2
- Interatividade
ou Pseudo-interatividade - Entrevista com Janice
Caiafa. Professora do Departamento de Teoria da Comunicação-ECO
sobre Interatividade. Para compreender de que forma se dá
a participação popular na televisão brasileira
e até que ponto ela interfere no conteúdo produzido.
3-
Projeto
de Aprendizagem - Estamos vivendo uma época
de mudanças conceituais muito grande, novas aprendizagens,
passamos a conviver com a possibilidade de interatividade virtual
em casa, na escola, no trabalho.... Conheça esse projeto
que é baseado no conceito de aprender a aprender.
4-
O
professor como autor de material para um Ambiente Virtual de
Aprendizagem. Que interação é essa?
- Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o uso da informática
como instrumento de suporte nas atividades de ensino e aprendizagem.
É analisado o perfil do professor que trabalha como autor
de material educativo e os aspectos culturais
do mundo da informática frente a sua formação
como docente. A metodologia é trabalhada com conceitos
de design de interação aplicados no desenvolvimento
de interfaces multimídias. (PDF)
5-
Teoria
das Múltiplas Inteligências aliada à Multimídia
na Educação: Novos Rumos Para o Conhecimento
- Alvin TOFFLER popularizou a idéia de que o homem tem
vivenciado uma sucessão de eras e que, cada uma delas,
possui características que determinam o seu futuro. Mostra
como a vida mudou, com a descoberta da agricultura, inaugurando
a era da agricultura, que reinou absoluta por aproximadamente
6.000 anos, durante os quais a vida em si mesma e seus valores
estavam estruturados em função da organização
do alimento. (PDF)
|
|
6-
De
interações e interatividade
- O potencial das mídias digitais para a interatividade
costuma ser identificado como fonte primordial de algumas
das mais importantes conseqüências socioculturais
e cognitivas anunciadas a partir das tecnologias digitais
de comunicação. A despeito da óbvia
centralidade para quaisquer discussões sobre
o tema, não há consenso a respeito do
significado e aplicabilidade do neologismo interatividade
ou de expressões correlatas, principalmente interação
e interativo. (PDF)
|
7-
Indicadores
de Interatividade para o professor presencial e on-line:
A docência interativa presencial e on-line é demanda
da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional
que surge com a interconexão mundial de computadores
em forte expansão no início do século 21;
novo espaço de comunicação, de sociabilidade,
de organização, de informação, de
conhecimento e de educação. (PDF)
8-
Avaliar
na Cibercultura - "Estamos em 2069, num ambiente
de estudo e pesquisa, antigamente chamado de "sala de aula".
Os aprendizes têm entre doze e dezesseis anos e conversam
com o dinamizador da inteligência coletiva do grupo, uma
figura que em outras décadas já foi conhecida
como "professor". Eles estão levantando e confrontando
dados sobre os Centros de Cultura e Saberes Humanos (ou, como
diziam antes, as "escolas") ao longo dos tempos. Admirados,
não conseguem conceber como funcionava, no século
passado, um ensino que reunia os jovens não em função
dos seus interesses ou temas de pesquisa, mas simplesmente por
idades".... (PDF)
9-
Olhares
sobre a Cibercultura - Neste ensaio discutiremos
as relações entre as novas tecnologias de informação
e comunicação e a cultura contemporânea
dentro da área de estudos que vem sendo chamada de cibercultura.
Busca-se aqui vislumbrar quinze pontos essenciais da cibercultura,
apresentando-os como um conjunto de problemas que podem ajudar
a compreender a nossa época.
10-
O
pensamento complexo: desafios emergentes para a educação
on-line - Atualização permanente
é o ponto-chave da sociedade contemporânea.
Nesse contexto, destaca-se a importância da emergência
de ensino na modalidade não-presencial, mediado
pelas tecnologias, para suprir o número restrito
de vagas na rede de ensino,
assim como as necessidades individuais e sociais do
mundo do trabalho. Passamos por um momento histórico,
no Brasil e no mundo, em que muitos conceitos e práticas
precisam ser revistos, principalmente em relação
à educação a distância (EAD),
devendose isso às transformações
vividas na sociedade, desencadeadas também com
a utilização das tecnologias nos últimos
tempos, à concepção de conhecimento
originada com as descobertas científicas do século
passado, e, fundamentalmente, ao que agora se entende
ser a educação. (PDF)
|
|
|
11-
O
insuportável brilho da escola - Num dos
mais clarividentes textos que conheço dedicado a pensar
a questão educativa e o lugar que nela cabe a essa
configuração fundadora da nossa civilização
que é a escola, Hannah Arendt aponta, certeiramente,
três razões que, a seu ver, podem explicar a
crise da educação nos EUA1. Três razões
que, como a autora também declara, embora com matizes
próprios e uma acuidade maior nessa terra de imigrantes
que é a América, são generalizáveis
a todos os outros pontos do mundo. (PDF)
12-
O
que é Construtivismo? - O universo sempre
foi o que é hoje? Os mais antigos acreditavam, e muitos
ainda acreditam, que o universo foi criado por Deus tal qual
é hoje. Segundo essa crença, a Terra é
o centro do universo; mas a partir do século XVI tal
concepção foi-se
desmoronando, com a afirmação de que o Sol era
o centro. Hoje, "a Terra é uma pedrinha que orbita
uma estrela pequena que fica na periferia de uma galáxia
sem importância à deriva em um universo que se
expande".
- 1 - 2 - 3
- Sobe