Duração:
16
aulas.
Softwares:
Enciclopédia
da Ciência, Enciclopédia Encarta, CD-ROM “Corpo Humano”, Microsoft
Excel, Microsoft Word, Paint.
Recursos
e softwares de apoio:
Dicionário
de inglês.
Atividades
de impressão:
Foram
impressas cópias das atividades do livro de atividades e os trabalhos
escritos sobre os sistemas do corpo no Word.
Objetivos:
-
Permitir ao estudante construir a noção do corpo humano como um
todo, percebendo que cada sistema realiza um conjunto de funções
específicas, interagindo para a manutenção desse todo.
-
Uso de enciclopédias eletrônicas como fonte de pesquisa alternativa,
com abundante material visual.
-
Produção de textos, desenhos e atividades diversas sobre os sistemas
do corpo, privilegiando a criatividade, o entendimento dos conteúdos
e deixando de lado a mera transmissão de informação.
-
Socialização: fazer com que os estudantes trabalhem em conjunto,
ajudando-se uns aos outros, assim como os sistemas do corpo humano.
Descrição
do projeto:
Através
da pesquisa em CD-ROM (além de livros, jornais, revistas etc.),
as crianças prepararam um trabalho sobre o corpo humano. As classes
foram divididas em grupos, que ficaram responsáveis por dois temas,
definidos pela professora, conforme abaixo:
-
Grupo 1: sistemas ósseo e muscular;
-
Grupo 2: sistema digestório e dentes;
-
Grupo 3: sistemas respiratório e circulatório;
-
Grupo 4: sistemas nervoso e urinário.
Outros
sistemas do corpo humano foram apenas trabalhados em sala de aula
(como o sistema reprodutor).
Iniciando as pesquisas, orientamos as crianças para a “navegação”
em enciclopédias eletrônicas. A professora optou por explorar primeiramente
o assunto “células”. Sentadas em duplas, durante três aulas elas
fizeram essa primeira pesquisa, usando a Enciclopédia da Ciência
e a Encarta. O professor explicou como encontrar os assuntos a pesquisar,
através dos recursos de busca dos programas. Como a enciclopédia
Encarta estava em inglês, usamos dicionários inglês-português durante
a pesquisa e o professor trabalhou as palavras-chave com as crianças.
A professora direcionou as pesquisas, questionando e relembrando
conceitos já vistos.
Depois
as crianças exploraram livremente o CD-ROM Corpo Humano, para a
familiarização com sua interface, que era muito próxima à da Enciclopédia
da Ciência. Ao iniciar as pesquisas para os trabalhos sobre o corpo
humano, a professora e o professor prepararam um roteiro de trabalho:
-
Em uma aula, todas as duplas pesquisariam sobre os temas de um
determinado grupo; cada dupla deveria explorar livremente o CD-ROM
e depois escolher uma tela para explicar para toda a classe ao
final da aula; a tela de cada dupla deveria ser diferente para
que houvesse uma maior abordagem dos itens relativos aos temas.
-
Na aula seguinte, as duplas deveriam produzir atividades relacionadas
ao tema pesquisado anteriormente, imprimindo-as. A professora
e o professor deram exemplos de atividades, assim como várias
crianças: questionários, textos explicativos (com figuras e nomes),
caça-palavras, carta enigmática, cruzadinha e até quebra-cabeça.
Esse
roteiro de trabalho foi seguido para cada grupo e as atividades
produzidas eram arquivadas pela professora. A intenção foi promover
uma pesquisa coletiva que permitisse às crianças conhecer todos
os sistemas (e não apenas os do tema do grupo), bem como fazer com
que elas se ajudassem mutuamente, trabalhando a socialização. As
atividades permitiram às crianças aplicarem suas habilidades de
forma criativa e respeitando o potencial de cada uma, além da utilização
de vários recursos e softwares na produção de trabalhos escolares
(como o Word, Excel, Paint, recurso copiar/colar, tecla PrintScreen
etc.).
Ao
final de todas as pesquisas, a professora entregou os materiais
produzidos aos grupos e separou várias atividades, que foram copiadas
e encadernadas em um livro de atividades, pela gráfica do colégio,
e depois distribuído aos estudantes.
No
primeiro bimestre, as crianças mostraram aos pais as descobertas
feitas na enciclopédia eletrônica “Corpo Humano”, pedindo a eles
que depois fizessem uma releitura de algum órgão do corpo, usando
o editor de desenho Paint.
Num
segundo momento do projeto, os grupos digitaram o trabalho escrito
usando o editor de texto Microsoft Word, dividindo os itens dos
temas entre as duplas, de forma a agilizar o trabalho. A professora
orientou todos os grupos para que seguissem um modelo padronizado
com Capa, Folha de Rosto, Introdução, os assuntos do tema, Conclusão,
Bibliografia e Anexos (em que foram colocados os materiais produzidos
durante as pesquisas em livros, revistas, CD-ROM etc.). O professor
orientou as duplas na edição do texto, para agilizar a digitação,
e na formatação, padronizando fontes (letras), parágrafos, títulos
etc. O trabalho completo foi apresentado durante o seminário em
sala de aula.
Para
finalizar o projeto, preparamos uma Tabela de Controle da Alimentação
para os estudantes e seus pais, em que trabalhamos a importância
da boa alimentação para a manutenção e a saúde do nosso organismo.
Eles tiveram de “controlar” durante uma semana suas principais refeições,
anotando os tipos de alimentos ingeridos. Com base nos dados coletados,
as crianças produziram gráficos usando o Microsoft Excel. O professor
capacitou as turmas na geração de gráficos e preparou as tabelas
no programa. A professora da turma orientou na interpretação e discutiu
a aplicação/importância dos gráficos.
Os
gráficos da mãe (ou do pai) e da criança foram impressos e ficaram
expostos em sala de aula; os pais puderam verificar os resultados
na reunião de pais do bimestre.
|
Avaliação
A
avaliação ocorreu ao longo do projeto, na forma de
observação e interferência. Ao final do projeto,
foi entregue a cada estudante um relatório, contendo uma
breve descrição do projeto, seus objetivos e o conceito.
NOME:
Nº: CONCEITO:
SÉRIE: 4ª
DATA:
PROF.:
"O
CORPO HUMANO"
OBJETIVOS
- Dominar
o uso de enciclopédias eletrônicas, como fonte
de pesquisa alternativa, que dispõe de abundante
material visual.
- Permitir
ao estudante construir a noção do corpo humano
como um todo, percebendo que cada sistema realiza um conjunto
de funções específicas, interagindo
para a manutenção desse todo.
- Produção
de textos, desenhos, tabelas e atividades diversas sobre
o corpo humano, como forma de avaliar o aprendizado dos
conteúdos, privilegiando a criatividade.
- Socialização:
fazer com que os estudantes trabalhem em conjunto, ajudando-se
uns aos outros, assim como os sistemas do corpo humano.
RELATO
DO PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL:
Os
estudantes estão pesquisando sobre o corpo humano na
enciclopédia "Corpo Humano" (figura). Durante
as pesquisas, adotamos diferentes estratégias para
estimular a exploração: fazendo questões,
pedindo explicações ou curiosidades, etc.A classe
foi dividida em grupos, que ficaram responsáveis por
um sistema do corpo (ósseo, muscular, circulatório,
respiratório etc.). Mas, durante as aulas de Informática,
todos os estudantes têm de pesquisar sobre todos os
sistemas e preparar uma atividade: seja um caça-palavras,
um questionário ilustrado, uma figura para completar,
um quebra-cabeças, uma cruzadinha etc.Para a criação
dessas atividades, os estudantes foram capacitados nos softwares
Microsoft Word. Excel e PowerPoint e também aprenderam
como copiar imagens do CD-ROM para os programas.Dessa forma,
garantimos que todos aprendam sobre todos os sistemas e estimulamos
uma aprendizagem significativa, já que os próprios
alunos preparam as atividades.
|
|