É
engano considerar que programas a distância podem
dispensar o trabalho e a mediação do professor. Nos
cursos de graduação a distância, os professores vêem
suas funções se expandirem. Segundo Authier (1998),
"são produtores quando elaboram suas propostas de
cursos; conselheiros, quando acompanham os alunos;
parceiros, quando constróem com os especialistas em
tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem".
Portanto, são muito mais que simples "tutores" como
tradicional e de forma reduzida os professores-orientadores
que atuam a distância vêm sendo denominados.
A
denominação professor-orientador, professor ou tutor,
entretanto, para esse profissional de cursos de graduação
a distância, é uma decisão da instituição. Há quem
prefira a última para enfatizar a responsabilidade
individual entre aquele que orienta e seu orientando.
Outros optam pela primeira para destacar não apenas
"acompanhamentos" individuais de alunos e sim a responsabilidade
coletiva de compartilhamento, pesquisa e parceria
educacional com outros professores, comunicadores
e alunos na criação e reflexão democrática sobre cultura,
ciência, tecnologia e trabalho a serviço da humanização
e da superação de problemas do mundo presente.
A instituição que oferece graduação a distância, além
dos professores especialistas nas disciplinas ofertadas
e parceiros no coletivo do trabalho político-pedagógico
do curso, deve contar com as parcerias de profissionais
das diferentes TIC, conforme a proposta do curso e
ainda: · dispor de educadores capazes de:
a) estabelecer os fundamentos teóricos do projeto,
b) selecionar e preparar todo o conteúdo curricular
articulado a procedimentos e atividades pedagógicas,
c) identificar os objetivos referentes a competências
cognitivas, habilidades e atitudes,
d)
definir bibliografia, videografia, iconografia, audiografia
etc., básicas e complementares,
e)
elaborar textos para programas a distância,
f) apreciar avaliativamente o material didático antes
e depois de ser impresso, videogravado, audiogravado,
etc, indicando correções e aperfeiçoamentos;
g) motivar, orientar, acompanhar e avaliar os alunos,
h)
auto-avaliar-se continuamente como profissional participante
do coletivo de um projeto de graduação a distância;
apresentar currículo e documentos necessários
que comprovem a qualificação dos diretores, coordenadores,
professores, tutores, comunicadores, pesquisadores
e outros profissionais integrantes da equipe multidisciplinar
responsável pela concepção, tecnologia, produção,
marketing, suporte tecnológico e avaliação decorrentes
dos processos de ensino e aprendizagem a distância;
considerar, na carga horária de trabalho dos
professores, o tempo necessário para atividades de
planejamento e acompanhamento das atividades específicas
de um programa de educação a distância;
indicar a política da instituição para capacitação
e atualização permanente dos profissionais contratados.