Literatura
|
|
|
|
Mário de Andrade era um mistério. Ele próprio ajudou a construir essa imagem. "Eu sou trezentos... sou trazentos-e-cinquenta", escreveu no "Remate de Males" (1930). O verso até agora serviu para interpretar suas múltiplas atividades, de poeta a etnógrafo. Mas um exame mais detalhado de sua correspondência e de suas amizades revela que o homem era mais do que 350, às vezes era 351, como o próprio Mário corrigiu em carta à poeta mineira Henriqueta Lisboa: o 351° era o "indivíduo infame, diabólico, que eu carrego toda a vida comigo".
Poesias, contos, crônicas, pinturas, resenhas, fotografias e muito mais. Visite
Caminhos do romance no Brasil - séculos XVIII e XIX é um projeto temático interdisciplinar financiado pela FAPESP, desenvolvido a partir da colaboração de duas docentes da área de Letras (Márcia Abreu - IEL/UNICAMP e Sandra Guardini T. Vasconcelos - FFLCH/USP), de dois docentes da área de História (Nelson Schapochnik - FE/USP e Luiz Carlos Villalta - FAFICH/UFMG) e de seus orientandos. Tomando por balizas temporais o meado do século XVIII e o final do XIX, o projeto investiga o processo de implantação e consolidação do gênero romanesco no Brasil a partir do exame dos romances em circulação, das práticas de leitura por eles suscitadas e dos espaços em que essas práticas se davam.
É um projeto que estuda diferentes aspectos da leitura, com especial ênfase em sua história e em sua prática no Brasil.
Livros de Metáforas. Mudanças com Metáforas, na Educação. Metáfora na Literatura.
José Bento Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores - em todo o mundo - de livros para crianças. Foi, de fato, um ser plural: escritor precursor do realismo fantástico, escritor de cartas, escritor de obras infantis, ensaísta, crítico de arte e literatura, pintor, jornalista, empresário, fazendeiro, advogado, sociólogo,tradutor, diplomata.
Monteiro Lobato e a gênese do Jeca Tatu
Prolongamento das campanhas sanitárias, as expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz, no início do século 20, permitiram um maior conhecimento das moléstias que assolavam o país e possibilitaram a ocupação e a integração do interior brasileiro. O Brasil é um país doente, diziam os pesquisadores de Manguinhos. E provavam.
Trabalho de Literatura. Os autores desse trabalho desenvolvem uma pesquisa detalhada sobre: o Romantismo, o Modernismo, o Realismo, o Simbolismo, o Parnasianismo e o Concretismo. Dando uma ênfase ao abordar dados referentes a passagem dessas épocas literárias no Brasil, referindo-se também a autores consagrados de todas as épocas. Otoniela Baldacine Robson Gomes e Rubens Teixeira. Artigo em DOC
Mulheres e Literatura: Nisia Floresta Brasileira Augusta
Nísia Floresta Brasileira Augusta: Pioneira do Feminismo Brasileiro - Séc. XIX Constância Lima Duarte quando pensamos na história da luta feminina em busca de seus direitos no Brasil, vários são os nomes de mulheres que nos ocorrem.