Apresentação do Curso
Uma das vertentes do processo educacional que vem sendo muito discutida atualmente é a que diz respeito a utilização do que se costuma chamar de educação a distância, ensino a distância, aprendizagem aberta e/ou educação continuada.
Associado
a isto, vemos que a globalização não diz respeito
somente a aspectos econômicos mas, também, a uma mudança
do conceito de "proximidade". Deixa de ser um conceito geográfico,
associado a distância medida em metros e quilômetros e
passa a ter uma relação simbiótica com a idéia
de comunicação. Com os atuais mecanismos de comunicação
e de redes de conexão, a distância perde seu sentido
primário e faz com que a possibilidade da criação
de uma aldeia global ou de uma comunidade virtual de conhecimento
- utopia de visionários, há poucos anos atrás
- se transforme numa real possibilidade de trabalho para o professor
dos dias atuais.
Essa nova visão transforma-se em uma quebra de paradigmas já
estabelecidos e do aparecimento de um novo paradigma educacional onde
a definição de educação, do papel do aluno,
do trabalho pedagógico do professor precisam ser redefinidos
dentro dessa nova perspectiva de espaço/ tempo.
São esses aspectos que estaremos discutindo neste CURSO. Considerando o novo paradigma educacional que orienta os princípios da EAD, estaremos analisando os seguintes tópicos:
1 - Ambientação à sala de aula virtual e pesquisa na Internet
2 - O que é Educação a Distância
3 - Perfil dos alunos de Educação a Distância
4 - Características do professor de Educação a Distância.
Além desses temas específicos, estaremos trabalhando,
assuntos correlatos que terão por objetivo instrumentalizar
os participantes em aspectos mais operacionais e que possibilitem
um aproveitamento ótimo de todo o processo de aprendizagem.
Este curso foi desenvolvido em HTML, na forma de uma home page, hospedada em um site. Serão usados textos básicos e, também, materiais complementares apresentados sob a forma de links acoplados ao texto básico. Esta forma de montagem de um curso ou workshop prende-se na crença de que o aluno é plenamente capaz de montar seu percurso na procura de informações para estudo e que cabe ao professor mostrar uma série de possibilidades de enriquecimento deste estudo e de procura de informações em diferentes plataformas.
INDICAÇÕES DO PERCURSO:
O curso terá a seguinte configuração:
Módulo 1 - Ambientação à
sala de aula virtual e pesquisa na Internet.
. Pesquisando na Internet.
Módulo 2 - O que é Educação a Distância.
. Pressupostos básicos.
. Conceituação.
Módulo 3 - Perfil dos alunos de educação a distância
. Componentes intervenientes no processo educacional a distância.
. O aluno a a aprendizagem online.
Módulo 4 - Características do professor de Educação a Distância.
. Características da ação educacional online.
. Competências necessárias ao professor online.
Avaliação final e atividades de encerramento do curso
A avaliação será contínua e feita pelo
próprio aluno levando em conta os seguintes critérios
para o recebimento de certificado de conclusão da MiniWeb Cursos
via e-mail:
1
- realização das tarefas propostas com comentários
no Mural
2 - Auto avaliação a ser feita e arquivada no Mural
do Curso.
Recomendações úteis: -
• Reservem um mínimo de duas ( 2 ) horas diárias
para atendimento às atividades do curso.
• Otimize e gerencie bem o seu tempo. Em educação a distância, pela ausência de horário fixo de estudo, o gerenciamento do tempo é um aspecto muito importante.
• Verifique diariamente e, se possível, mais de uma vez
ao dia, sua caixa de mensagens. Não deixe para depois a mensagem
que precisa ser respondida agora...
• Visite a sala de aula virtual, no mínimo, uma vez por
dia.
• Se for o caso, crie um esquema para a impressão dos
textos indicados. A impressão possibilita que você leia
o texto com mais calma, sem precisar estar conectado a Internet e
no horário que lhe seja mais adequado, facilitando o estudo.
Bom Curso !