Aprender
a comunicar a Informação
"Encontramos o verdadeiro significado
das coisas ao tratarmos de dizer as mesmas coisas com outras
palavras. (Charles Chaplin)
"Para saber falar é preciso saber escutar".
(Plutarco)
A
sociedade atual exige um alto nível de comunicação
oral e escrita. Se não somos capazes de expressar
nosso conhecimento de uma maneira clara e coerente teremos
muitas limitações na hora de enfrentarmos
o mundo do trabalho. Dentro de nosso processo de aprendizagem
continuadamente nos pedem não só adquirir
informação, mas também sermos capazes
de compreendê-la e comunicá-la, por isso é
importante que desenvolvamos nossa capacidade para planificar
e produzir informação tanto oral como escrita.
O
que pretendemos nesse curso é apresentar uma série
de ferramentas que nos ajudem a escrever, apresentar e citar
de forma clara e sintética a informação.
É importante também que tomemos consciência
da importância das citações para respeitarmos
as fontes originais e a autoria da Informação.
A
comunicação da informação tanto
oral como escrita é a atividade que culmina no processo
de aprendizagem e geração do novo conhecimento.
O processo de comunicação de informação
requer certas habilidades e destrezas no manejo de ferramentas
de escrita e apresentação. Com tal propósito
o estudante aprenderá procedimentos relacionados
com: escrever, citar e relatar.
A competência APRENDER A COMUNICAR
se divide em::
1. APRENDER A ESCREVER
2. APRENDER A CITAR
3. APRENDER A APRESENTAR
1.
Aprender a escrever
A
escrita é uma ferramenta fundamental que todo cidadão
deve utilizar ao longo de sua carreira. Não só
é necessária para tomarmos anotações
em sala de aula, no trabalho, mas sim porque sempre temos
que entregar algum documento escrito (ensaios, crítica
de livros, artigos, currículo, carta de intenções,...)
devendo dar a cada um deles um enfoque diferenciado.
Temos que levar em conta que dependendo do fim que tenha
a escrita devemos utilizar a caligrafia correta, realizar
uma ordem das idéias com a finalidade de poder comunicar
a mensagem que desejamos transmitir. Um texto é aceitável
quando, além de estar corretamente escrito, é
coeso, coerente e responde a certas regras sóciocomunicativas.
DEFINIÇÃO da ESCRITA
A atividade da escrita é uma destreza constituída
pelo funcionamento integrado e eficaz de um conjunto de
atividades psicolingüísticas, para alcançar
os objetivos comunicacionais em função das
exigências e requisitos contextuais. (Maria Pinto)
FINALIDADE DA ESCRITA
A elaboração de um documento
sempre tem uma finalidade, um propósito concreto
(demonstrar nosso conhecimento, dar a conhecer os resultados
de um trabalho...). Antes de executar sua redação
devemos ter claro qual é a finalidade que perseguimos.
Também temos que ter em conta quem ou quais são
os destinatários (o professor, os próprios
companheiros, uma Instituição, uma Empresa...).
Isto determina que na hora de escrever tenhamos em conta
uma série de elementos fundamentais:
• Saber analisar o texto e os textos dos quais vamos
extrair a informação.
• Processar a informacão obtida nas distintas
fontes.
• Desenvolver uma idéia central.
• Desenvolver e fundamentar um argumento.
• Extrair uma conclusão que expresse claramente
aquilo que queremos comunicar.
• Ter capacidade crítica.
• Manter uma ordem lógica.
• Usar citações.
ELABORACÃO DE UM TRABALHO
ESCRITO - Leia o artigo - Clique
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2.
Aprender a citar
Sempre
que realizamos um trabalho devemos referir-nos aqueles autores
cujas idéias utilizamos, eticamente é importante
atribuir as idéias a quem as criaram. As citações
constituem um dos conhecimentos básicos e iniciais
da alfabetização tecnológica já
que as referências bibliográficas devem apresentar-se
de maneira normalizada. A coerência na hora de referenciar
a bibliografia é um sinal de qualidade.
Sempre que se realiza um trabalho, um projeto,
uma investigação, um informe, uma tese, qualquer
publicação, consultamos diversas fontes de
informação que devem formar parte do trabalho
como aparato bibliográfico já que apontam
documentalmente nossos resultados e proporcionam uma sólida
consistência científica ao mesmo, dando-lhe
credibilidade. Portanto, quando consultamos um documento
vamos enriquecendo nossa informação com as
idéias de outros autores, o que implica que devemos
ser muito cuidadosos com a autoria e utilizar o sistema
de citações quando corresponda com o objetivo
de respeitar o direito da propriedade intelectual.
Da mesma forma, quando realizamos um trabalho temos que
diferenciar claramente o que obtivemos das diferentes fontes
de informação consultadas e o que fizemos
pessoalmente. Sempre que utilizamos idéias ou conceitos
tirados literalmente de algum livro ou artigo devemos colocar
na referência bibliográfica.
A modificação das palavras ou da ordem de
uma frase ou parágrafo extraído de outro documento,
também deve acompanhar dos dados bibliográficos.
A bibliografia consultada deve apresentar-se de maneira
coerente e normalizada. Para ela, utilizamos uma série
de pautas que nos orientam sobre a maneira de posicionar
os diferentes elementos significativos dos documentos referenciados.
O habitual é realizar uma citação direta
em que indiquemos a fonte de onde obtivemos a informação.
Podemos utilizar duas formas na hora de citar:
• Pode-se incorporar a autoria na própria redação.
Ex: O conceito de resumo documental segundo Maria Ferreira...
• Pode-se citar um texto literalmente e indicar com
um número que se repete no rodapé da página
ou ao final do capítulo dos dados bibliográficos.
Ex: “El resumen cumple una función informativa
que es primordial, pues sirve de anticipo del contenido
del documento original y permite a los usuarios determinar
su pertinencia e interés…” 1
1 Pinto, María. El resumen documental.
Paradigmas, modelos y métodos.
Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez,
2001.
A referência bibliográfica é
o conjunto de elementos suficientemente detalhados que permite
a identificação da fonte documental (impressa
ou não) da qual se estrai a informação.
Mais sobre o tema:
• CITAÇÕES
EM DOCUMENTOS - Baseado na Norma ABNT 1052/2002
(Fonte: UFRGS)
• COMO
CITAR AS FONTES CONSULTADAS? (Fonte: Associação
Portugues dos Recursos Hidrícos)
3.
Aprender a apresentar
Dentro
da Universidade, das Empresas, não raro se pede aos
estudantes e profissionais, fazerem exposições
orais para apresentar trabalhos, projetos ou produtos industriais.
Essa situação gera insegurança e mal
estar devido a falta de costume e a carência de recursos
para enfrentar com êxito uma apresentação
oral. Para fazer uma boa apresentação não
é suficiente dominar um tema concreto, há
que ser capaz de expô-lo oralmente.
A exposição oral não consiste na repetição
memorística da leitura de uma informação
e sim em dominar uma série de habilidades comunicativas
que demonstrem o domínio de um tema concreto e a
capacidade de transmiti-lo a uma audiência determinada.
A forma de expressar-se e comunicar afeta o vocabulário
utilizado, as formas lingüísticas, ao tipo de
discurso, a estrutura das orações utilizadas,
ao tom de voz, a atitude mantida durante a exposição.
Características da expressão
oral:
• O processo e o resultado são simultâneos.
• O texto oral é efêmero.
• Só se pode analisar em profundidade se previamente
você gravou na memória e se reproduziu.
• Pode apresentar um certo grau de espontaneidade.
• Existe possibilidade da participação
por parte da audiência.
• O discurso se recebe em tempo real.
A expressão oral formal se encontra ligada a escrita
e a leitura, mas exige o desenvolvimento de uma série
de habilidades necessárias para desenvolver as capacidades
de compreensão e transmissão (escutar, falar,
interagir, compreender...). Para levar a cabo uma exposição
oral é necessário documentar-se previamente
através da leitura de diferentes fontes de informação
e escrever o discurso que se vai produzir oralmente.
A exposição oral é um exercício
acadêmico em que se coloca o funcionamento de várias
competências e capacidades relacionadas com a organização
do pensamento, da concentração, a planificação
de textos, a exemplificação, a conceitualização,
a seleção da informação, o domínio
da matéria e dos recursos lingüísticos
e não lingüísticos.
Expor é falar de algo para levar o
conhecimento a outros.
O TEXTO COMO PARTE DO DISCURSO
Independente dos conteúdos que se exponham, é
necessário conhecer os aspectos textuais que há
de ter em conta, assim como as características do
gênero utilizado. O texto vem caracterizado por distintas
propriedades que lhe conferem uma unidade enquanto a sua
estrutura, tanto em nível de significado como em
nível formal. As características do texto
como unidade comunicativa bem construída são:
Adequação:
é a relação entre o texto e o contexto.
Tem que ter em conta todos os elementos que intervem na
comunicação: emissor, receptor, espaço
e tempo do enunciado, canal e intenção.
Coerência: o significado global do
texto: o tema, a informação que transmite,
como seleciona e programa a informação e como
se organiza (estrutura)
Coesão: os elementos de tipo sintático-semântico
que manifestam as relações existentes entre
as unidades do texto: parágrafos, orações
e frases. É dizer, é a propriedade que faz
que as partes do texto se relacionem para proporcionar coerência
ao discurso.
Uma boa exposição não tem que ser a
mais extensa, nem há que mais conhecimentos transmite,
consiste em saber explicar de forma clara e amena um tema,
conseguindo manter o interesse da audiência.
FERRAMENTAS PARA REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO
A efetiva utilização das ferramentas não
depende tanto de suas potencialidades tecnológicas,
como da aplicação que fazemos dos mesmos.
PROJETOR DE TRANSPARÊNCIAS
As vantagens que apresenta sua utilização
são: facilidade técnica de uso, claridade
da imagem e capacidade de reproduzir diversas fontes de
informação, o tamanho da imagem que oferece
a curta distância, e a facilidade com que se desenha
e produzem as transparências. Um dos erros que se
comete em seu uso é a utilização como
uma simples fotocopia de uma página impressa.
APRESENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS UTILIZANDIO
UM COMPUTADOR
Os elementos audiovisuais servem para atrair a atenção
da audiência permitindo apresentar o trabalho sobre
a tela (textos, sons,
animação, imagens estáticas, imagens
em movimento, fragmentos de
vídeo…) com os que se podem documentar, ilustrar
ou reforçar nossa exposição. Para sua
utilização necessitamos um computador e um
software de desenho gráfico (Corel Draw, Power Point,...).
• Constituem um meio idôneo para o ensino a
grandes grupos.
• Favorecem o segmento da apresentação
e a tomada de apontamentos.
• Permite facilitar reproduções tanto
em papel como em suporte digital do material apresentado.
• A pessoa que expõe pode manter-se frente
ao público durante sua apresentação,
favorecendo a comunicação.
• Ajudam a recordar os pontos principais de sua exposição.
• O controle da projeção é simples.
• Se pode produzir utilizando qualquer dos muitos
programas de software existentes no mercado.
DICAS PARA VOCÊ - CLIQUE ABAIXO
10
DICAS PARA FALAR BEM EM PÚBLICO
APRESENTAÇÕES
- RECURSO VISUAL
E aqui finalizamos o terceiro módulo
do curso. Não estamos explorando o assunto nos seus
mínimos detalhes mas, apenas, fornecendo informações
básicas capazes de fazer com que, a proposta desse
curso seja atingida, dando a vocês uma rápida
e pequena visão da História da Educação
através dos tempos e de que ela é o elemento-chave
na construção de uma sociedade baseada na
informação, no conhecimento e no aprendizado.
Vamos agora às atividades do 1º Módulo.
Veja abaixo.
Atividades do 3º Módulo
- Clique aqui
O aluno no momento de enfrentar-se com um texto,
deve ser capaz de conseguir os seguintes objetivos:
• Adquirir habilidades básicas e primárias
de alfabetização tecnológica.
• Adquirir destreza para citar corretamente,
de maneira normatizada.
• Realizar uma apresentação
coerente dos trabalhos bibliográficos.
• Conhecer os critérios normatizados
que existem para aplicação nos trabalhos
bibliográficos.
• Potenciar a argumentação dedutiva,
favorecendo o trabalho intelectual ordenado, estruturado
e ativo.
• Desenvolver a capacidade de análise,
de relação, de ordem lógica
e de síntese.
• Aprender a apresentar de forma visual, ordenada
e lógica as idéias contidas em um
texto.
• Facilitar a compreensão, a memorização
e a recuperação da informação.
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1. Analisar | 2.
Segmentar | 3.
Sintetizar | 4.
Comunicar |
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