Sistema
Solar
|
|
|
|
Mas o MojoWorld é apenas o começo. Musgrave pretende nada menos do que construir uma versão visual do ciberespaço. Ele seria renderizado como uma gigantesca galáxia: os sites da Web seriam representados pelos planetas, agrupados em sistemas de sites semelhantes e aglomerados de portais.
O que Musgrave tentou criar foi um programa poderoso o suficiente para criar animações com qualidade de cinema mas que fosse também intuitivo o suficiente para ser aproveitado pelos usuários comuns. O software MojoWorld se divide em duas partes: o MojoWorld Transporter, um visualizador gratuito para a exploração dos mundos virtuais e o Generator, que serve para criar os planetas e custa US$ 250. Uma versão "profissional" do Transporter, sem algumas restrições como a resolução máxima, sai por US$ 30.
Com o Transporter gratuito, os usuários podem também baixar, explorar e fazer mínimas alterações nas criações planetárias de outras pessoas. Os usuários podem também mudar a estação do ano e a hora do dia, manter um diário de suas descobertas, tirar instantâneos dos planetas e criar clipes de vídeo de suas viagens, sejam a pé, de avião, ou espaçonave, em formato Quicktime.
"É como uma câmera virtual", diz Keith Sales, um animador de Flash e designer gráfico de 31 anos que mora em Atlanta. "Eu tenho uma formação muito sólida em fotografia. Com esse programa, posso sentar aqui e criar uma paisagem, sobrevoar a água ou subir a grandes alturas sem ter que subir uma escada de 200 metros".
Existe uma variedade praticamente ilimitada de coisas que os usuários podem fazer com seus planetas virtuais, desde criá-los com várias luas, céus avermelhados e nevoeiros misteriosos até compor um lugar aconchegante com colinas suaves e praias. A maioria dos planetas feitos com o programa, no entanto, pendem para a ficção científica.
"Eu estava acampando há algumas semanas, e a linha do litoral parecia ter sido feita com o software. Eu disse para a minha mulher 'eu poderia ter feito isso'" lembra-se Sales.
Infelizmente, os usuários não podem criar paisagens subaquáticas. Mas é possível ocupar o planeta com pessoas, animais e prédios criados em outros softwares tridimensionais como o Poser Pack da Curious Labs.
Existe até um jogo de caça a Osama Bin Laden. No site EnduringFreedom.com, as "MojoForces" têm ordens para procurar o terrorista em um planeta virtual e enviar suas coordenadas por e-mail, obtendo-as com o recurso de GPS do Transporter.
Fonte: Wired Digital Inc., a Lycos Network site