Prof. Dr. Fredric M. Litto |
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Atitudes Positivas 1-ter uma forte capacidade associativa 2-estar disposto a aprender coisas novas a ter experiências novas 3-apreciar a heterogeneidade do grupo e respeitar a diversidade 4- estar aberto à dissensão; respeitar honestamente a opinião e a experiência dos outros 5- comprometer-se sinceramente e totalmente com os objetivos e metas do grupo 6- aceitar participar do planejamento de algo a curtíssimo prazo 7- dar ao grupo o máximo da sua capacidade criativa e crítica.
Comportamentos Negativos 1-realizar uma luta de poder dentro do grupo 2-exibir comportamento anti-social, como paternalismo, arrogância, autoritarismo, megalomania, ganância, decapção e narcisismo (incapacidade de ter empatia com alguém além de si mesmo) 3-deixar atritos e fricções levarem a confrontações e tensão 4-ter medo de pedir ajuda ou de dá-la; ou ter timidez ao propor uma nova idéia; ter medo de correr riscos, de inovar 5- ser preguiçoso, sem iniciativa - fazer apenas aquilo que lhe é solicitado formalmente 6- ter um comissionamento individual exclusivo, remunerado ou não, com empresa ou entidade, sem o conhecimento do grupo 7-ser pirata das idéias, planos e problemas do grupo, passando-os para terceiros 8- ser antiético, como cobrar de alguém algo que não foi combinado, ou que foi explicitamente descartado, ou elogiar falsamente ou de forma insincera, ou de procurar achar um "bode expiatório".
Comportamentos Positivos 1- manter uma idéia clara da missão e das tarefas do grupo 2-escutar os outros (prestar atenção, não interromper) 3- exibir humildade, generosidade e honestidade 4- faltar a reuniões do grupo, ou atrasar, apenas em circunstâncias excepcionais 5- ter "assertividade", isto é, não ficar "em cima do muro", mas sempre tomar uma posição; ser cândido; ser agressivo não como indivíduo mas como alguém promovendo o sucesso do grupo 6- saber o que está sendo realizado por todos os membros do grupo 7- saber gerenciar, sem lamúrias, contingências inesperadas, recursos escassos
Os grupos que não conseguem eliminar as atitudes e comportamentos negativos, enfatizando os positivos, certamente serão "intoxicados", disfuncionais, desperdiçando seus recursos e gastando suas energias em tudo menos a sua missão. Tanto é importante a questão da colaboração hoje que um novo termo está surgindo: co-opetição, para descrever a situação quando duas empresas normalmente concorrentes na mesma praça ou mercado resolvem colaborar entre si, ou para reduzir custos ou para compartilhar conhecimentos tecnológicos ou mercadológicos, de forma que ambas se beneficiem. Co-opetição será uma alternativa de trabalho tanto para entidades quanto para indivíduos trabalhando como "free-lancers".
MiniWeb Educação: Para uma nova geração de Internautas na rede, como o Sr. definiria a Escola do Futuro e os seus objetivos.
Prof. Fredric Litto: O advento do computador e das redes internacionais de comunicação está transformando a sociedade contemporânea numa teia global de pessoas físicas e jurídicas trabalhando principalmente com conhecimento, idéias e dados. Aos poucos, as atividades realizadas em empresas, ou por adultos trabalhando em casa, ou por jovens estudando em instituições de ensino fundamental, médio e superior, vão se assemelhando em suas linhas gerais, a saber: 1- identificar problemas. 2- achar as informações necessárias para a sua solução. 3- filtrar essas informações segundo critérios de relevância e pertinência. 4- tirar conclusões convincentes, e 5- comunicar a terceiros os resultados. Aprender e agir essas serão as atividades principais de pessoas, organizações e nações daqui em diante. O adulto, aprendendo e agindo para avançar no seu trabalho profissional, o jovem, para avançar seus conhecimentos através de experiências práticas (em vez da memorização de fatos para sair bem em provas); organizações e nações, para manter sua competitividade. Sabendo que o ambiente sempre influi no resultado obtido em qualquer empreendimento, com cubículos reforçando o trabalho fragmentado e carteiras em fitas e colunas coibindo esforços colaborativos, é necessário repensar o ambiente apropriado para aprendizagem e ação numa sociedade de conhecimento. Acreditamos que o Escritório do Futuro e a Sala de Aula do Futuro terão, essencialmente, as mesmas características: 1- móveis portáteis e sua disposição sempre reconfigurável, conforme o "estilo de trabalho" do grupo; 2- computador individual, ligado às redes internacionais de comunicação, às facilidades de multimídia e interligando a outros no mesmo ambiente; 3- ausência de fios de eletricidade e de comunicações, para facilitar a movimentação física de pessoas e móveis para dar uma ênfase menor à presença de tecnologia; 4- presença de facilidades para apresentar imagens e gráficos em projeções grandes, permitindo a análise de detalhes em grupo; 5- disponibilidade de superfícies grandes para plotar, desenhar e registrar à mão fluxos de operações complexas, altamente ramificadas, que não podem ser contidas em telas de computador; 6- uso de software de "tecnologia de reunião", facilitando a conduta do grupo em atividades colaborativas de aprendizagem, interação e ação. Tudo indica que o trabalho de aprendizagem e ação no futuro consistirá em uma sequência de "reuniões sucessivas", ora presenciais ora a distância, interligando pessoas, problemas, fatos e idéias, inteligências e conhecimentos, espalhados pelo mundo, mais interdependentes e intercambiáveis. Eis o novo ambiente para o trabalho e aprendizagem do futuro.
MiniWeb Educação: Num mundo que exige atualizações constantes e investimentos pelo próprio professor em seu aperfeiçoamento, quais seriam as alternativas e prioridades para esse profissional com saldo econômico negativo, iniciar sua atualização? Existe algum projeto governamental para dar a eles cursos de aperfeiçoamento grátis?
Prof. Fredric Litto: Já existe na Rede Pública investimentos destinados para esta atualização, sendo que a Rede Pública investe muito mais em seus profissionais do que as Escolas particulares. Quanto as alternativas e prioridades para a atualização dos professores, vocês encontrarão no meu artigo: " UM MODELO PARA PRIORIDADES EDUCACIONAIS NUMA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO ", as informações necessárias.
MiniWeb Educação: Na Rede Pública, devido à efetivação no cargo, nós sabemos que o processo é mais difícil. Como ficam os professores que rejeitam a idéia de qualquer mudança ?
Prof. Fredric Litto: O professor já percebe que os alunos são outros, que navegam na rede e acabam trazendo para a Sala de Aula muito mais informações e indagações do que antes. Recebemos cerca de 5.000 visitas diárias na Biblioteca Virtual do Estudante, que serve como ótima referência. O professor que não se emancipar será rejeitado e não legitimado pelos alunos.
ARTIGOS PUBLICADOS pelo Prof. Fredric Litto no site Aprendiz: http://www.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/f_litto/index.htm
MiniWeb Educação - 2001