Muitas
vezes a definição é feita pela negação, ou seja, por aquilo
que educação a distância NÃO é. Outras vezes, ela é definida
através de alguma característica própria. Enfim, os enfoques
são muitos e todos passíveis de questionamentos e análises.
Essa falta de clareza de conceito pode ser vista como
um sinal de que ainda não existe um consenso estabelecido
sobre o tema e que ele ainda está em evolução.
Vejamos:
1.
George Dohmen (1967): "Educação a distância é uma forma
sistematicamente organizada de auto-estudo, onde o aluno
se instrui a partir do material que lhe é apresentado;
onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do aluno
são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é
possível a distância, através da aplicação de meios de
comunicação capazes de vencer essa distância, mesmo que
seja grande. O oposto da educação a distância é a educação
direta ou educação face-a-face: um tipo de educação que
tem lugar com o contato direto entre professores e alunos".
2.
Michael Moore (1972): "O ensino a distância é o tipo de
método de instrução em que as condutas docentes acontecem
à parte das discentes, de tal maneira que a comunicação
entre o professor e o aluno se possa realizar mediante
textos impressos, por meios eletrônicos, mecânicos ou
por outras técnicas".
3. Börge Holmberg (1977): "A expressão "educação a distância"
cobre as distintas formas de estudos em todos os níveis
que não se encontram sob a contínua e imediata supervisão
dos tutores, presentes com seus alunos na sala de aula,
mas, não obstante, se beneficiam do planejamento, orientação
e acompanhamento de uma organização tutorial".
4.
Charles Wedemeyer (1981): (É uma modalidade de educação
onde) "o aluno está a distância do professor grande parte
do tempo, durante o processo de ensino-aprendizagem".
5.
M. L. Ochoa (1981): "Um sistema baseado no uso seletivo
de meios instrucionais, tanto tradicionais quanto inovadores,
que promovem o processo de auto-aprendizagem, para obter
objetivos educacionais específicos, com um potencial de
maior cobertura geográfica que a dos sistemas educativos
tradicionais - presenciais".
6.
Otto Peters (1983): "O ensino / educação a distância é
um método de transmitir conhecimentos habilidades e atitudes,
racionalizando, mediante a aplicação da divisão do trabalho
e de princípios organizacionais, assim como o uso extensivo
de meios técnicos, especialmente para o objetivo de reproduzir
material de ensino de alta qualidade, o que torna possível
instruir um grande número de alunos ao mesmo tempo e onde
quer que vivam. É uma forma industrial de ensinar e aprender".
7.
France Henry (1985): "A formação a distância é o produto
da organização dos quais se serve o aluno, de forma autônoma
e seguindo dos quais se serve o aluno, de forma autônoma
e seguindo seus próprios se serve o aluno, de forma autônoma
e seguindo seus próprios desejos, sem que lhe seja imposto
submeter-se às limitações espaço-temporais, e em às relações
de autoridade da formação tradicional".
8.
Dereck Rowntree (1986): "Por educação a distância entendemos
aquele sistema de ensino em que o aluno realiza a maior
parte de sua aprendizagem por meio de materiais didáticos
previamente preparados, com um escasso contato direto
com os professores. Ainda assim, pode ter ou não um contato
ocasional com outros alunos".
9.
Jaime Sarramona (1991): "Educação a distância é uma metodologia
de ensino em que as tarefas docentes acontecem em um contexto
distinto das discentes, de modo que estas são, em relação
às primeiras, diferentes no tempo, no espaço ou em ambas
as dimensões ao mesmo tempo".
10.
Lorenzo Gracia Aretio (1994): "O ensino a distância é
um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que
pode ser massivo e que substitui a interação pessoal,
na sala de aula, de professor e aluno, como meio preferencial
de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos
recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria
que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos
alunos".
11.
J. Perriault (1996): "Educação a distância é um termo
genérico que inclui o elenco de estratégias de ensino
e aprendizagem referidas como 'educação por correspondência',
ou 'estudo por correspondência' em nível pós-escolar de
educação, no Reino Unido; como 'estudo em casa', no nível
pós-escolar, e 'estudo independente', em nível superior,
nos Estados Unidos; como 'estudos externos' na Austrália;
e como 'ensino a distância' ou 'ensino a uma distância',
pela Open University. Na França é referido como 'tele-ensino'
ou 'ensino a distância'; e como 'estudo a distância' e
'ensino a distância', na Alemanha; 'educação a distância',
em espanhol, e 'teleeducação', em português".