Prof. Dr. Fredric M. Litto
 

A Escola do Futuro no século XXI
por: Arlete Embacher


Perspectivas Educacionais da Atualidade - Entrevista feita pela MiniWeb Educação com o Prof. Fredric Michael Litto, Coordenador Científico da Escola do Futuro na Universidade de São Paulo.

MiniWeb Educação: Quais são as reais competências e qualificações que o professor de hoje deve ter?

Prof. Fredric Litto: Se você verificar o meu Artigo publicado no site Aprendiz do qual sou colunista, e nos artigos da Escola do Futuro, você encontrará um Artigo sobre " Fantasias no Ibirapuera, o Trabalho Colaborativo e o Futuro da Sociedade Brasileira ", é um Artigo que gosto muito, pois falo sobre colaboração e cooperação, onde eu enumero as atitudes e comportamentos negativos e positivos que têm um efeito direto no trabalho do profissional hoje.

Atitudes Negativas :1-ter uma "agenda oculta" pessoal 2-ser ambicioso pessoalmente 3-ter falta de confiança no grupo ou em certos membros do grupo e silenciar sobre isso 4-ser motivado apenas pela remuneração que resultará do trabalho, e não pelo prazer e orgulho que vem da realização de um trabalho bem feito e que tem valor intrínseco além do pecuniário 5- ser contra a adoção de critérios, modelos ou sistemas provindos de outras regiões ou países simplesmente por considerações nacionalistas 6- não querer passar para os colegas do grupo os seus conhecimentos sobre qualquer fenômeno, seus pontos fortes e fracos 7- não aceitar críticas construtivas ao seu trabalho .

 

 

Atitudes Positivas 1-ter uma forte capacidade associativa 2-estar disposto a aprender coisas novas a ter experiências novas 3-apreciar a heterogeneidade do grupo e respeitar a diversidade 4- estar aberto à dissensão; respeitar honestamente a opinião e a experiência dos outros 5- comprometer-se sinceramente e totalmente com os objetivos e metas do grupo 6- aceitar participar do planejamento de algo a curtíssimo prazo 7- dar ao grupo o máximo da sua capacidade criativa e crítica.

Comportamentos Negativos 1-realizar uma luta de poder dentro do grupo 2-exibir comportamento anti-social, como paternalismo, arrogância, autoritarismo, megalomania, ganância, decapção e narcisismo (incapacidade de ter empatia com alguém além de si mesmo) 3-deixar atritos e fricções levarem a confrontações e tensão 4-ter medo de pedir ajuda ou de dá-la; ou ter timidez ao propor uma nova idéia; ter medo de correr riscos, de inovar 5- ser preguiçoso, sem iniciativa - fazer apenas aquilo que lhe é solicitado formalmente 6- ter um comissionamento individual exclusivo, remunerado ou não, com empresa ou entidade, sem o conhecimento do grupo 7-ser pirata das idéias, planos e problemas do grupo, passando-os para terceiros 8- ser antiético, como cobrar de alguém algo que não foi combinado, ou que foi explicitamente descartado, ou elogiar falsamente ou de forma insincera, ou de procurar achar um "bode expiatório".

Comportamentos Positivos 1- manter uma idéia clara da missão e das tarefas do grupo 2-escutar os outros (prestar atenção, não interromper) 3- exibir humildade, generosidade e honestidade 4- faltar a reuniões do grupo, ou atrasar, apenas em circunstâncias excepcionais 5- ter "assertividade", isto é, não ficar "em cima do muro", mas sempre tomar uma posição; ser cândido; ser agressivo não como indivíduo mas como alguém promovendo o sucesso do grupo 6- saber o que está sendo realizado por todos os membros do grupo 7- saber gerenciar, sem lamúrias, contingências inesperadas, recursos escassos

Os grupos que não conseguem eliminar as atitudes e comportamentos negativos, enfatizando os positivos, certamente serão "intoxicados", disfuncionais, desperdiçando seus recursos e gastando suas energias em tudo menos a sua missão. Tanto é importante a questão da colaboração hoje que um novo termo está surgindo: co-opetição, para descrever a situação quando duas empresas normalmente concorrentes na mesma praça ou mercado resolvem colaborar entre si, ou para reduzir custos ou para compartilhar conhecimentos tecnológicos ou mercadológicos, de forma que ambas se beneficiem. Co-opetição será uma alternativa de trabalho tanto para entidades quanto para indivíduos trabalhando como "free-lancers".

MiniWeb Educação: Para uma nova geração de Internautas na rede, como o Sr. definiria a Escola do Futuro e os seus objetivos.

Prof. Fredric Litto: O advento do computador e das redes internacionais de comunicação está transformando a sociedade contemporânea numa teia global de pessoas físicas e jurídicas trabalhando principalmente com conhecimento, idéias e dados. Aos poucos, as atividades realizadas em empresas, ou por adultos trabalhando em casa, ou por jovens estudando em instituições de ensino fundamental, médio e superior, vão se assemelhando em suas linhas gerais, a saber: 1- identificar problemas. 2- achar as informações necessárias para a sua solução. 3- filtrar essas informações segundo critérios de relevância e pertinência. 4- tirar conclusões convincentes, e 5- comunicar a terceiros os resultados. Aprender e agir essas serão as atividades principais de pessoas, organizações e nações daqui em diante. O adulto, aprendendo e agindo para avançar no seu trabalho profissional, o jovem, para avançar seus conhecimentos através de experiências práticas (em vez da memorização de fatos para sair bem em provas); organizações e nações, para manter sua competitividade. Sabendo que o ambiente sempre influi no resultado obtido em qualquer empreendimento, com cubículos reforçando o trabalho fragmentado e carteiras em fitas e colunas coibindo esforços colaborativos, é necessário repensar o ambiente apropriado para aprendizagem e ação numa sociedade de conhecimento. Acreditamos que o Escritório do Futuro e a Sala de Aula do Futuro terão, essencialmente, as mesmas características: 1- móveis portáteis e sua disposição sempre reconfigurável, conforme o "estilo de trabalho" do grupo; 2- computador individual, ligado às redes internacionais de comunicação, às facilidades de multimídia e interligando a outros no mesmo ambiente; 3- ausência de fios de eletricidade e de comunicações, para facilitar a movimentação física de pessoas e móveis para dar uma ênfase menor à presença de tecnologia; 4- presença de facilidades para apresentar imagens e gráficos em projeções grandes, permitindo a análise de detalhes em grupo; 5- disponibilidade de superfícies grandes para plotar, desenhar e registrar à mão fluxos de operações complexas, altamente ramificadas, que não podem ser contidas em telas de computador; 6- uso de software de "tecnologia de reunião", facilitando a conduta do grupo em atividades colaborativas de aprendizagem, interação e ação. Tudo indica que o trabalho de aprendizagem e ação no futuro consistirá em uma sequência de "reuniões sucessivas", ora presenciais ora a distância, interligando pessoas, problemas, fatos e idéias, inteligências e conhecimentos, espalhados pelo mundo, mais interdependentes e intercambiáveis. Eis o novo ambiente para o trabalho e aprendizagem do futuro.

MiniWeb Educação: Num mundo que exige atualizações constantes e investimentos pelo próprio professor em seu aperfeiçoamento, quais seriam as alternativas e prioridades para esse profissional com saldo econômico negativo, iniciar sua atualização? Existe algum projeto governamental para dar a eles cursos de aperfeiçoamento grátis?

Prof. Fredric Litto: Já existe na Rede Pública investimentos destinados para esta atualização, sendo que a Rede Pública investe muito mais em seus profissionais do que as Escolas particulares. Quanto as alternativas e prioridades para a atualização dos professores, vocês encontrarão no meu artigo: " UM MODELO PARA PRIORIDADES EDUCACIONAIS NUMA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO ", as informações necessárias.

MiniWeb Educação: Na Rede Pública, devido à efetivação no cargo, nós sabemos que o processo é mais difícil. Como ficam os professores que rejeitam a idéia de qualquer mudança ?

Prof. Fredric Litto: O professor já percebe que os alunos são outros, que navegam na rede e acabam trazendo para a Sala de Aula muito mais informações e indagações do que antes. Recebemos cerca de 5.000 visitas diárias na Biblioteca Virtual do Estudante, que serve como ótima referência. O professor que não se emancipar será rejeitado e não legitimado pelos alunos.

ARTIGOS PUBLICADOS pelo Prof. Fredric Litto no site Aprendiz: http://www.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/f_litto/index.htm

MiniWeb Educação - 2001


Prof. Dr. Fredric Litto - Coordenador Científico Escola do Futuro - USP. Nascido na Cidade de Nova Iorque em 1939, Bacharel em Rádio e Televisão pela UCLA (Universidade de California, Los Angeles) em 1960, Ph.D. em Comunicações pela Universidade de Indiana em 1969, e Livre Docente pela Universidade de São Paulo em 1977. Lecionou nas Universidades de Indiana (1960-1964), Bowdoin (1964-1965), e Kansas (1965-1971). Desde 1971 é Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão. Nos últimos 15 anos tem dedicado seus esforços de ensino e pesquisa ao campo de "Comunicação Mediada por Computadores", e já orientou mais de 30 teses de mestrado e doutorado. Escola do Futuro...

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