Filosofia
|
|
|
|
Escuela de Atenas contemporânea. Interactivo inspirado en el fresco la Escuela de Atenas de Rafael y aplicado a pensadores contemporáneos, del siglo XIX hasta la actualidad.
Etienne de La Boetie (Discurso da servidão voluntária )
Filósofo e escritor francês, contemporâneo e amigo de Montaigne. Em meados do século XVI (1548), quando tinha apenas 18 anos de idade, Étienne de La Boétie escreveu o Discurso da servidão voluntária, partindo de um trecho do poeta grego Homero, que mostra o herói Ulisses dizendo aos gregos: "Não é bom ter vários senhores; ´tenhamos um só". Nesse pequeno grande livro, La Boétie, escritor francês, amigo de , Montaigne, analisou, com grande profundidade, o problema da tirania e da liberdade, concluindo que o maior bem do cidadão é a liberdade. O livro teve grande repercussão na Europa e foi amplamente analisado por Montaigne. Segundo alguns, La Boétie remanejou o texto do Discurso cinco anos depois. Quando estudante em Orléans, assistia aos cursos de professores de Direito, que defendiam também a tese da liberdade, o bem supremo do homem. O autor joga, intencionalmente, com o termo tirano, no decorrer da obra, confundindo-o, como na antiguidade, com a acepção de rei.
Durante su breve vida, Étienne de La Boétie (1530 -1563) produjo uno de los textos fundamentales en la reflexión sobre la libertad. Su inquietud esencial era desentrañar el porqué los hombre se someten a los tiranos cuando, de unirse, podrían alcanzar rápidamente su liberación.
FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Pertença à Comunidade Virtual Filosofia Artigos: Pragmatismo e Pluralismo; Ceticismo e Pragmatismo ; Filosofia da Educação e Neopragmatismo; Paulo Freire e o Pós-moderno; Anísio Teixeira ; Aula virtual e Democracia.
Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar que diz respeito ao direito, à filosofia, à lingüística e à lógica, em que as três últimas intervêm numa análise que tem por objetivo elucidar a história e o funcionamento atual do direito e suas instituições. Autor do texto: Dermeval J. Figueira – Bacharel em Direito e titular do Doutorado de 3º ciclo em Lingüística pela Universidade de Paris VIII Vincennes, com uma tese sobre Foucault et la Linguistique.
Por que precisamos de Filosofia e Sociologia?