CONCEITUAÇÃO
DE EAD
No texto anterior procuramos levantar um panorama geral sobre a atual situação do mundo no que diz respeito à importância da informação e do conhecimento e a inserção da EAD neste contexto. Como pudemos ver, ela vem sempre atrelada ao desenvolvimento tecnológico. Isto porque, é esta tecnologia que serve de interface entre o ensinante (professor) e o aprendente (aluno). Um dos grande diferencias que a atual tecnologia digital oferece à EAD é a maior possibilidade de interação entre os atores que participam do processo educacional e, provavelmente, foi este diferencial que possibilitou o grande boom que a educação a distância vem tendo nos últimos tempos. Após esta contextualização, vejamos algumas idéias sobre EAD que nos ajudem a entender qual seu verdadeiro espaço. Primeiramente, antes de mostramos algumas definições literais, vamos apresentar alguns pontos de partida que indicam diferentes percepções sobre o trabalho com EAD. Entendendo esses pontos, poderemos, mais facilmente, compreendermos as diversas definições de educação a distância e, mais importante do que isso, teremos condições de estabelecer NOSSA definição/compreensão do que é EAD, a partir da qual pautaremos nosso trabalho na área. Vejamos: 1. EAD compreende formas de estudos de diferentes níveis, planejadas de maneira sistemática e conseqüente, que são feitas sem uma supervisão contínua e imediata de um monitor presente no mesmo espaço físico em que estão os estudantes. 2. EAD pode ser vista, também, como uma série de métodos instrucionais planejados de modo a facilitar a aprendizagem dos estudantes e a suprir a ausência física do professor, utilizando diferentes suportes tecnológicos: texto, som, imagem, multimídia etc. 3. EAD também pode ser encarada como uma forma de educação que utiliza meios técnicos para facilitar um diálogo. Isto implica em programas devidamente estruturados, com diferentes possibilidades de diálogo e cobrindo grande distâncias. 4. EAD possibilita um alto grau de aprendizagem individualizada, uma vez que, por seus procedimentos, permite a criação da relação ensino-aprendizagem mesmo sem o contato direto entre alunos e professores. 5. EAD dá maior liberdade ao aluno para satisfazer suas necessidades de aprendizagem. 6. EAD é um modo não-contígüo de transmissão de informações e conteúdos de ensino entre professor e aluno. 7. EAD é um termo que se refere às formas de aprendizagem organizadas, baseadas na separação física entre os alunos e aqueles que estão envolvidos na organização de sua aprendizagem. Como podemos ver, são muitos os aspectos elencados, mostrando a complexidade da questão e a falta de unanimidade em torno do assunto. Dependendo da corrente pedagógica a qual a pessoa está ligada, a compreensão do que vem a ser EAD modifica-se. Mas, em todos os enfoques, alguns aspectos mantém-se constantes: a) a existência de uma separação espacial e temporal entre professores e alunos; b) a existência de meios tecnológicos ajudando no processo; c) a existência de uma estrutura organizacional que possibilite sua implantação; d) a existência de um papel próprio e bem definido do professor / tutor / animador; e) a necessidade de que o processo de aprendizagem seja centrado no aluno; f) a possibilidade de um atendimento massivo; g) a possibilidade de uma aprendizagem mais independente e dentro do ritmo próprio de cada um; h) a possibilidade de uma comunicação bi-direcional; i) uma construção a partir de um planejamento cuidadoso e de orientações e diretrizes muito claras, apoiada num mínimo de interação pessoal. Junto a esses aspectos constantes, pode-se perceber também uma grande indefinição na nomenclatura: educação a distância, ensino a distância, treinamento a distância; ensino online; ensino mediado pelo computador etc. Esta indefinição de nomenclatura não acontece só hoje em dia. Está diretamente relacionada com o ponto de vista teórico-metodológico que os educadores e pesquisadores tenham. É grande o número de definições e com a ampliação da oferta de trabalhos de educação a distância, este número tende a aumentar. Apesar das diferenças de concepções, o fator mais presente é a distância entre aluno e professor, no sentido de espaço. A questão da separação no tempo - a assincronicidade -, ainda não é muito levantada e, talvez, seja este o aspecto mais importante no processo de ensino e aprendizagem a distância. Outra questão que se pode observar é a não existência de um padrão no que diz respeito a nomenclatura mais adequada para esse tipo de ação educacional. Se for feita uma análise mais aprofundada, por trás da questão do nome - educação, ensino ou treinamento a distância, tele-ensino - há, também, uma visão específica desse tipo de atuação que nem sempre é desvelada de forma muito clara. De qualquer modo, resumidamente, podemos assumir a afirmação de Schrum* de que "educação a distância representa um meio de comunicação entre pessoas ou grupos geograficamente dispersos" (1997, p. 3). Ou, seja, uma forma de trabalho educacional onde exista: uma completa - ou quase que completa - separação entre professores e aprendizes; o uso de um meio tecnológico para comunicação; e uma comunicação de duas vias entre os participantes do processo. * Leitura Complementar: " Construindo Ambientes de Aprendizagem Colaborativos".Groupware: A Ponte entre a Promessa e a Realidade BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO MÓDULO 1: BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas : Autores Associados, 1999. LANDIN, Cláudia M. M. P. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro : [s.n], 1997. LÉVY, Pierre. O fogo liberador. São Paulo : Iluminuras, 2000. SCHRUM, Lynne e LUETKEHANS, Lara. A primer on distance education. Washington : AECT, 1997.
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