Literatura
|
|
|
|
Florbela D'Alma da Conceição Espanca nasceu em 8 de dezembro de 1894 em Vila Viçosa ,Alentejo, Portugal. Filha de Antónia da Conceição Lobo , serviçal de João Maria Espanca, que era casado com Maria do Carmo Toscano. A relação adúltera entre os pais de Florbela prolongou-se e produziu outro filho, Apeles Espanca, nascido em 1897 e morto em acidente aéreo em 1927, no Tejo. João só assumiu a paternidade de Florbela em 1949, 19 anos após a morte da poetisa. Florbela passou a infância sob os cuidados de Maria do Carmo , nunca conheceu a mãe e tinha profundo amor por Apeles, a única pessoa no mundo que possuia a mesma história de origem que ela. Este site possui 150 sonetos de Florbela.
Mulher, jovem, início do século, Portugal. Talvez essas quatro expressões sejam suficientes para descrever a grande poetisa, que tão cedo (aos 36 anos de idade) abandonou a vida (de 7 para 8 de dezembro de 1930).
O
GT História da Literatura foi fundado em Porto Alegre, em
1992, por ocasião do IX Encontro Nacional da ANPOLL. O tema
é a História da Literatura, desde o seu aparecimento,
no século XVIII, definindo sua natureza, examinando suas
relações com as áreas afins e com a sociedade
de onde emergiu, e verificando sua trajetória em literaturas
de diferentes comunidades.
O Google colocou no ar o Google Book. Neste sítio, os internautas poderão fazer o download e imprimir na íntegra diversos livros, cujos direitos autorais expiraram, escritos por grandes autores, como Dante, Victor Hugo e William Shakespeare.A busca pode ser realizada no link http://books.google.com. Para verificar se o livro está disponível por inteiro, basta clicar na opção "full view". Através deste projeto, o Google disponbilizará clássicos da literatura mundial para um grande contigente de pessoas. O Google informou que a opção não está disponível para obras protegidas por direitos autorais.