Ferramentas
|
|
A
Avaliação de Software para EAD via Internet
- Avaliar um software é
atribuir um certo valor a ele, com base em determinados
critérios. Os critérios de avaliação podem ser divididos
em três grandes categorias que se relacionam. Eduardo
Chaves.
Ambientes
de Apoio para EAD - Ambientes de Apoio para
EAD. Desenvolvimento. Coordenação. Acompanhamento.
Suporte à participação individual e em grupo. Comunicação.
Avaliação.
Aqui
você aprende HTML - Este manual de referência
está completando 10 anos de existência
e há muito tempo merecia sofrer uma boa atualização.
As informações básicas continuam
disponíveis, enquanto as seções
de instrução "passo-a-passo"
começam a ser abertas para visitação.
Autora: Maria Alice Soares de Castro - Analista de
Sistemas - ICMC-USP.
AVALIAÇÃO
NO DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE MULTIMÍDIA EDUCATIVA-
Em recentes trabalhos de design e desenvolvimento
de CD-ROM's para educação e treinamento, temos nos
deparado com alguns questionamentos sobre a melhor
forma de planejar e desenvolver esta tecnologia. Design
instrucional aqui refere-se ao "planejamento sistemático
baseado em princípios científicos de comunicação,
aprendizagem e ensino, levando à melhoria dos materiais
instrucionais elaborados". Um produto em multimídia
educativa é fruto de um investimento de várias ordens,
numa tentativa de integração para se obter um real
aproveitamento do potencial das mídias para uma aprendizagem
eficaz.
COMO
PESQUISAR INFORMAÇÃO NA INTERNET?
-As
pesquisas na Internet não são tão
fáceis quanto parecem. Frequentemente, quem
pesquisa na internet é confrontado com uma
vontade súbita em desligar imediatamente o
computador quando não consegue encontrar aquilo
que procura. Quem pesquisa na internet deve, em primeiro
lugar, estar consciente que não existem receitas
milagrosas para ser bem sucedido na pesquisa.
A
primeira regra a respeitar por quem pesquisa na internet
é não desesperar. Qualquer pesquisa
mistura um pouco de treino com uma grande dose de
sorte. Na internet este princípio é
ainda mais verdadeiro.
Desenvolvimento
de Websites - Qualificar o aluno no desenvolvimento
de websites. Serão apresentados aspectos que facilitarão
o seu desempenho no desenvolvimento de projetos de
websites. As aulas serão compostas de teoria e prática.
Ao final da teoria será aplicado o desenvolvimento
de um website. Os aplicativos utilizados serão Netscape
Navigator e Composer, Paint Shop Pro 4.0 , WordPad.
Autores: Francisca M. Baptistella Gian Franco B. Barcellini
Everaldo Luis Silva Magali Barcellos.
El
ráco del clic - Clic está formado
por un conjunto de aplicaciones de software libre
que permiten crear diversos tipos de actividades educativas
multimedia. La zonaClic es un servicio del Departamento
de Educación de la Generalitat de Cataluña
creado con el objetivo de dar difusión y apoyo
al uso de estos recursos, y ofrecer un espacio de
cooperación abierto a la participación
de todos los educadores/se que quieran compartir los
materiales didácticos creados con el programa.
Ferramental
Pedagógico da Educação a Distância
Mediada por Computador (EDMC) - A Educação
a Distância tem sido considerada, atualmente,
como uma das mais importantes alternativas ao ensino
presencial, principalmente para pessoas que trabalham
e estudam concomitantemente. Apesar de sua crescente
importância, ela tem sido, conceitual e praticamente,
desafiada a apresentar resultados similares ou melhores
que a educação convencional, particularmente
quando esta é oferecida através da Internet.
HagáQuê
- O HagáQuê foi desenvolvido de modo
a facilitar o processo de criação de
uma história em quadrinhos por uma criança
ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos
suficientes para não limitar sua imaginação.
E, como resultado do crescente uso por pessoas com
necessidades especiais, o software vem passando por
um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
Hot
Potatoes - Hot Potatoes é um pacote de seis
ferramentas ou programas de autoria, desenvolvido
pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro
de Computação e Mídia da Universidade de Victoria,
Canadá. Possibilitam a criação de 6 tipos de exercícios
interativos para a Web. As páginas criadas usam a
programação Javascript para a interatividade, compatíveis
com todas as versões dos navegadores Internet Explorer
e Netscape, ambas para plataformasWindows ou Macintosh.
Hot
Potatoes - Tutorial - Um “Tutorial” em português
pode ser consultado em artigo PDF de José Miguel
Rodrigues de Sousa . Hot Potatoes é um pacote de seis
ferramentas ou programas de autoria, desenvolvido
pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro
de Computação e Mídia da Universidade de Victoria,
Canadá. Possibilitam a criação de 6 tipos de exercícios
interativo. José Miguel Sousa.
Mala
Direta - Esta matéria explica o que
é , e como fazer um banco de dados para sua
mala direta no Open Office.
Implementação
e Utilização de Sistemas Workflow
- Como suporte à Gestão
do
Conhecimento: Um estudo de caso.
Oficinas
- Um site da UFRGS que ensina como trabalhar com
páginas em html no Front Pager Explorer e Netscape
Composer, além de ensinar a trabalhar com o
e-mail da Netscape Messenger e do Outlook Express.
Penso,
logo Encontro - Como se deve processar a pesquisa
de informação no imenso conteúdo da Internet? Como
encontrar uma agulha neste enorme palheiro? Que metodologias
existem e como as utilizar e em que circunstâncias?
Que atitude adoptar face a um volume de informação
paralisante? Como nos precavermos em relação a quem
pretende influenciar-nos ou despojar-nos desse bem
precioso que é a nossa privacidade? Como distinguir
o trigo do joio?
PROPOSTA
DE UM AMBIENTE HIPERMÍDIA INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO
DE CURSOS A DISTÂNCIA - A partir de meados
dos anos 90, verifica-se no Brasil a grande explosão
do uso da Internet e a perspectiva da participação
cada vez mais intensa dos microcomputadores no ambiente
educacional. Os recursos da Internet, microcomputadores
e os softwares educacionais, combinados entre si,
oferecem novas possibilidades ao processo de ensino/aprendizagem,
propiciando aos professores a oportunidade de buscarem
um novo modo de ensinar. Isso é possível de ser feito
a distância através da aplicação de meios de comunicação
capazes de vencer longas distâncias.
Respondus
- É uma aplicação que se
executa em sistemas operativos MS-Windows permitindo
aumentar a funcionalidade e a usabilidade dos testes,
questionários e ferramentas de auto-teste do
WebCT. A aplicação Respondus permite
exportar num formato (o formato IMS QTI) que em termos
de interoperabilidade tem muito para oferecer nos
ambientes eLearning. Permite a exportação
para as plataformas BlackBoard/WebCT, eCollege e outras
plataformas LMS.
UM
AMBIENTE DE APRENDIZADO E APOIO DIDÁTICO ONLINE BASEADO
EM UM MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES -
A grande disseminação do uso da internet nos últimos
anos, principalmente devido à WWW, tem permitido a
formação de uma comunidade global conectada, que tem
acesso a baixos custos de comunicação à distância
e à fácil recuperação da informação. As mídias digitais
têm permitido introduzir novos recursos visuais, sonoros,
interativos e de personalização, inexistentes na mídia
impressa tradicional. Pessoas, corporações e universidades
no mundo inteiro estão compreendendo a importância
fundamental do uso deste novo meio de comunicação
para atingir os níveis de informação e de qualidade
exigidos pelos novos tempos.
Um
sistema hipermídia na web para informação e apoio
didático - Web site de apoio à disciplina
presencial. Agora serve também de apoio às disciplinas:
CJE0598- "Introdução às tecnologias de informação
online" e CJE0579- "Laboratório de Jornalismo Digital:
Publicações na Internet" Teve uma excelente aceitação
por parte dos alunos e gerou uma publicação em congresso:
MARTINEZ, M.L. Um ambiente de aprendizado e apoio
didático online baseado em um método de desenvolvimento
de web sites.Projeto financiado pelo SIAE - Reitoria
de Graduação - USP .Responsável: Profa. Maria Laura
Martinez.
WebQuest
- WebQuest é uma investigação orientada na qual
algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes
interagem são originadas de recursos da Internet,
opcionalmente suplementadas com videoconferências.
Há, pelo menos, dois níveis de WebQuest que precisam
ser distinguidos um do outro.