Duração:
10
aulas.
Softwares:
Microsoft
Word e Microsoft Photo Editor.
Recursos
e softwares de apoio:
Enciclopédias
eletrônicas (Almanaque Abril, Encarta), scanner, Internet,
papel "Kraft" e sulfite A4 colorido.
Atividades
de impressão:
Foram
impressos os folders das regiões brasileiras, usando impressão
jato de tinta colorida em papel colorido.
Objetivos:
-
Estudar as regiões brasileiras, suas características,
os lugares turísticos, suas especificidades etc., através
da criação de folders informativos.
- Usar
os recursos da Informática como fonte de pesquisa (CD-ROM's,
Internet) e para criação de trabalhos gráficos
(folder).
Descrição do projeto:
Para
estudar as regiões brasileiras, os estudantes formaram "agências
turísticas", criando um folder informativo sobre cada
região. Cada folder teria de conter os seguintes itens:
- Localização
da região no Brasil;
- Principais
atividades econômicas;
- Relevo
e paisagens;
- Flora;
- Fauna;
- Hidrografia;
- Clima;
- Folclore;
- Comidas
típicas;
- Problemas
sociais;
- Pontos
turísticos.
Para
orientar as pesquisas e o trabalho de forma geral, distribuímos
às agências um roteiro com os itens e um sulfitão
dobrado como folder (em três partes), que deveria ser usado
como rascunho. Este material seria avaliado também pela professora
no final do projeto.<
A professora
orientou sobre o conteúdo do folder e o professor mostrou
como organizá-lo e dispor os textos e as imagens. Iniciamos
o projeto com pesquisas em CD-ROM's, na Internet e na biblioteca;
as crianças também traziam informações
e imagens de casa. Todas as fotos/imagens eram digitalizadas, utilizando
o programa Microsoft Photo Editor e um scanner, e armazenadas no
micro para depois serem usadas nos folders.
Em
seguida, as crianças foram capacitadas no Microsoft Word
97, aprendendo suas ferramentas gráficas que possibilitaram
a criação do folder:
- Inserção
de figuras;
- AutoFormas;
- Efeitos
de preencimento;
- Caixa
de texto;
- WordArt.
Terminada
a capacitação e com o rascunho do sulfitão
pronto, os grupos começaram a confecção do
folder no computador. Orientados pelo professor, eles se dividiram
para produzir a frente e o verso do folder, atentando para a disposição
dos conteúdos nos devidos locais (para que, no hora de dobrar
o folder, as informações apareçam na ordem
correta).
Finalizado
o folder no computador, a professora e o professor fizeram uma verificação
quanto a erros ortográficos, problemas no conteúdo
ou na forma.
Os folders foram impressos em papel colorido e distribuídos
na exposição dos "pacotes de viagem" das
"agências", no final do semestre. As crianças
montaram stands com fotos, cartazes, comidas e bebidas típicas,
artesanato etc.
|