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Curso: Conhecendo EAD

Conteúdo do Curso:

 

MiniWeb Cursos - Módulo 4 - Caracteristicas do Prof. de EAD

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO PROFESSOR ONLINE

 

Estamos chegando ao fim desse nosso curso.

Já mapeamos o que entendemos por EAD, já procuramos "sentir" o que é um aluno online, já mostramos o novo cenário onde o professor é colocado e, agora, vamos levantar algumas das competências que o professor precisa desenvolver para colocar-se neste cenário.

Para começo de conversa, vejamos o que Gilberto Dimenstein diz sobre o que ele chama de "O Professor do Futuro", crônica escrita por ele na Folha de São Paulo de 5 de agosto de 2001, a cerca de uma pesquisa de opinião com alunos da USP sobre o futuro do ensino superior, feita pela Escola do Futuro.

É um equívoco imaginar que a universidade do futuro será aquela que melhor lidar com as máquinas. Bobagem. A boa escola será aquela que submeter seus alunos à maior quantidade possível de experimentações e pesquisas, nas quais o professor desempenhe o papel de facilitador. Aulas expositivas, de fato, podem perfeitamente estar em um arquivo na Internet, acessíveis a qualquer um. O professor, portanto, passa a ser ainda mais importante na seleção das informações essenciais".

Para que o professor desempenhe este papel, porém, ele precisa se preparar desenvolvendo algumas competências básicas. É o que vamos apontar agora.

Logicamente, conforme já foi dito, está listagem não tem a pretensão de ser completa. Ela é o recorte da realidade que estamos fazendo neste momento....

1 - Competência / capacidade de ser um facilitador da aprendizagem:

Na função de facilitador, o professor ultrapassa a idéia de monitoramento da aprendizagem e passa a ser o profissional que ajuda a construção da aprendizagem daquele aluno que, por concepção, é o sujeito da sua própria aprendizagem. Para isso, ele precisa entender a aprendizagem como uma relação complementar entre o professor e o aluno; trabalhar com temas defragadores de processo e deixando ao aluno um espaço de pesquisa própria, possibilitando sempre o aprender a aprender e não a oferta de verdades absolutas. Em síntese, o professor deve se transformar num orientador, deixando que o aluno construa seu próprio entendimento da realidade a partir de uma série de possibilidades de análise.

2 - Competência / Capacidade técnica:

-Ou seja, aquele domínio mínimo necessário para poder discutir as questões tecnológicas a partir da necessidade pedagógica e metodológica. É a questão do "interlocutor inteligente" para entender a tecnologia e sua influência no processo pedagógico. E, também, para poder otimizar os recursos disponíveis na Rede de forma a melhorar o encaminhamento da aprendizagem de seus alunos.

3 - Competência / Capacidade de comunicação:

Toda educação é um processo de comunicação. Na EAD está comunicação acontece mediada por uma interface tecnológica e pela capacidade do professor de ver "para além" do texto e do computador. Comunicação é um ato intencional de troca de idéias, desejos e emoções de uma forma clara, atraente e direta. Na educação presencial, esta troca acontece face-a-face. Na educação a distância, ela acontece mediatizada pela tecnologia. Tanto num caso com em outro cuidados devem ser tomados para que não hajam ruídos nessa comunicação. Estes cuidados passam pela clareza e sistematização dos conceitos mas, também, pela clareza no uso do canal de comunicação. No caso da educação online, na clareza e no bom uso do texto.

Lembremo-nos do que fala P. Lévy, (no texto já visto: Tecnologias intelectuais e modos de conhecer: nós somos o texto): "As passagens do texto estabelecem virtualmente uma correspondência, quase uma atividade epistolar que nós, bem ou mal, atualizamos, seguindo ou não, aliás, as instruções do autor. Produtores do texto, viajamos de um lado a outro do espaço de sentido, apoiando-nos no sistema de referência e de pontos, os quais o autor, o editor, o tipógrafo balizaram. Podemos, entretanto, desobedecer às instruções, tomar caminhos transversais, produzir dobras interditas, nós de redes secretos, clandestinos, fazer emergir outras geografias semânticas".

Para o professor e, principalmente para o professor online, essa afirmação deve funcionar como um lembrete da importância que ele deve dar ao texto e à sua capacidade de comunicação com o aluno.

Além disso, não se pode esquecer, também, a comunicação entre os elementos do grupo. Na EAD o professor se coloca como mais um do grupo, o que leva a uma comunicação intra-grupal que precisa ser entendida, estimulada e incentivada pelo professor. Desse modo, o professor sai da sua solidão e passa a ter que trabalhar em equipe, utilizando toda sua capacidade de comunicação interpessoal.

A questão da comunicação é tão importante que tornou-se um tópico de análise quando se fala em indicadores de qualidade de cursos a distância.

4 - Competência / Capacidade de planejar e de trabalhar com método:

"Um dos momentos mais importantes da produção de um curso a distância, seja qual for sua característica, é, sem dúvida, o planejamento, incluindo aí todas as possibilidades, desvios, avaliações, alternativas. É o momento do design de toda a operação, a visualização do projeto como um todo e a análise detalhada de cada parte do processo. A avaliação deve estar presente em todas as etapas [do planejamento], incluindo a seleção de meios, a validação dos materiais, a adequação da introdução de determinados conteúdos, a descrição das tarefas a serem cumpridas e o perfil final do profissional que se deseja formar . Quanto mais detalhada e criteriosa a realização do planejamento, maiores serão as possibilidades de acerto" (Niskier).

E para que isso seja alcançado, o professor precisa desenvolver o hábito de trabalhar com método, organizando, sistematizando e formalizando todas as etapas do processo, tanto no que diz respeito ao seu trabalho dentro da equipe, como no seu contato com os alunos e com a tentativa de alcançar os objetivos desejados.

É esse planejamento bem feito que irá dar ao professor a segurança de que seus padrões de qualidade e de produtividade serão alcançados.

Observação: É bom lembrar que planejamento bem feito significa possibilidade de flexibilização diante da realidade que se apresentar durante a execução do projeto. É um grande erro ver no planejamento um documento fechado e completo. Planejamento educacional está sempre inserido em um processo dinâmico que precisa estar sendo constantemente avaliado e, se necessário, modificado.

5 - Competência / Capacidade de capitalizar:

Este item, apesar de pouco discutido, pode ser considerado como um diferenciador muito importante do trabalho do professor online. Esse conceito está explicitado, a partir de uma idéia de Blandin, no livro de Belloni:

"A capacidade de capitalizar [significa] traduzir a apresentar seus saberes e experiências de modo que os outros possam aproveitá-los e, em retorno, saber aproveitar e adequar às sua necessidades os saberes dos outros formadores, competência importantíssima para evitar a tendência, muito comum no campo educacional, de 'reinventar constantemente a roda'." Esta idéia está ligado a outra questão muito importante que é a da capilarização dos saberes e a criação de uma inteligência coletiva, proposta por Pierre Lévy.

"As hierarquias burocráticas (fundadas na escrita estática), as monarquias midiáticas ( 'surfanfo' na televisão e no sistema de mídias) e as redes internacionais de economia (utilizando o telefone e as tecnologias do tempo real) só mobilizam e coordenam parcialmente a inteligência, a experiência, o savoir-faire, a sabedoria e a imaginação dos seres humanos. É por isso que a invenção de novos procedimentos de pensamento e negociação que possam fazer emergir verdadeiras inteligências coletivas se faz urgente. (...) Os instrumentos da comunicação e do pensamento coletivo não serão reinventados sem que se reinvente a democracia, uma democracia distribuída por toda parte, ativa, molecular. Neste ponto perigoso de virada ou de encerramento, a humanidade poderia reapoderar-se de seu futuro. Não entregando seu destino nas mãos de algum mecanismos supostamente inteligente, mas produzindo sistematicamente as ferramentas que lhe permitirão constituir-se em coletivos inteligentes, capazes de se orientar entre os mares tempestuosos da mutação. (...)

[Inteligência coletiva] é [pois] uma inteligência distribuída por toda a parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências (...) a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuos das pessoas, e não o culto de comunidades feitichizadas ou hipostasiadas".

6 -Competência / Capacidade de ensinar na era da informação:

Finalmente, e fechando este breve apanhado, o professor precisa estar preparado para atuar na era da informação. "

A informação sempre foi a ingrediente principal na educação. O uso de redes de alta velocidade, com fibras óticas ou conexões via satélite para acessar rapidamente as grandes bibliotecas eletrônicas expansíveis e bases de dados fornece a base para uma potencial revolução no aprendizado. A combinação destes recursos com um computador pessoal dá aos estudantes acesso a grandes quantidades de informações, e moverá o locus do poder do professor para o aprendiz. As comunicações via computador, por exemplo, a conexão de computadores pessoais a servidores "mainframe" via redes de dados, pode criar ambientes educacionais altamente interativos.

Para entender como esta questão interfere na ação do professor e como ele precisa desenvolver competências que até agora não lhes eram pedidas, entrem no endereço http://www.edutecnet.com.br/Textos/Alia/PROINFO/prf_txtie03.htm e leiam a resenha do livro de Norman Coombs: Teaching in the Information Age.

Grandes são os desafios do professor online mas, grandes também são suas possibilidades de crescimento e de colaboração para com o crescimento de toda uma comunidade: a comunidade virtual de conhecimento.

Juntem-se a nós!...

PARA PENSAR:

"A Educação do Futuro deverá ser o ensino primeiro e universal. Estamos na era planetária; uma aventura comum conduz os seres humanos, onde quer que se encontre. Eles devem reconhecer-se em sua humanidade comum e ao mesmo tempo reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo oque é humano".

Edgar Morin


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICADO MÓDULO:

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas : Autores Associados, 1999.

BLANDIN, B. "Formateurs et Formation Multimédia", in Les Éditions d'Organisation. Paris, 1999.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo : Loyola, 1999.

MARSDEN, R. "Time, space and distance education" in Distance education, vol. 17, n.º 2, 1996.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação a Distância. Indicadores de qualidade para cursos de graduação a distância in: http://www.mec.gov.br/seed/indicadores/PADRÕES%20DE%20QUALIDADE.doc

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. 4. ed. São Paulo : Cortez; Brasília, DF : UNESCO, 2001

NISKIER, Arnaldo. Educação à Distância: a tecnologia da esperança. 2.ed. São Paulo : Loyola, 2000.

Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Org. Tadao Takahashi. Brasília : Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

STRUCHINER, Míriam e GIANELLA. Taís Rabetti. Educação a distância: reflexões para a prática nas universidades brasileiras. Brasília : CRUB, 2001.

SUGESTÃO DE LEITURA: Tavares, Kátia C. A. A auto percepção do Professor Virtual: um estudo-piloto in: http://www.lingnet.pro.br/papers/eadprof.htm

Se você preferir faça o download para o seu micro do:

Livro Verde. Org. Tadao Takahashi. Brasília : Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
   
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MEC - SEA - Indicadores de qualidade para cursos de graduação a distância.
 

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