Dias Atuais |
|
|
|
Los Pueblos Indígenas del Perú
Los pueblos indígenas del Perú somos la mayoría de la población del país. Debido al centralismo económico y político dominante y el consiguiente abandono histórico de las zonas rurales y la amazonía muchos de nosotros, durante las últimas décadas, nos hemos trasladado y habitamos las grandes ciudades. La población indígena del Perú, Guatemala, México, Bolivia y Ecuador suman el 80 % de la población indígena del continente.
Marcos históricos da década de 90
Após a queda do muro de Berlim, o mundo se deparou com conflitos que estavam eclipsados pela Guerra Fria. Problemas étnicos, religiosos, separatistas e nacionalistas renasceram com força na África, no mundo islâmico e também na Europa. A América Latina continuou sua difícil luta pela construção e afirmação da identidade.
Na era da globalização - A prática docente
Maria Cândida Moraes, ao analisar em seu livro " O paradigma educacional emergente" (Campinas, Papyrus, 1997) os desafios da Educação no mundo globalizado, propõe o paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente como ponto de partida para se repensar a Educação.
En la Fundación para la Paz en la Edad Nuclear, estamos comprometidos a crear un mundo pacífico - uno con libertad, justicia y dignidad para todos. Creemos que la violencia no es la única manera de resolver conflictos, y que debemos buscar las maneras de eliminar la guerra. Además, estamos comprometidos a la abolición de todas las armas nucleares y de otras armas de destrucción masiva. Creemos que la paz. (Inglês e Espanhol)
O 11 de setembro e os efeitos na economia
As opiniões sobre o que tende a ocorrer com a economia internacional após os ataques terroristas de terça-feira passada ainda serão puramente especulativas por algum tempo. Mesmo o comportamento das bolsas e de outras variáveis financeiras desde ontem não constitui ainda barômetro confiável acerca das borrascas. Sem pretender fazer nenhum trocadilho macabro, o fato é que o ataque terrorista de terça-feira passada deve ter causado uma quebra estrutural nos modelos econômicos que vinham sendo usados pelos analistas.
Entre tantas perguntas ao vento levantadas pelo estouro da quadrilha de petistas que assaltava o Estado, é reconfortante saber que pelo menos para uma delas existe resposta: por que a crise política não detona a economia e o Brasil parece funcionar até melhor enquanto os políticos estão preocupados apenas em manter a cabeça sobre o pescoço? Leia o artigo.
O DESAFIO ISLÂMICO - CRUZADA E JIHAD
O panorama mundial parecia, em suma, extremamente promissor, quase eufórico, ao término do Segundo Milênio. Não é isso, contudo, o que hoje ocorre. Estamos diante de novas e inéditas ameaças e, claramente, conhecemos um novo tipo de Guerra Fria ou conflito de baixa intensidade.
O terrorismo representa grave ameaça à segurança global. O Brasil, embora não seja alvo específico da ação de grupos terroristas, não está livre da ocorrência de atentados terroristas em seu território ou dos efeitos sociais, políticos e econômicos de atentados em outros países.