Duração:
10
aulas.
Softwares:
SimCity
2000.
Recursos
e softwares de apoio:
Microsoft
Word; data show.
Atividades
de impressão:
Foram
impressas as cidades construídas ("planta" da cidade)
e os relatórios sobre a construção da cidade.
Objetivos:
-
Entender como uma cidade se desenvolve e se organiza, estudando
seus aspectos ecológicos, geográficos, sociais,
econômicos e políticos, através de simulação
por computador.
- Produção
de relatórios escritos.
Descrição
do projeto:
A 1ª
aula foi destinada a ensinar noções do software, um
tanto complexo.
Utilizamos o projetor (data show) como ferramenta auxiliar,
construindo uma cidade e mostrando no telão os recursos do
programa.
Em
seguida foi transcrito um roteiro na lousa, para orientar os passos
na construção da cidade:
- Construção
de quarteirões
- Usinas
hidrelétricas
- Fios
de tensão
- Bombas
de água
- Encanamento
subterrâneo
- Construção
de prédios e casas
- Escolas
e faculdade
- Lojas
e shoppings
- Fábricas
e indústrias
- Hospitais,
departamento policial e bombeiros
Durante
a construção da cidade, pedimos que os estudantes
(divididos em duplas) não "dessem vida" à
cidade (opção "Velocidade de crescimento"),
de modo que eles pudessem preparar toda a infraestrutura necessária
aos cidadãos.
Depois
de prontas as cidades, liberamos a velocidade de crescimento de
todas as cidades - todos foram orientados a ficar de olho nos tributos
cobrados do comércio, indústrias e residências,
já que um aumento abusivo nos impostos poderia causar a migração
da população para cidades vizinhas com condições
melhores de vida.
Com
o decorrer do tempo e com o acúmulo de verbas no caixa da
cidade, o estudante fazia melhoria na infraestrutura - construção
de aeroporto, porto, zoológico, biblioteca, parque, estádio
etc.
Deixamos
que as duplas administrassem suas cidades durante algumas aulas.
Em seguida, os estudantes prepararam um relatório referente
às cidades desenvolvidas (detalhando todos os momentos de
criação, desenvolvimento e administração,
inclusive alguns casos em que ocorreu a falência da cidade,
necessitando fazer empréstimos para recomeçar).
O relatório
foi preparado inicialmente em sala de aula e depois digitado (usando
o Microsoft Word).
Fizemos
a formatação do texto (os estudantes já conheciam
o Word) e inserimos uma imagem panorâmica de suas cidades,
capturadas no programa.
|