Aula1 - A
importância do cidadão na Sociedade da Informação
(2/4)
| 1. Introdução | 2. Educação e Cidadania | 3. Alfabetização em Informação| 4. Educação|
Educação e cidadania na era digital
Portanto, tarefa anterior realizada iniciaremos nossa 2ª aula explorando o tema "Educação e Cidadania". Não pretendo, aqui, explorar todos os aspectos referentes ao tema - ele é muito amplo e polêmico para este espaço. O objetivo é levantar a questão para que todos possam ficar atentos a ela e para que, por meio deste estudo, possamos continuar a trabalhar o tema nas aulas seguintes. A utilização do computador enquanto tecnologia de comunicação A utilização
do computador enquanto tecnologia de comunicação
nos coloca hoje diante de mudanças
tão radicais como as que ocorreram
com o aparecimento da escrita. Na passagem
do Rapidamente nos adaptamos a essas novidades e passamos em geral, sem uma percepção clara nem maiores questionamentos – a viver na Sociedade da Informação, uma nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades de há apenas poucos anos inimagináveis, assumindo valores sociais e econômicos fundamentais. A sociedade da informação não é um modismo. Representa uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia, havendo quem a considere um novo paradigma técnico-econômico. É um fenômeno global, com elevado potencial transformador das atividades sociais e econômicas. Segundo Levy "Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no começo de seu percurso profissional serão obsoletas no fim de sua carreira. A segunda constatação, fortemente ligada à primeira, concerne à nova natureza do trabalho, na qual a parte de transação de conhecimentos não pára de crescer. Trabalhar equivale cada vez mais a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos." A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade. A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Parte considerável do desnível entre indivíduos, organizações, regiões e países deve-se à desigualdade de oportunidades relativas ao desenvolvimento da capacidade de aprender e concretizar inovações. Por outro lado, educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação: trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente as novas mídias, seja em usos simples e rotineiros, seja em aplicações mais sofisticadas. Trata-se também de formar os indivíduos para “aprender a aprender”, de modo a serem capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica. Pensar a educação
na sociedade da informação exige
considerar um leque de aspectos relativos
às tecnologias de informação
e O conceito de cidadania no Século XXI O conceito de cidadania no Século XXI também diz respeito à capacidade do homem comum ter entendimento das implicações sobre sua vida cotidiana do vertiginoso progresso tecnológico em curso. Uma população melhor educada nessa área cria bases para a aceleração do processo de absorção e difusão de tecnologias mais eficientes, assim como para a geração de inovações. Nesse ambiente de mudança acelerada, a adoção de novos conceitos para educação como atividade permanente na vida das pessoas é uma exigência a ser considerada. Para se atingirem avanços efetivos e permanentes e educar a população para a sociedade do conhecimento, torna-se necessário um conjunto amplo de ações consistentes, complementares e contínuas, voltadas para a estrutura formal de ensino e para a comunidade em geral, como exemplo o desenvolvimento de redes de educação a distância e a ampliação e o aperfeiçoamento de bibliotecas virtuais; o treinamento de professores e produção de conteúdos para Internet relacionados à divulgação científica. A Unesco, por meio da sua Comissão internacional sobre e Educação para o século XXI, estabeleceu os quatro pilares de um novo tipo de educação: Aprender a viver junto (conviver), aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser. Uma das mais importantes características do trabalhador do futuro será viver conjuntamente. Para isso é preciso haver compreensão mútua, intercâmbios pacíficos e harmonia nas relações. Atualmente cada vez mais se torna imprescindível que o trabalhador seja capaz de exercitar e utilizar a sua capacidade de memória, atenção e pensamento. O trabalhador deverá saber como chegar à informação e como utilizá-la no mercado de trabalho. Nesse século, o trabalhador precisará saber como associar técnica com a aplicação de conhecimentos teóricos. E, finalmente, o trabalhador deve ser uma pessoa com grande capacidade de autonomia e com postura ética. Desafio: Precisamos aprender a aprender. | 1. Introdução | 2. Educação e Cidadania | 3. Alfabetização em Informação| 4. Educação| ------ • ------ |