeitando aos diferentes projetos.

Logo é necessário ir compatibilizando as diferenças que surgem entre esses níveis, e sair daquelas contingências da vida que modificam de forma irredutível nosso caminho. As metas são sempre renunciavéis, mas é necessário tê-las o mais claro possível. Concretize ao máximo tua visão, tentando imaginar-se com clareza como queres te ver em cada um dos aspectos importantes de tua vida. Especifique-as em resultados que queira alcançar.

ALGUMAS FERRAMENTAS DE CONTRÔLE DO TEMPO

LISTA DE TAREFAS: Leve-a todo dia. Assinale conforma vá cumprindo as tarefas. Se quiser, guarda um histórico para examinar teu uso do tempo.
AGENDA: Serve para anotar todas as atividades que devem ser executadas ou para planificar a lista de tarefas para sua atividade diária.
PROJETOS: As listas de tarefas específicas para desenvolver projetos devem ser integradas quando vai processando a lista de tarefas diárias e a agenda.
PLANIFICAÇÕES: São listas organizadas e priorizadas pelo que queremos conseguir em um dado prazo. Podem ser gerais ou parciais, mas sempre é conveniente que exista uma ordem geral para que não se desequelibre os distintos aspectos de nossa vida.
PROJETO PESSOAL: É um documento em que estão estabelecidos os projetos e as metas a longo prazo.

Finalizando essa aula é bom recordarmos que a autonomia na aprendizagem não deve cair no extremo contrário em fazer o indivíduo protagonista único de sua própria aprendizagem. O importante é colaborar no desenvolvimento do saber coletivo.

O aluno após essa aula deverá:

• SABER por que é necessário aprender de forma autônoma.
• SABER definir e priorizar objetivos.
• APRENDER a valorizar nosso tempo e organizá-lo de forma mais eficiente.


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