Aula 1- A
importância do cidadão na Sociedade da Informação
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| 1. Introdução | 2. Educação e Cidadania | 3. Alfabetização em Informação| 4. Educação|
Alfabetização em Informação
A alfabetização em informação propõe um novo modelo educativo integrante das tecnologias da informação, comunicação e nas implementações de ensino a distância centrada na alfabetização digital. A alfabetização informacional é saber quando e por quê é necessária a informação, onde encontrá-la, como avaliá-la, utilizá-la e comunicá-la de maneira ética. O estudante deve ser o protagonista ativo da aprendizagem virtual, interativo, compartilhado e distribuído. A aquisição de destrezas em habilidades genéricas permitiria afrontar as competências específicas de sua área de conhecimento. O estudante necessita ser capaz de manejar o conhecimento, atualizá-lo, selecionar a informação, conhecer as fontes da informação e compreender o aprendido para integrá-lo a sua base de conhecimento e adaptá-lo a novas situações. Esta mudança na organização
da aprendizagem, que supõe o passo de uma educação
centrada no ensino a uma educação centrada
na aprendizagem, implica um novo enfoque no papel dos educadores
e das atividades educativas e dá uma maior ênfase
aos resultados de aprendizagem.
Competências Podemos diferenciar: COMPETENCIAS GENÉRICAS
ou transversais, transferíveis a uma grande variedade
de funções e tarefas. Não são
ligadas a nenhuma disciplina porque podem se aplicar a uma
variedade de áreas de matérias e situações
(a comunicação, a resolução
de problemas, a capacidade de liderança, a criatividade,
a motivação, o trabalho em equipe e especialmente
a capacidade de aprender...). Em nosso curso utilizaremos os conteúdos
de aprendizagem considerando as seguintes dimensões,
extraídas do modelo teórico do construtivismo: É bom nunca esquecermos que, uma Sociedade da Informação não é consistente sem uma Sociedade Leitora e é a leitura aquela prática cultural que permite aos cidadãos transformar a informação em conhecimento. A responsabilidade social da comunhão do conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida acentua a importância da formação de mediadores, assim como dos utilizadores, dos serviços de Leitura Pública.
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