Psicologia
|
|
|
|
Nise da Silveira desenvolveu métodos alternativos de tratamento psiquiátrico. Nise da Silveira ficou conhecida por se relacionar de forma humana com os doentes mentais e apresentar uma alternativa aos métodos utilizados para tratamento psiquiátricos (o desenvolvimento de um deles, inclusive -- a lobotomia -- havia dado a seu inventor o prêmio Nobel). A médica criou o que um de seus pacientes sabiamente denominou de 'a emoção de lidar'.
Mundo atual e subjetividade: um desafio ao psicanalista
O que é o mundo atual? Difícil de definir, o mundo. Mas a palavra atual nos coloca de chofre no centro da problemática de hoje. Em que momento começa algo como o 'mundo atual'? No assassinato do arquiduque em Sarajevo? Na Revolução Russa? No Reichstag? No ataque a Pearl Harbor? Na bomba de Hiroshima? Na chegada do homem à lua, coincidindo com a revolução sexual do Ocidente e os movimentos feministas? Na conquista do espaço cibernético? Na queda do muro de Berlim? Na globalização econômica? Na clonagem da ovelha Dolly? Em 11 de setembro de 2001?
Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia do Envelhecimento
NEAPE - Produção de conhecimentos sobre as mudanças inerentes ao desenvolvimento na vida adulta e na velhice, no contexto do curso de vida, e seus determinantes psicossociais. 2. Divulgação de conhecimentos psicológicos e educacionais sobre o desenvolvimento do adulto e do idoso, de modo a subsidiar novas pesquisas e a ajudar a fundamentar decisões.
O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller
Este trabalho pretende apontar algumas aproximações entre a psicologia de Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller, mais precisamente aquilo que a filósofa húngara denomina como formas de pensamento, sentimento e ação típicas da cotidianidade. Nossa hipótese é a de que esse estudo pode trazer contribuições para a psicologia sócio-histórica, especialmente no que se refere à compreensão das características do psiquismo humano numa sociedade marcada por processos de alienação, isto é, quando a estrutura da vida cotidiana cerceia o desenvolvimento intelectual, afetivo e moral dos indivíduos. Pretendemos, assim, contribuir para o entendimento daquilo que denominamos de "psiquismo cotidiano".