Colonização |
|
|
|
A origem da escravidão humana perde-se no tempo e se acha ainda oculta pela poeira dos séculos que envolvem a própria historia do homem sobre a terra. É a luz do saber humano ainda não se projetou sobre a primeiro escravo, se branco ou negro, se asiático, africano ou europeu.
O presente artigo é uma proposta de realização de uma oficina pedagógica na primeira série do ensino médio, onde sejam utilizadas algumas telas dos pintores europeus Debret e Rugendas para representarem o universo social brasileiro na primeira metade do século XIX, ressaltando os aspectos relacionados à cultura e ao trabalho da sociedade brasileira daquele momento, com destaque para a figura do negro.
A invasão holandesa no Rio Grande do Norte
Os holandeses mantiveram os primeiros contatos com a capitania do Rio Grande em junho de 1625 (CASCUDO: 1955), quando chegaram à Baía da Traição, transportados por uma imensa esquadra, comandada por Edam Boudewinj Hendrikszoon, que não chegara a tempo para defender o domínio de Salvador, na Bahia.
Abolição da Escravatura - Lei Áurea
A
História da Abolição da Escravatura, a Lei
Áurea, Movimento Abolicionista, 13 de maio, libertação
dos escravos, História do Brasil, abolição
dos escravos, escravidão no Brasil, os abolicionistas, escravos
no Brasil, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, abolição
da escravidão no Brasil
Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho foi um estudioso de desenho e arquitetura e recebeu influências de vários profissionais da época, inclusive de seu pai. O artista projetava as fachadas das igrejas, com especial atenção às torres com sinos. Desenhava os frontões, entalhava as portadas , os púlpitos, os retábulos, os lavabos das sacristias, as imagens de santos e de profetas.
América de Colonização Espanhola
Os espanhóis descobriram a América. Esse conceito descoberta reflete uma visão que é chamada europeizante, que pressupõe a superioridade da civilização européia. Assim, mesmo que outros povos já povoassem outras regiões há milhares de anos e conhecessem um notável desenvolvimento técnico-científico, eles precisavam ser descobertos, reconhecidos pela civilização européia.
Guararapes é o sítio geográfico onde despertou em sua plenitude o sentimento nativista — é o berço da nacionalidade e do Exército Brasileiro. Do sacrifício imposto aos patriotas nos recontros travados naquelas elevações surgiu o amálgama, a liga poderosa que cimentou o sentimento de brasilidade. Ali ocorreu, pela primeira vez, a união de representantes das raças formadoras da Nação em torno de um ideal comum, de uma idéia diretriz que ainda hoje norteia o destino de nossa gente.
Com a chegada da grande frota holandesa, veio levantar os ânimos dos moradores de Recife que viviam sofrendo com muito sacrifício, e para desafogara cidade dos inimigos foi armada uma expedição por Sigemundt Von Schkopp com o objetivo de atacar Muribeca centro abastecedor de mantimentos do Arraial Novo de Bom Jesus aonde os invasores portugueses haviam se estabelecidos e retomado o Cabo de Santo Agostinho na ilha de Antônio Vaz. Com o Mestre de Campo General Francisco Barreto tomando conhecimento dos planos de Schkopp, posicionou suas tropas nos Montes Guararapes aguardando os inimigos para batalha no caminho para Muribeca, mesmo tendo um efetivo menor, que divididos nos terços e companhia de João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiro e Henrique Dias e Felipe Camarão,que levados pelo ideal da libertação de Pernambuco e com uma decisão muito grande de combate.
Período Colonial 1500-1822 . Diversos links sobre o tema.