Aula 1- A importância do cidadão na Sociedade da Informação (3/4)
| 1. Introdução | 2. Educação e Cidadania | 3. Alfabetização em Informação| 4. Educação|
Alfabetização em Informação Como pudemos ver na aula anterior, é imprescindível que o cidadão seja capaz de exercitar e utilizar a sua capacidade de memória, atenção e pensamento, além de saber como chegar a informação e como utilizá-la no mercado de trabalho. Nesse século, o aluno precisará saber como associar técnica com a aplicação de conhecimentos teóricos. A alfabetização em informação é a GRANDE COMPETÊNCIA genérica assinaladas em todos os Títulos dos Livros Brancos e Verdes da Socinfo analisados, e é comum a todas as disciplinas, a todos os métodos de aprendizagem e a todos os níveis educativos. Capacita a quem aprende para enfrentar-se criticamente com os conteúdos, para fazer-se mais auto suficiente e assumir um maior controle sobre seu próprio processo de aprendizagem. A alfabetização em informação propõe um novo modelo educativo integrante das tecnologias da informação, comunicação e nas implementações de ensino a distância centrada na alfabetização digital. A alfabetização informacional é saber quando e por quê é necessária a informação, onde encontrá-la, como avaliá-la, utilizá-la e comunicá-la de maneira ética. O estudante deve ser o protagonista ativo da aprendizagem virtual, interativo, compartilhado e distribuído. A aquisição de destrezas em habilidades genéricas permitiria afrontar as competências específicas de sua área de conhecimento. O estudante necessita ser capaz de manejar o conhecimento, atualizá-lo, selecionar a informação, conhecer as fontes da informação e compreender o aprendido para integrá-lo a sua base de conhecimento e adaptá-lo a novas situações. Esta mudança na organização
da aprendizagem, que supõe o passo de uma educação
centrada no ensino a uma educação centrada
na aprendizagem, implica um novo enfoque no papel dos educadores
e das atividades educativas e dá uma maior ênfase
aos resultados de aprendizagem. Nas formas de organização social que estão surgindo na atualidade, a informação e o conhecimento tomam uma dimensão e desempenham um papel que vai além daquele que tem cumprido historicamente. Nas sociedades do terceiro milênio, a posição de cada pessoa no contexto social é, cada vez mais, produto do conhecimento que conseguiu desenvolver ou construir. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas de fundamental importância nos processo de geração e uso do conhecimento. O Brasil tem dado passos importantes na corrida para conectar todos os setores da sociedade aos meios inteligentes de comunicação. Esta nova etapa na corrida ao desenvolvimento compreende uma sociedade mais evoluída do ponto de vista econômico, social, educacional, cultural e, sobretudo, cidadã. As iniciativas que visam à democratização e a universalização do acesso às TIC, em sua maioria, são denominadas de iniciativas de inclusão digital, processo este que será amplamente discutido neste estudo. Competências Podemos diferenciar: COMPETENCIAS GENÉRICAS
ou transversais, transferíveis a uma grande variedade
de funções e tarefas. Não são
ligadas a nenhuma disciplina porque podem se aplicar a uma
variedade de áreas de matérias e situações
(a comunicação, a resolução
de problemas, a capacidade de liderança, a criatividade,
a motivação, o trabalho em equipe e especialmente
a capacidade de aprender...). Em nosso curso utilizaremos os conteúdos
de aprendizagem considerando as seguintes dimensões,
extraídas do modelo teórico do construtivismo: É bom nunca esquecermos que, uma Sociedade da Informação não é consistente sem uma Sociedade Leitora e é a leitura aquela prática cultural que permite aos cidadãos transformar a informação em conhecimento. A responsabilidade social da comunhão do conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida acentua a importância da formação de mediadores, assim como dos utilizadores, dos serviços de Leitura Pública.
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