Duração:
15
aulas.
Softwares:
SimTown,
Microsoft Word e Paint.
Recursos
e softwares de apoio:
Data
Show, dicionário de inglês.
Atividades
de impressão:
Foram
impressas as cidades criadas no SimTown (44 cópias) e as matrizes
do folder (guia) do bairro (10 cópias).
Objetivos:
-
Estudo de bairros (história, desenvolvimento, aspectos sócio-econôimicos
e culturais etc.).
-
Ensino aplicado de língua estrangeira (inglês).
-
Uso de editores de texto e desenho para criação de trabalhos gráficos
(folder).
Descrição
do projeto:
Para
estudar o bairro e as transformações do ambiente, as crianças criaram
bairros virtuais com moradores, comércio, parques, escolas etc.
no programa SimTown; elas se “transformaram” em prefeitos e prefeitas,
administrando os bairros, verificando a população da cidade, as
condições ambientais e a situação econômica e social dos moradores.
Na
aprendizagem do programa, foram necessárias várias estratégias,
pois o programa está em inglês e para que ele não se transformasse
em “brincadeira” o professor orientou as atividades, tornando o
jogo ao mesmo tempo divertido, interessante e com uma finalidade
específica.
Num
primeiro momento, fizemos um exercício criando um bairro residencial,
um comercial e um com prédios comunitários e administrativos. O
objetivo foi o aprendizado das ferramentas do programa e a percepção
da necessidade de diferentes tipos de estruturas e infra-estruturas
em uma cidade. A professora orientou as crianças na construção dos
bairros, explicando a função de cada tipo, além de já estar trabalhando
os problemas e o desenvolvimento dos bairros em sala de aula. A
Segunda parte do exercício foi analisar a vida dos habitantes dos
bairros e a situação do meio-ambiente. As crianças deveriam verificar
se eles estavam satisfeitos com a sua cidade, o que eles precisavam,
como estavam o abastecimento de água, a coleta de lixo, o reflorestamento
e a qualidade do ar. Para essas informações o programa apresenta
vários recursos: ao clicarmos em um habitante é mostrada uma caixa
de diálogo, contendo o nome dele, sua ocupação, como ele está e
o que ele gosta; ao clicarmos no jornal várias notícias indicam
a situação da cidade: o que está bom e o que precisa ser melhorado;
para verificar as condições ambientais, clicamos no ícone correspondente
(que apresenta um morango, um pinheiro e uma gota d’água) e podemos
interferir no reflorestamento, na agricultura e no nível de água.
Depois do exercício, as crianças, em duplas, começaram a construção
dos seus próprios bairros virtuais, seguindo o que aprenderam e
discutiram anteriormente. Nesse momento, o professor e a professora
estiveram orientando as crianças, mas procurando com que elas mesmas
resolvessem os problemas, através do questionamento constante.
Como
o software está em inglês, para que as crianças compreendessem as
informações e, consequentemente, pudessem analisar a situação dos
moradores e da cidade, fizemos um trabalho em conjunto com as aulas
de inglês. O professor selecionou palavras-chave para o entendimento,
que foram trabalhadas pela professora. As crianças contavam com
um dicionário de inglês durante as aulas de informática. Além disso,
fizemos uma aula com o Data Show (que projeta em telão que está
no monitor do computador), analisando as cidades de cada dupla,
em conjunto com a classe. Os termos em inglês eram pesquisados no
dicionário, ou o entendimento se dava por cognatos (palavras de
grafia/som semelhante nas duas línguas), ou, ainda, pelo contexto
(cena, local em que o morador estava etc.).
Além
dos bairros virtuais, elas criaram um guia do bairro do colégio,
contendo sua história, informações e curiosidades. Através de pesquisas
feitas pelas crianças, passeios e visitas no bairro – o Jardim Marília
– foram levantadas informações que foram reunidas e organizadas
nos seguintes itens:
-
História do bairro
-
Aspectos físicos
-
Atividades econômicas
-
Dados populacionais
-
Educação
-
Linhas de ônibus
-
Serviços e lazer
-
Bairros Vizinho
-
Vias de acesso e distâncias
-
Rios e córregos
-
Curiosidades
Usando editor de texto (Microsoft Word ) e de desenho (Paint) as
crianças digitaram e ilustraram o guia. Cada turma (2ªA e 2ªB) criou
seu próprio guia (o conteúdo do guia era o mesmo; cada turma fez
sua própria formatação das letras e seus desenhos).
A
professora orientou a digitação, apontando erros de ortografia.
Para a ilustrar o guia, as crianças desenharam símbolos para os
itens; o professor discutiu o que era um símbolo e pediu que as
próprias crianças dessem exemplos para cada item do guia. Uma dupla,
escolhida em votação pelas crianças, ficou encarregada de desenhar
a ilustração da capa do guia.
Os
textos e as ilustrações foram diagramados pelo professor e impressos
em gráfica, com o apoio de patrocinadores (comércios do bairro)
que as próprias crianças conseguiram. O guia foi distribuído para
toda a escola e para os moradores do bairro.
Para
finalizar o projeto, na reunião de pais o professor explicou todo
o processo do trabalho; o guia do bairro foi entregue aos pais e
as crianças os conduziram numa oficina, para a construção de bairros
virtuais, mostrando o que aprenderam e fazendo com que os pais tomassem
contato com o trabalho que elas desenvolveram.
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-
A
avaliação se baseou na participação
de cada estudante, observada e registrada ao longo do projeto
pelos professores. Ao final do projeto, entregamos um breve
relatório, contendo os objetivos e com o conceito atribuído
a cada estudante.
AVALIAÇÃO
- INFORMÁTICA
NOME:
Nº:
SÉRIE: 2ª
DATA:
PROF.:
CONCEITO:
"CIDADE
VIRTUAL" - SIMTOWN
OBJETIVOS
- Entender
a dinâmica de uma cidade, como ela se desenvolve e
mantém-se, como é governada, etc.
- Construir
uma cidade virtual, usando o programa de simulação,
que permite às crianças "governá-la"
e "administrá-la", de modo que elas percebam
todos os elementos envolvidos na manutenção
de uma cidade (casas, serviços, indústrias,
recursos naturais etc.).
- Aprender
inglês de forma dinâmica, com o objetivo de
se "comunicar" com os moradores da cidade, já
que eles só "falam" essa língua
(a versão do programa está em inglês).
RELATO
DO PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL:
Usando
um software de simulação, o SimTown, as crianças,
trabalhando em duplas, puderam construir uma cidade virtual,
percebendo todos os elementos que estão envolvidos
na fundação e no desenvolvimento de uma cidade.O
projeto aconteceu em conjunto com o estudo de nossa cidade
e as crianças puderam confrontar os problemas de Salto
com a "sua" cidade virtual. Além disso, os
"moradores" da cidade virtual reclamam ou elogiam
a sua situação e a da cidade, cabendo aos governantes
(no caso, nossas crianças!) atender às reivindicações
de seus Sims (moradores da cidade virtual); é preciso,
ainda, controlar a qualidade do ar, a coleta de lixo, o abastecimento
de água e de alimentos.No andamento do projeto, foram
discutidas várias noções: cidade planejada
e não-planejada, bairros residenciais, comerciais e
industriais, o governo de uma cidade etc.Como o software está
em inglês, a professora de Inglês acompanhou o
projeto e foram feitos exercícios com o vocabulário
do programa. Dessa forma, as reclamações dos
moradores foram entendidas e atendidas!
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