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Curso: Conhecendo EAD

Conteúdo do Curso:

 

MiniWeb Cursos - Módulo 4 - Caracteristicas do Prof. de EAD

CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR ONLINE

 

"Se turmas são comunidades, que papel então estaria reservado ao professor?" Muito além do Jardim da infância - Wilson Azevedo.

Começamos, agora, a análise do último tema que definimos como norteador da nossa viagem...

Já falamos do nosso objeto de estudo - a educação a distância, e já falamos de um dos atores do processo de ensino/aprendizagem - o aluno. Falta estudarmos e traçar um perfil do elemento instigador de todo o processo: o professor.

Se consideramos EAD como uma OUTRA maneira de se fazer educação, um novo paradigma educacional, o professor também precisará ser um NOVO professor, com características e competências diferentes do professor tradicional.

Falando em um novo perfil de profissional não estamos emitindo nenhum juízo de valor sobre o antigo profissional. Acreditamos que o professor sempre terá seu espaço no processo educacional. O que queremos dizer é que, para essa nova forma de se fazer educação, necessitamos de um profissional capaz de desenvolver outros tipos de competências e outra maneira de encarar o processo de aprendizagem.

É este novo profissional que pretendemos desvelar...

CARACTERÍSTICAS DA AÇÃO EDUCACIONAL ONLINE

Sempre que nos dispomos a elaborar um texto, precisamos fazer um recorte da realidade, condicionado pelo tempo e pelo conhecimento disponível. A educação a distância é, ainda, um setor pouco sistematizado da ciência pedagógica. Neste contexto, a função didática em EAD ainda e' uma ação cujos princípios ainda estão em construção.

Há, porém, alguns pressupostos que já podem ser colocados de uma maneira clara e consistente. Uma delas é que o espaço educacional onde se desenvolve a EAD é estruturalmente diferente daquele onde se desenrola a aprendizagem tradicional presencial. Logo, a ação educacional precisa ser diferente para poder ocorrer de modo adequado respeitando este novo contexto.

Para colocar-se adequadamente nesse espaço, o professor precisa levar em conta os seguintes aspectos:

1 - Na EAD o professor perde a possibilidade de um trabalho solitário. Ela pressupõe um ensino compartilhado a ser feito por uma equipe profissional multidisciplinar, composta minimamente pelo:

- especialista no conteúdo da disciplina ou do curso a ser trabalhado;

- especialista no suporte tecnológico onde o projeto se desenvolverá. Para cada suporte - vídeo, material impresso, áudio, informática - , torna-se necessária a ajuda de um tipo de especialista, que precisa conhecer bastante da tecnologia mas compreendendo, também, do objetivo educacional do trabalho. Ou seja, não basta ser somente um ótimo técnico, é preciso que ele seja um bom técnico que entenda de educação.

- especialista em educação. É quem fará a adaptação do conteúdo e suporte tecnológico às necessidades dos alunos, ou seja, quem integrará os recursos humanos e materiais disponíveis ao objetivo final da aprendizagem.

Para que possa vencer qualquer possibilidade de segmentação do processo educacional, essa equipe precisa trabalhar de uma forma integrada e bem orquestrada. O professor deixa de ser uma entidade individual e se transforma numa entidade coletiva (Belloni).

2 - Apesar do trabalho com EAD envolver uma equipe multidisciplinar, quando se fala na sua integração com o aluno e na crença de que é possível transformar-se uma sala de aula em uma comunidade virtual de aprendizagem, a ação pedagógica do professor precisa basear-se numa boa capacidade de liderança.

Esta liderança implica em:

- Incentivar a troca de informações e de saberes entre os membros da comunidade.

- Integrar todos os membros da comunidade, dando uma atenção especial aos mais tímidos e retraídos.

- Além de dominar o conteúdo, ser capaz de envolver os participantes do grupo, estimular o debate e o clima de ajuda mútua e incentivar cada um a se tornar sujeito da sua própria aprendizagem.

- Dividir sua liderança com outros membros do grupo, sempre que surgirem lideranças positivas e adequadas ao momento.

- Procurar caminhos alternativos que ajudem na aprendizagem dos participantes da turma, indicando percursos que possam ser feitos individualmente ou em coletividade, no sentido de ampliar e estimular novas possibilidades de crescimento da comunidade como um todo.

É exatamente por esse papel de liderança que torna possível perceber a importância da ação do professor na educação a distância. Este aspecto torna totalmente impossível seu afastamento do trabalho com educação a distância e, principalmente, com educação online na sala de aula virtual. Por não entender a importância deste novo papel do professor na EAD, muitos criam um pré conceito sobre ela - uma das grandes barreiras à aceitação desse novo paradigma educacional por grande número deles.

3 - O espaço educacional da EAD está diretamente ligado ao uso de uma tecnologia e ao uso mais intenso das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Sendo assim, os professores que vão atuar nesse cenário precisarão estar mais preparados para o uso das tecnologias disponíveis. Sem precisar domina-la profundamente, ele precisa ser um "interlocutor inteligente" capaz de interagir de uma maneira adequada com os recursos tecnológicos a serem usados no decorrer de cada projeto, ou seja, ele precisa estar preparado para a inovação tecnológica e sua conseqüências pedagógicas.

Mesmo que a tecnologia não seja a principal preocupação do professor, ele não pode omitir-se do seu conhecimento, uma vez que é ela a interface que lhe permitirá contatar e interagir com seu aluno.

É nessa linha de pensamento que o Ministério da Ciência e Tecnologia criou o Programa Sociedade de Informação no Brasil, visando a universalização de acesso à Internet e o uso crescente dos meios eletrônicos de informação para a criação e oferta de serviços eqüitativos e universais ao cidadão, promovendo sua inclusão social num mundo cada vez mais tecnológico. E, por aí, promover a tão falada "alfabetização digital".

A educação não pode estar fora desse panorama: tanto no que diz respeito ao trabalho de preparação dos alunos para o uso direto das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como, também, no uso destas tecnologias como forma de incrementar a ação educacional em geral e, a educação a distância, em particular, uma vez que elas são ferramentas indispensáveis ao seu desenvolvimento.

4 - Finalmente, o professor para trabalhar com EAD precisa atualizar-se constantemente em três grandes dimensões: a pedagógica, a tecnológica e a didática.

- Dimensão pedagógica - refere-se "às atividades de orientação, aconselhamento e tutoria e inclui o domínio dos conhecimentos relativos ao campo específico da pedagogia, isto é, aos processos de aprendizagem e de conhecimentos oriundos da psicologia, ciências cognitivas, ciências humanas (...) tendo como finalidade desenvolver capacidades relacionadas com a pesquisa e a aprendizagem autônoma".

- Dimensão tecnológica - abrange "as relações entre tecnologia e educação em todos seus aspectos (...), isto é, o conhecimento das suposições metodológicas que a utilização destes meios implica e a capacidade de tomar decisões sobre o uso e a produção de tais materiais".

- Dimensão didática - "diz respeito a formação específica do professor em determinado campo científico e à necessidade constante de atualização quanto à evolução da sua disciplina". (Bellon)

Todo o cenário está posto e o professor precisa procurar colocar-se adequadamente dentro dle desenvolvendo e procurando atender a uma das características básicas da EAD que é ser "um processo complexo, multifacetado, que inclui muitas pessoas, todas podendo reivindicar sua contribuição ao ensino" (Marsden).

ATIVIDADE:

Entrem no endereço http://www.socinfo.org.br e procurem o item que remete ao LIVRO VERDE. Dêem uma navegada por ele e detenham-se no capítulo 4: Educação na Sociedade da Informação. Procurem perceber como a questão tecnológica e a educação a distância estão sendo entendidas.

 

Tema para o Mural:

A Educação na Sociedade da informação.

 

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