Duração:
06
aulas.
Softwares:
Microsoft
PowerPoint.
Recursos
e softwares de apoio:
Scanner,
Internet, porta-disquete e etiqueta para disquete.
Atividades
de impressão:
Foram
impressas as etiquetas dos disquetes (10 folhas).
Objetivos:
-
Estudar a cidade e seus pontos histórico-turísticos.
-
Produzir uma apresentação multimídia sobre os pontos turísticos
de Salto.
Descrição do projeto:
Finalizando
o estudo de cidades, as crianças pesquisaram sobre os pontos histórico-turísticos
de Salto para produzir uma guia turístico virtual, que seria gravado
em disquete para distribuição entre os alunos e divulgação no colégio/na
cidade.
As
crianças estudaram sobre nossa cidade com as professoras da turma;
em duplas, elas estudaram um ponto turístico específico, trazendo
informações, fotos e figuras. Ao mesmo tempo, nas aulas de Informática,
as crianças fizeram uma revisão sobre o PowerPoint, software no
qual elas foram capacitadas no primeiro semestre. Foram relembradas
as ferramentas básicas de formatação e efeitos.
Os
pontos histórico-turísticos que fizeram parte do guia foram:
-
Parque do Lago;
- Parque
Rocha Moutonnée;
- Parque
das Lavras;
- Concha
Acústica;
- Ponte
Pênsil e Cachoeira;
- Brasital;
- Igreja
Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat;
- Praça
XV de novembro;
- Tancredo;
- Clube
de Regatas do rio Jundiaí;
- Museu;
- Antiga
Estação Ferroviária.
Com
a pesquisa pronta e a revisão feita, as crianças começaram a criar
as telas referentes ao seu ponto turístico, orientadas pelo professor
de Informática e pelas professoras. As imagens das telas foram digitalizadas
a partir de fotos e gravuras e também capturadas no site da cidade.
Assim que as duplas terminavam, o professor e as professoras conferiam
o conteúdo e a forma das telas.
Depois
que todas as duplas terminaram suas telas, o professor juntou-as
numa apresentação, acrescentando algumas telas de introdução (capa,
descrição do projeto e fotos dos alunos) e finalizando o Guia Virtual
de Salto.
O
guia foi gravado em disquetes, que foram etiquetados e embalados
para serem entregues, numa cerimônia solene, no final do semestre,
com presença dos pais e de autoridades da cidade. Foi um momento
em que as crianças resgataram a questão da cidadania, que deve começar
pela localidade onde vivem.
|