Victor Hugo
|
|
|
|
Em 1811 Victor Hugo viveu em Madrid. Fez os primeiros estudos, como interno, no Seminário de Los Nobles, na companhia do seu irmão Eugène. No ano seguinte regressaram a França, altura em que os pais se separaram e os dois irmãos foram viver com a mãe, em 1815 no bairro parisiense Val de Grâce. Muito jovem ainda, compôs numerosos poemas. Aos quinze anos recebeu um prémio num concurso de poesia da Academia Francesa. A partir desse momento resolveu dedicar se à carreira literária.
Em 1819 ficou noivo de Adèle Foucher, uma amiga de infância, apesar dos ciúmes do seu irmão Eugène e contra os conselhos da sua mãe. Apaixonado, generoso e dotado de uma extraordinária capacidade de trabalho, Hugo escreveu uma obra colossal e variada.
Em 1822 casa-se com Adèle Foucher com quem tem cinco filhos: Leopold, Leopoldina , Charles, François Victor e Adele.
Victor Hugo (à
direita) com dois de seus filhos, Francis (em pé)
e Charles, provavelmente em 1853.
|
Filhos
de Victor Hugo, Léopoldine e François- Victor,
desenhada por sua mãe, Adèle Hugo.
|
Em 1843, Leopoldina (filha de Victor Hugo) morreu tragicamente afogada com o marido no naufrágio do seu barco. Hugo será terrivelmente afetado por essa morte que inspirou vários poemas de Contemplações, particularmente, o seu famoso "Amanhã, de madrugada ... "
Com a morte da sua filha, Leopoldina, começa a descobrir e investigar experiências espíritas relatadas numa obra diferente nomeada "Les Tables Tournantes de Jersey" (As Mesas Moventes de Jersey). Artigo a respeito
Obra
Literária e Política
Sua obra prodigiosa nove romances, dez peças, cerca de vinte volumes de poesia e vários ensaios e discursos e freqüentemente lírica fez dele um farol da liberdade no século XIX. Ele rompeu com o formalismo sufocante da literatura clássica francesa, alcançando o imediatismo da linguagem corrente. Escrevia com altos propósitos morais sobre eventos dramáticos, e criou alguns dos grandes heróis do mundo literário. O reconhecimento popular que recebeu foi inédito.
Em 1819 fundou, com os seus irmãos, uma revista, o "Conservateur Littéraire" (Conservador Literário) e no mesmo ano ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux, instituição literária francesa fundada no século 14. Em 1820 publicou a novela "Bug Jargal" ao mesmo tempo que recebeu uma pensão de dois mil francos do rei Luís XVIII pela sua "Ode sur la Mort du Duc de Berry".
A primeira coletânea de poema de Hugo foi lançada sob o título Odes et poésies diverses em 1822, com o qual ganhou uma pensão, concedida por Louis XVIII. Um ano mais tarde publicaria o seu primeiro romance, Han sIslande.
E e então, sucederam obras poéticas que colocaram Hugo na vanguarda do movimento romântico, explorando emoções em um estilo exuberante e melodramático. Ele se aventurou na política com um poema louvando os jovens revolucionários que tinham derrubado o rei Charles X em julho de 1830.
Ele se viu em repetidos confrontos com o governo. Censores interpretaram sua primeira peça, Marion de Lorme, como uma crítica à Charles X, e a produção foi cancelada. Em resposta, Hugo escreveu Henani sobre a história de um herói revolucionário discretamente situada na Espanha do século dezesseis. A peça estreou no teatro da Comédie Française no dia 25 de fevereiro de 1830 e, segundo relatos, recebeu as recepções mais entusiasmadas desde as aclamadas peças de Voltaire no século anterior. Os censores do governo passaram a temer que o cancelamento do espetáculo provocasse uma revolta popular. No entanto, dois anos depois, os censores cancelaram a sucesso seguinte de Hugo, Le Roi samuse [O rei se diverte], que retratava François I, um dos reis mais famosos da França, de um modo nada elogioso. Giuseppe Verdi, brilhante compositor de óperas italiano, que já havia transformado Hernaniem ópera, afirmou que Le Roi samuse era o maior dos dramas modernos e o tomou como base para sua popular ópera Rigoletto.
Hugo estava determinado escrever ficção. Bug-Jargal (1826), seu primeiro romance, era um melodrama sobre as rebeliões dos negros em Santo Domingo; embora os críticos tenham-no considerado um lixo, o público o amou.
No prefácio do drama Cromwell (1827) expõe uma teoria teatral resolutamente oposta à classicista. Na mesma época instala-se em França a batalha romântica, que é ao mesmo tempo literária e política, dado que os classicistas são liberais e os românticos partidários da monarquia. Em 1830 estreia-se Hernâni, drama anticlássico de ambiente espanhol que dá a vitória à facção romântica e difunde os seus princípios de liberdade formal. Nos anos seguintes Hugo insiste nesta linha teatral (O Rei Diverte-se, Lucrécia Bórgia, Rui Blas).