"Se
turmas são comunidades, que papel então
estaria reservado ao professor?" Muito
além do Jardim da infância - Wilson
Azevedo.
Começamos,
agora, a análise do último tema que
definimos como norteador da nossa viagem...
Já falamos do nosso objeto de estudo
- a educação a distância, e já falamos
de um dos atores do processo de ensino/aprendizagem
- o aluno. Falta estudarmos e traçar
um perfil do elemento instigador de
todo o processo: o professor.
Se
consideramos EAD como uma OUTRA
maneira de se fazer educação, um novo
paradigma educacional, o professor também
precisará ser um NOVO professor,
com características e competências diferentes
do professor tradicional.
Falando
em um novo perfil de profissional não
estamos emitindo nenhum juízo de valor
sobre o antigo profissional. Acreditamos
que o professor sempre terá seu espaço
no processo educacional. O que queremos
dizer é que, para essa nova forma de
se fazer educação, necessitamos de um
profissional capaz de desenvolver outros
tipos de competências e outra maneira
de encarar o processo de aprendizagem.
É este novo profissional que pretendemos
desvelar...
CARACTERÍSTICAS
DA AÇÃO EDUCACIONAL ONLINE
Sempre
que nos dispomos a elaborar um texto,
precisamos fazer um recorte da realidade,
condicionado pelo tempo e pelo conhecimento
disponível. A educação a distância é,
ainda, um setor pouco sistematizado
da ciência pedagógica. Neste contexto,
a função didática em EAD ainda e' uma
ação cujos princípios ainda estão em
construção.
Há, porém, alguns pressupostos que já
podem ser colocados de uma maneira clara
e consistente. Uma delas é que o espaço
educacional onde se desenvolve a EAD
é estruturalmente diferente daquele
onde se desenrola a aprendizagem tradicional
presencial. Logo, a ação educacional
precisa ser diferente para poder ocorrer
de modo adequado respeitando este novo
contexto.
Para
colocar-se adequadamente nesse espaço,
o professor precisa levar em conta os
seguintes aspectos:
1
- Na EAD o professor perde a possibilidade
de um trabalho solitário. Ela pressupõe
um ensino compartilhado a ser
feito por uma equipe
profissional multidisciplinar,
composta minimamente pelo:
- especialista no conteúdo da disciplina
ou do curso a ser trabalhado;
-
especialista no suporte tecnológico
onde o projeto se desenvolverá. Para
cada suporte - vídeo, material impresso,
áudio, informática - , torna-se necessária
a ajuda de um tipo de especialista,
que precisa conhecer bastante da tecnologia
mas compreendendo, também, do objetivo
educacional do trabalho. Ou seja, não
basta ser somente um ótimo técnico,
é preciso que ele seja um bom técnico
que entenda de educação.
-
especialista em educação. É quem fará
a adaptação do conteúdo e suporte tecnológico
às necessidades dos alunos, ou seja,
quem integrará os recursos humanos e
materiais disponíveis ao objetivo final
da aprendizagem.
Para
que possa vencer qualquer possibilidade
de segmentação do processo educacional,
essa equipe precisa trabalhar de uma
forma integrada e bem orquestrada. O
professor deixa de ser uma entidade
individual e se transforma numa entidade
coletiva (Belloni).
2
- Apesar do trabalho com EAD envolver
uma equipe multidisciplinar, quando
se fala na sua integração com o aluno
e na crença de que é possível transformar-se
uma sala de aula em uma comunidade virtual
de aprendizagem, a ação pedagógica do
professor precisa basear-se numa boa
capacidade de liderança.
Esta
liderança implica em:
-
Incentivar a troca de informações e
de saberes entre os membros da comunidade.
-
Integrar todos os membros da comunidade,
dando uma atenção especial aos mais
tímidos e retraídos.
-
Além de dominar o conteúdo, ser capaz
de envolver os participantes do grupo,
estimular o debate e o
clima de ajuda mútua e incentivar cada
um a se tornar sujeito da sua própria
aprendizagem.
- Dividir sua liderança com outros membros
do grupo, sempre que surgirem lideranças
positivas e adequadas ao momento.
- Procurar caminhos alternativos que
ajudem na aprendizagem dos participantes
da turma, indicando percursos que possam
ser feitos individualmente ou em coletividade,
no sentido de ampliar e estimular novas
possibilidades de crescimento da comunidade
como um todo.
É exatamente por esse papel de liderança
que torna possível perceber a importância
da ação do professor na educação a distância.
Este aspecto torna totalmente impossível
seu afastamento do trabalho com educação
a distância e, principalmente, com educação
online na sala de aula virtual. Por
não entender a importância deste novo
papel do professor na EAD, muitos criam
um pré conceito sobre ela - uma das
grandes barreiras à aceitação desse
novo paradigma educacional por grande
número deles.
3
- O espaço educacional da EAD está diretamente
ligado ao uso de uma tecnologia
e ao uso mais intenso das tecnologias
de informação e comunicação (TIC).
Sendo
assim, os professores que vão atuar
nesse cenário precisarão estar mais
preparados para o uso das tecnologias
disponíveis. Sem precisar domina-la
profundamente, ele precisa ser um "interlocutor
inteligente" capaz de interagir de uma
maneira adequada com os recursos tecnológicos
a serem usados no decorrer de cada projeto,
ou seja, ele precisa estar preparado
para a inovação tecnológica e sua conseqüências
pedagógicas.
Mesmo
que a tecnologia não seja a principal
preocupação do professor, ele não pode
omitir-se do seu conhecimento, uma vez
que é ela a interface que lhe permitirá
contatar e interagir com seu aluno.
É
nessa linha de pensamento que o Ministério
da Ciência e Tecnologia criou o Programa
Sociedade de Informação no Brasil, visando
a universalização de acesso à Internet
e o uso crescente dos meios eletrônicos
de informação para a criação e oferta
de serviços eqüitativos e universais
ao cidadão, promovendo sua inclusão
social num mundo cada vez mais tecnológico.
E, por aí, promover a tão falada "alfabetização
digital".
A
educação não pode estar fora desse panorama:
tanto no que diz respeito ao trabalho
de preparação dos alunos para o uso
direto das TICs (Tecnologias de Informação
e Comunicação) como, também, no uso
destas tecnologias como forma de incrementar
a ação educacional em geral e, a educação
a distância, em particular, uma vez
que elas são ferramentas indispensáveis
ao seu desenvolvimento.
4 - Finalmente, o professor para trabalhar
com EAD precisa atualizar-se constantemente
em três grandes dimensões: a pedagógica,
a tecnológica e a didática.
- Dimensão pedagógica - refere-se
"às atividades de orientação, aconselhamento
e tutoria e inclui o domínio dos conhecimentos
relativos ao campo específico da pedagogia,
isto é, aos processos de aprendizagem
e de conhecimentos oriundos da psicologia,
ciências cognitivas, ciências humanas
(...) tendo como finalidade desenvolver
capacidades relacionadas com a pesquisa
e a aprendizagem autônoma".
-
Dimensão tecnológica - abrange
"as relações entre tecnologia e educação
em todos seus aspectos (...), isto é,
o conhecimento das suposições metodológicas
que a utilização destes meios implica
e a capacidade de tomar decisões sobre
o uso e a produção de tais materiais".
-
Dimensão didática - "diz respeito
a formação específica do professor em
determinado campo científico e à necessidade
constante de atualização quanto à evolução
da sua disciplina". (Bellon)
Todo o cenário está posto e o professor
precisa procurar colocar-se adequadamente
dentro dle desenvolvendo e procurando
atender a uma das características básicas
da EAD que é ser "um processo complexo,
multifacetado, que inclui muitas pessoas,
todas podendo reivindicar sua contribuição
ao ensino" (Marsden).
ATIVIDADE:
Entrem no endereço http://www.socinfo.org.br
e procurem o item que remete
ao LIVRO VERDE. Dêem uma navegada
por ele e detenham-se no capítulo
4: Educação na Sociedade da
Informação. Procurem perceber
como a questão tecnológica e
a educação a distância estão
sendo entendidas. |
Tema
para
o Mural:
A
Educação na Sociedade
da informação. |