Literatura
 

Guimarães Rosa

JOÃO GUIMARÃES ROSA. FEITICEIRO DAS PALAVRAS, CABOCLO UNIVERSAL."Vivo no infinito; o momento não conta. Vou lhe revelar um segredo: creio já ter vivido uma vez. Nesta vida também fui brasileiro e me chamava João Guimarães Rosa"

GUSTAVO DE CASTRO DOURADO (AMARGEDOM)

Site pessoal do poeta e professor Gustavo Dourado - Amargedom - é o atual presidente do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Escritor, promotor cultural, Amargedom prima pela multiplicidade de ações e ofícios que exerce, firmando-se no cenário cultural brasiliense pelo dinamismo com que executou as funções de assessor de literatura na Fundação Cultural do DF, implantando projetos fundamentais para a difusão e estímulo da literatura em Brasília.

Hamlet

Livro em PDF. A Tragedia de Hamlet, principe da Dinamarca - Willian Shakespeare.

História da Literatura

Este Grupo de Trabalho, denominado História da Literatura, elege como tema de estudo a História da Literatura, desde o seu aparecimento, no século XVIII, buscando definir sua natureza, examinar suas relações com as áreas afins e com a sociedade de onde emergiu, e verificar sua trajetória em literaturas de diferentes comunidades, particularmente na brasileira. Coordenadora: Marisa Lajolo (Unicamp). Vice-Coordenador: João Roberto Faria (Usp).

História da Literatura

Segundo Antônio Cândido, a literatura brasileira pode ser dividida em três períodos: Em primeiro lugar, a era das manifestações literárias, que vai do século XVI à metade do século XVIII. Um segundo instante é a era da configuração do sistema literário, que tem início na primeira metade do século XVIII à segunda metade do XIX. Em terceiro lugar, a era do sistema literário consolidado, da segunda metade do século XIX até nossos dias. http://www.geocities.com/slprometheus/html/hislit.htm

História da Literatura Brasileira

O História da Literatura Brasileira por José Veríssimo. Livro Virtual.


Literatura Brasileira

 

 

Histórias Infantis Revelam o Novo Paradigma do Século XXI

Tradicionalmente, o conto de fadas trazia alívio ao sofrimento infantil face a fortes emoções, através de resgate, escape e consolo, como brilhantemente ilustrou Bettelheim em seu A Psicanálise dos Contos de Fadas. O alívio advinha do evoluir da psique para um estágio mais maduro, porque o conto de fadas elabora de forma simbólica os conflitos entre a criança e o mundo. Tratava-se de evoluir para ser feliz, O sucesso de Nemo e Shrek surpreendeu-me, pois nas ultimas décadas tenho observado um nítido desinteresse pelos contos de fadas tradicionais.

HotBook

Para os escritores que estão começando na atividade, este site está oferecendo obras pela Internet de autores desconhecidos. Para ler os livros virtuais, que estão em formato PDF, é preciso ter programa "Acrobat Reader" instalado. Há uma versão gratuita dele no site da Acrobat.

Humanismo na Literatura

Trabalho sobre a escola literária do humanismo.

>> 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS