Literatura
|
|
|
|
A história dos primórdios da literatura brasileira feita por mulheres ainda está por ser escrita. Há autoras de que pouco ou nada sabemos. Um exemplo é Nísia Floresta, mais conhecida por ter sido tema de uma crônica de Machado de Assis. Nascida no interior do Rio Grande do Norte, no século XIX, Nísia viveu entre o Brasil e a Europa, foi jornalista, tradutora, escritora e pioneira na defesa dos direitos das mulheres no País. Publicou artigos em jornais de grande circulação, escreveu relatos de viagens e dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro, sempre defendendo os direitos da mulher, do índio e dos escravos.
Este site, "Núcleo de Literatura Infantil”, teve sua origem no projeto “O livro infantil na visão de seus leitores” idealizado e coordenado pela professora Mary Julia Martins Dietzsch com alunos de graduação da FEUSP desde 1995. Uma das etapas para o desenvolvimento daquele projeto era a escrita, pelos alunos da Pedagogia, de dez resenhas de livros para crianças com o objetivo claro de aproximar os graduandos da literatura infantil.
O FIM DO LIVRO E O LIVRO SEM FIM
Este ensaio examina a formação de acervos virtuais que, principalmente nas últimas duas décadas, vem sendo sistematicamente disponibilizados em meios eletrônicos (cds, internet) e que tem provocado reações diversas em críticos literários, escritores e formadores de opinião em geral. Há, de um lado, visões catastróficas, que percebem os novos meios eletrônicos como uma ameaça à instituição do livro, e ao que ela representa enquanto repositório dos valores tradicionais do humanismo, agora prestes a serem substituídos por uma avalanche de textos eletrônicos marcados mais pela superficialidade dispersiva do que pela vivência de sabedoria proporcionada pelo livro impresso. Sérgio Luiz Prado Bellei é professor titular de Teoria Literária e Literatura Anglo-Americana no programa de Mestrado e Doutoramento em Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal de Santa Catarina.
Este é o mais completo site sobre o haicai, poema de origem japonesa que vem fascinando os poetas brasileiros. Além de muitos haicais (inclusive com uma seção para os leitores), traz artigos e notícias.
Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre, propõe um novo olhar sobre o Brasil em 1933. Suas conclusões e observações refundaram o paradigma de tratamento racial na academia, transbordando para as relações sociais e culturais no país. O presente artigo busca evidenciar tal interpretação com o intuito de recolocar essa discussão no cerne do processo de formação econômica e social do Brasil.
Em 2000 celebrou-se o centenário do nascimento de Antoine Saint-Exupéry, com atividades que incluem exposições, sites da internet e a reprodução das viagens que lembram as rotas de navegação aérea que ele ajudou a traçar. Sem dúvida este aviador, tanto de guerra como civil, é um interessante personagem da história, não só por ser um pioneiro da aviação como porque, paralelamente a essa ocupação, foi um escritor de grande sensibilidade, com uma delicada preocupação com o sentido do humano e da existência.
O
banana da estória
é o Greg,
que cursa a sexta
série do
ensino fundamental
- sétimo
ano - e tem 13 anos.
Se preocupa com
sua auto-estima
demais e tenta ser
notado na escola.
Adora um video-game
e quadrinhos; e
escreve em seu diário
sobre tudo: seu
dia-a-dia, sua escola
e sua família.
Segundo Jeff Kinney
(autor do personagem)
em entrevista a
Megazine Não
se devem buscar
sinais de integridade
no protagonista
de "Diário
de um banana",
um romance em quadrinhos
que se tornou best-seller
nos Estados Unidos
e foi lançado
há pouco
no Brasil (V&R
editora). Greg Heffley,
13 anos, é
um anti-herói,
mente para os pais,
trapaceia em atividades
escolares e faz
de gato e sapato
o melhor amigo.
Mas é ingênuo,
azarado e, mesmo
quando estamos todos
torcendo por ele,
quase sempre leva
a pior.
Greg está
longe de ser um
protagonista politicamente
correto. Ele é
um adolescente comum,
experimentando os
sofrimentos do ambiente
escolar e tentando
ser um cara mais
popular. Às
vezes, nem sabe
distinguir certo
e errado. Apronta
das suas e ainda
espera recompensa
- conta o autor
do livro, Jeff Kinney,
em entrevista à
Megazine. - Não
quero mandar mensagens.
A idéia é
fazer as pessoas
rirem.
Os Provérbios no Libro de Calila e Digna
Um dos mais importantes marcos da influência cultural árabe na Península Ibérica é El Libro de Calila e Digna tradução de D. Alfonso X, o Sábio (1252-1284) do clássico Kalila wa Dimna, coletânea de contos e fábulas de caráter político e moral, que influenciaram a maior parte do fabulário internacional.