Projetos › 1ª a 4ª série
 
» O bairro da escola
» Guia virtual da cidade
» Corpo humano
» O campo e a cidade
» Adesivos
» Construindo cidades
» Folclore
» Regiões brasileiras
» Bingo de palavras

• Avaliação
• Produções
• Material de apoio

 

 

Projeto "Corpo humano"
Ensino Fundamental – 4ª série
Duração:

16 aulas.

Softwares:

Enciclopédia da Ciência, Enciclopédia Encarta, CD-ROM “Corpo Humano”, Microsoft Excel, Microsoft Word, Paint.

Recursos e softwares de apoio:

Dicionário de inglês.

Atividades de impressão:

Foram impressas cópias das atividades do livro de atividades e os trabalhos escritos sobre os sistemas do corpo no Word.

Objetivos:
  • Permitir ao estudante construir a noção do corpo humano como um todo, percebendo que cada sistema realiza um conjunto de funções específicas, interagindo para a manutenção desse todo.
  • Uso de enciclopédias eletrônicas como fonte de pesquisa alternativa, com abundante material visual.
  • Produção de textos, desenhos e atividades diversas sobre os sistemas do corpo, privilegiando a criatividade, o entendimento dos conteúdos e deixando de lado a mera transmissão de informação.
  • Socialização: fazer com que os estudantes trabalhem em conjunto, ajudando-se uns aos outros, assim como os sistemas do corpo humano.
Descrição do projeto:

Através da pesquisa em CD-ROM (além de livros, jornais, revistas etc.), as crianças prepararam um trabalho sobre o corpo humano. As classes foram divididas em grupos, que ficaram responsáveis por dois temas, definidos pela professora, conforme abaixo:

  • Grupo 1: sistemas ósseo e muscular;
  • Grupo 2: sistema digestório e dentes;
  • Grupo 3: sistemas respiratório e circulatório;
  • Grupo 4: sistemas nervoso e urinário.

Outros sistemas do corpo humano foram apenas trabalhados em sala de aula (como o sistema reprodutor).

 Iniciando as pesquisas, orientamos as crianças para a “navegação” em enciclopédias eletrônicas. A professora optou por explorar primeiramente o assunto “células”. Sentadas em duplas, durante três aulas elas fizeram essa primeira pesquisa, usando a Enciclopédia da Ciência e a Encarta. O professor explicou como encontrar os assuntos a pesquisar, através dos recursos de busca dos programas. Como a enciclopédia Encarta estava em inglês, usamos dicionários inglês-português durante a pesquisa e o professor trabalhou as palavras-chave com as crianças. A professora direcionou as pesquisas, questionando e relembrando conceitos já vistos.

Depois as crianças exploraram livremente o CD-ROM Corpo Humano, para a familiarização com sua interface, que era muito próxima à da Enciclopédia da Ciência. Ao iniciar as pesquisas para os trabalhos sobre o corpo humano, a professora e o professor prepararam um roteiro de trabalho:

  • Em uma aula, todas as duplas pesquisariam sobre os temas de um determinado grupo; cada dupla deveria explorar livremente o CD-ROM e depois escolher uma tela para explicar para toda a classe ao final da aula; a tela de cada dupla deveria ser diferente para que houvesse uma maior abordagem dos itens relativos aos temas.
  • Na aula seguinte, as duplas deveriam produzir atividades relacionadas ao tema pesquisado anteriormente, imprimindo-as. A professora e o professor deram exemplos de atividades, assim como várias crianças: questionários, textos explicativos (com figuras e nomes), caça-palavras, carta enigmática, cruzadinha e até quebra-cabeça.

Esse roteiro de trabalho foi seguido para cada grupo e as atividades produzidas eram arquivadas pela professora. A intenção foi promover uma pesquisa coletiva que permitisse às crianças conhecer todos os sistemas (e não apenas os do tema do grupo), bem como fazer com que elas se ajudassem mutuamente, trabalhando a socialização. As atividades permitiram às crianças aplicarem suas habilidades de forma criativa e respeitando o potencial de cada uma, além da utilização de vários recursos e softwares na produção de trabalhos escolares (como o Word, Excel, Paint, recurso copiar/colar, tecla PrintScreen etc.).

Ao final de todas as pesquisas, a professora entregou os materiais produzidos aos grupos e separou várias atividades, que foram copiadas e encadernadas em um livro de atividades, pela gráfica do colégio, e depois distribuído aos estudantes.

No primeiro bimestre, as crianças mostraram aos pais as descobertas feitas na enciclopédia eletrônica “Corpo Humano”, pedindo a eles que depois fizessem uma releitura de algum órgão do corpo, usando o editor de desenho Paint.

Num segundo momento do projeto, os grupos digitaram o trabalho escrito usando o editor de texto Microsoft Word, dividindo os itens dos temas entre as duplas, de forma a agilizar o trabalho. A professora orientou todos os grupos para que seguissem um modelo padronizado com Capa, Folha de Rosto, Introdução, os assuntos do tema, Conclusão, Bibliografia e Anexos (em que foram colocados os materiais produzidos durante as pesquisas em livros, revistas, CD-ROM etc.). O professor orientou as duplas na edição do texto, para agilizar a digitação, e na formatação, padronizando fontes (letras), parágrafos, títulos etc. O trabalho completo foi apresentado durante o seminário em sala de aula. 

Para finalizar o projeto, preparamos uma Tabela de Controle da Alimentação para os estudantes e seus pais, em que trabalhamos a importância da boa alimentação para a manutenção e a saúde do nosso organismo. Eles tiveram de “controlar” durante uma semana suas principais refeições, anotando os tipos de alimentos ingeridos. Com base nos dados coletados, as crianças produziram gráficos usando o Microsoft Excel. O professor capacitou as turmas na geração de gráficos e preparou as tabelas no programa. A professora da turma orientou na interpretação e discutiu a aplicação/importância dos gráficos.

Os gráficos da mãe (ou do pai) e da criança foram impressos e ficaram expostos em sala de aula; os pais puderam verificar os resultados na reunião de pais do bimestre.

Topo

Avaliação

A avaliação ocorreu ao longo do projeto, na forma de observação e interferência. Ao final do projeto, foi entregue a cada estudante um relatório, contendo uma breve descrição do projeto, seus objetivos e o conceito.

AVALIAÇÃO - INFORMÁTICA

NOME:
Nº: CONCEITO:
SÉRIE: 4ª
DATA:
PROF.:

"O CORPO HUMANO"

OBJETIVOS

  • Dominar o uso de enciclopédias eletrônicas, como fonte de pesquisa alternativa, que dispõe de abundante material visual.
  • Permitir ao estudante construir a noção do corpo humano como um todo, percebendo que cada sistema realiza um conjunto de funções específicas, interagindo para a manutenção desse todo.
  • Produção de textos, desenhos, tabelas e atividades diversas sobre o corpo humano, como forma de avaliar o aprendizado dos conteúdos, privilegiando a criatividade.
  • Socialização: fazer com que os estudantes trabalhem em conjunto, ajudando-se uns aos outros, assim como os sistemas do corpo humano.

RELATO DO PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL:

Os estudantes estão pesquisando sobre o corpo humano na enciclopédia "Corpo Humano" (figura). Durante as pesquisas, adotamos diferentes estratégias para estimular a exploração: fazendo questões, pedindo explicações ou curiosidades, etc.A classe foi dividida em grupos, que ficaram responsáveis por um sistema do corpo (ósseo, muscular, circulatório, respiratório etc.). Mas, durante as aulas de Informática, todos os estudantes têm de pesquisar sobre todos os sistemas e preparar uma atividade: seja um caça-palavras, um questionário ilustrado, uma figura para completar, um quebra-cabeças, uma cruzadinha etc.Para a criação dessas atividades, os estudantes foram capacitados nos softwares Microsoft Word. Excel e PowerPoint e também aprenderam como copiar imagens do CD-ROM para os programas.Dessa forma, garantimos que todos aprendam sobre todos os sistemas e estimulamos uma aprendizagem significativa, já que os próprios alunos preparam as atividades.

Topo

Produções

Atividades sobre o corpo humano criadas pelos estudantes nos softwares Microsoft Excel 97® e Microsoft Word 97®:
Topo

Material de apoio

Google
Web www.miniweb.com.br