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Links Interessantes

1- Web Rádio - “(...) é preciso transformar o rádio, convertê-lo de aparelho de distribuição em aparelho de comunicação. O rádio seria o mais fabuloso meio de comunicação imaginável na vida pública, um fantástico sistema de canalização. Isto é, seria se não somente fosse capaz de emitir, como também de receber; portanto, se conseguisse não apenas se fazer escutar pelo ouvinte, mas também pôr-se em comunicação com ele. A radiodifusão deveria, conseqüentemente, afastar-se dos que a abastecem e constituir os radiouvintes como abastecedores. Portanto, todos os esforços da radiodifusão em realmente conferir, aos assuntos públicos, o caráter de coisa pública são totalmente positivos”. Bertold Brecht, 1926, Teoria do Rádio.

2- Blogs Educacionais - Conheça as vantagens de utilizar os blogs como apoio interativo para práticas pedagógicas. Vivemos dias de Web 2.0 quando as pessoas se tornaram produtoras de conteúdo para ser transmitido através das redes de comunicação. Os teóricos do construtivismo/interacionismo talvez não imaginassem que algum dia houvessem ferramentas de interação tão potentes como as que existem hoje.

3- Blogs e interação mútua: uma visão contextualizada - Adotando uma perspectiva que considera os aspectos de continuidade mais do que os de ruptura ao analisar o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, entendemos que os blogs apresentam, potencialmente, uma forma de efetivação no ambiente web do conceito de interação mútua (PRIMO, 1998). As considerações apresentadas neste artigo integram a fundamentação teórica da dissertação de mestrado defendida em maio de 2007, “Deu no post: blogs como nova categoria de webjornalismo – um estudo de caso do Blog do Noblat”. Assim, abordamos também conceitos relacionados ao jornalismo on-line tais como interatividade e hipertextualidade. (PDF)

4- O Snap Shots for Firefox proporciona uma economia de tempo e tanto. Em páginas de resultados de pesquisas do Yahoo e do Google, por exemplo, ele transforma os links em conteúdo de verdade. Quando se clica num link para o YouTube, por exemplo, a extensão exibe o vídeo numa pequena janela. Se o link é para uma entrada na Wikipedia ou no IMDb, a janelinha traz sumários dos verbetes. O destino é um álbum do Flickr? Dá para apreciar o álbum, foto por foto, sem abri-lo. Em sites de compras e conteúdos diversos, o Snap Shots simplesmente mostra uma miniatura da tela.

5- Tutorial do TWiki em português - Este é um pequeno tutorial para dar uma introdução ao uso das funcionalidades básicas do TWiki em alguns minutos.

6- TWiki, uma ferramenta de co-autoria livre - Este artigo descreve um experimento de utilização de uma ferramenta de escrita colaborativa que permite a colaboração via web de grupos atuando na criação material hypertexto com e sem controle de acesso. Uma linguagem mais simples de marcação do que a HTML é usada para permitir a entrada de dados bem como sua formatação. A interligação automática dos hypertextos, especiais que é uma das características principais desta
ferramenta é estabelecida pelo sistema através de palavras com grafia
diferenciada (wiki words) ou indicadas por meio de símbolos. O artigo
comenta também a evolução de ferramentasde co-autoria e algumas
experiências com a ferramenta Twiki.

7- A produção textual para Web como ferramenta didática para o educador - A incorporação de novas tecnologias ao cotidiano do ensino transforma as práticas do professor-educador, que se insere no universo dos meios digitalizados e se depara com um instigante contexto de comunicação e compartilhamento de saberes. Para os profissionais da educação, a Internet, como mediadora no processo ensino-aprendizagem, configura um desafio a ser encarado, a partir do domínio das linguagens estabelecidas pela mídia eletrônica. Utilizar a Web para fins educativos representa uma provocação que incita à busca de conhecimento sobre os requisitos da produção de textos para esta intrigante teia comunicativa. É preciso repensar os materiais textuais empregados, de modo a adequá-los à natureza inovadora da tecnologia, sem perder de vista a sua contextualização científica e pedagógica.

 

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